Criar um site: 4 passos rápidos!

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Na era digital, é primordial criar um site para o seu negócio e, assim, dar um grande passo para evoluir no empreendedorismo a partir da conquista de clientes. Ter a sua página na internet significa possuir mais credibilidade e visibilidade, possibilitando, assim, fazer novas parcerias, vender mais e, consequentemente, construir uma identidade para seu negócio.

Com as obrigações e desafios do dia a dia, poucos empreendedores têm tempo para passar algumas horas pesquisando dicas e plataformas de construção de sites ou demais ferramentas. A consequência é a seguinte: o processo começa na busca por desenvolvedores e especialistas, ignorando a possibilidade de contar com parceiros para criar um site e fazer sucesso na internet.

Neste texto, iremos te ajudar a entender como é feita a criação de um site, além da importância de encontrar um bom parceiro como o Terra Empresas!

A importância de se criar um site

Antes de qualquer dica, é preciso saber que ter um site é importante para qualquer empresa, independentemente do seu segmento de atuação ou tamanho. Isso porque o comprador ou interessado em contratar algum tipo de serviço geralmente faz uma pesquisa na internet para conhecer os preços e opções disponíveis no mercado.

Tendo um site, você naturalmente estará na concorrência para ser achado na internet por aquele cliente interessado no seu tipo de serviço ou produto. Antes de seguir em frente na missão de criar um site, leia os seguintes passos:

Passo 1 – Registre o seu domínio

O que é domínio? Domínio é um nome que serve para localizar e identificar seu site na internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números em vez de um endereço simples como seusite.com.br.

Há versões gratuitas de domínio para sites. Porém, é importante dizer que, quando for criar um site para sua empresa, é mais vantajoso que se compre o domínio ou se contrate um serviço que o ofereça em um pacote completo para criar um site personalizável.

Afinal, além de gerar mais credibilidade ao público que busca pela sua empresa na internet, um domínio próprio também permite que seu site apareça em melhores posições no Google. Antes de escolher o nome, verifique: se o domínio está disponível, se ele é fácil de se entender, se é curto e, também, se é de fácil memorização.

Passo 2 – Contrate um serviço de hospedagem

Para se criar um site, é preciso ter um serviço de hospedagem. Hospedagem nada mais é do que o serviço que colocará e deixará o seu site no ar 24h por dia funcionando. Você poderá escolher se, para esse passo, quer um plano mais simples ou personalizado. Optando por registrar o seu domínio e contratar o plano de hospedagem no mesmo lugar, você poderá pagar mais barato.

Entre os muitos planos de hospedagem,vale considerar estas alternativas:

Hospedagem Compartilhada

Centenas de sites são abrigadas por um mesmo servidor. Ou seja, o seu site pode ter um desempenho mais baixo. Porém, com um custo menor.

Hospedagem Dedicada

Fazendo jus ao nome, esse plano é dedicado ao seu negócio. Nesse, apesar de um custo mais alto, o seu desempenho é total, com um servidor inteiramente disponível e alto número de acessos simultâneos.

Com o serviço de hospedagem, o seu site ficará 24h funcionando na internet. Por isso, escolha o que tem mais a ver com você! (Foto: Unsplash)

VPS

Virtual Private Server (Servidor Virtual Privado) é um tipo de Hospedagem que afeta de maneira menos drástica o funcionamento do site. Isso porque o servidor é compartilhado pelos usuários.

Passo 3 – Escolha o seu CMS

Agora, o momento de criar seu site finalmente chegou. CMS (Content Management System – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) é o que vai facilitar a vida dos “construtores de sites”. É por ele que se constrói os mais variados templates (modelos). Como nos outros tópicos, existem vários CMS’s disponíveis no mercado, cada um com sua especialidade.

Entretanto, contratar cada um dos serviços separadamente vai te obrigar a contar com consultoria especializada de um desenvolvedor para definir domínio, hospedagem, CMS, provedor de e-mail, sistemas de segurança, etc. Consequentemente, o barato pode sair caro.

Opções gratuitas e de plataforma aberta (disponíveis para qualquer programador que quiser utilizá-las) podem ser o caminho mais simples para começar, mas é bom pensar duas vezes. Afinal, é possível que você tenha ainda mais dores de cabeça ao não contar com suporte especializado 24h e sistemas de segurança robustos.

Passo 4 – Escolha o seu template

Essa parte é a preferida dos empreendedores – e costuma ser vista como a única etapa necessária para colocar seu endereço na internet, apesar de todas essas etapas. A escolha do modelo de site que irá aparecer por trás do conteúdo que você apresentará para os clientes precisa estar relacionado ao tipo de negócio, área de atuação e público-alvo.

A parte mais importante é escolher um parceiro que ofereça modelos de sites responsivos. Ou seja, aquele que se adapta aos mais variados formatos de tela, seja computador, notebook, celular ou tablet. Exemplo: se você abrir o seu conteúdo em um computador e depois em um celular e os dois se adaptarem ao mesmo formato, o seu template é responsivo.

A vantagem de um modelo de site responsivo é que ela pode se adaptar a qualquer formato de tela. Escolha um template com essa característica! (Foto: Unsplash)

Esperamos que este texto te faça ingressar definitivamente no mundo digital. Afinal, os que não se adaptam ao mundo moderno e virtual acabam ficando para trás. Se tiver alguma dúvida, sugerimos baixar o material que preparamos especialmente para você sobre os primeiros passos para colocar sua empresa na internet!

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