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Veja um passo a passo completo de como criar um site

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 16min leitura

Veja um passo a passo completo de como criar um site

Para que o seu negócio conquiste mais clientes e fidelize os atuais, é fundamental investir em uma estratégia de posicionamento digital. Assim, uma boa prática que não pode faltar no seu plano de ação é criar um site profissional para a sua marca.

Hoje, sabemos que o comércio eletrônico se tornou uma das principais fontes de faturamento para os negócios, principalmente para pequenos empreendedores. As lojas virtuais e os marketplaces são meios que potencializam o alcance das vendas.

No entanto, a concorrência também é alta e, por isso, é necessário investir em outras estratégias para construir a presença digital da sua marca. Ao criar um site, você consegue levar mais profissionalismo e credibilidade para o seu negócio. 

Além disso, com os recursos certos, é possível criar uma experiência integrada para os seus clientes e, claro, também para a gestão das suas vendas. 

Para criar um site de sucesso, é preciso conhecer mais sobre o assunto e seguir algumas dicas. Então, se você quiser saber mais, este conteúdo foi feito para você! Ao longo deste artigo vamos tratar sobre:

  • Qual a importância de criar um site?
  • Qual o passo a passo?
  • Criar um site: qual a melhor opção?

Tenha uma boa leitura!

Qual a importância de criar um site?

Um site é um recurso essencial para consolidar uma estratégia de posicionamento digital. É por meio dessa ferramenta que você vai conseguir destacar a sua marca dentre tantas outras que existem no ambiente online. 

Muitos pequenos empreendedores estão na internet, mas somente vendendo seus produtos via marketplaces ou redes sociais.

Esses dois meios são bons e um início de caminho para quem está começando a empreender. No entanto, se usados de maneira isolada, acabam não alcançando o seu máximo potencial. 

Dessa forma, é necessário construir uma estratégia para que o seu negócio seja, de fato, uma marca reconhecida online.

Ao criar um site, o pequeno e médio empreendedor está atuando para consolidar essa referência. 

Por exemplo, se um usuário comprou um produto por meio de um marketplace, gostou e viu a sua marca, existe uma forte tendência que ele procure pelo seu site. 

Hoje, de acordo com o relatório Recovery Insights: Small Business Reset, da Mastercard, nos últimos dois anos, a quantidade de PMEs (Pequenas e Médias Empresas) que migraram para o digital apresentou um crescimento de 208%. 

Nesse sentido, vemos também que grande parte do faturamento do e-commerce é proveniente desses investidores. 

Para se ter ideia, segundo levantamento realizado pela Serasa Experian, mais de 45% das pequenas e médias empresas pretendem ampliar seus investimentos em posicionamento virtual.

O motivo desse movimento é simples: o ambiente digital é um universo de possibilidades para aumentar as vendas, com ótima relação custo-benefício. 

Mas, é preciso ter uma estratégia, ou seja, um objetivo claro e saber escolher quais recursos usar, bem como as suas parcerias comerciais.

Qual o passo a passo para criar um site?

Criar um site permite que o seu negócio seja visto por milhares de usuários na internet. Se você usar a ferramenta certa, que tem funcionalidades para garantir um bom SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca), você tende a aparecer nas primeiras páginas de pesquisas do Google.

Para tanto, é interessante também investir em outras ações de marketing digital, como a produção de conteúdo. Por meio de um blog, é possível mostrar para os clientes que a sua marca é referência no ramo em que atua, o que promove credibilidade e gera confiança.

Além disso, esse investimento também ajuda a melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca e faz com que seu negócio conquiste mais clientes por meio do alcance orgânico, ou seja, sem a necessidade de uma mídia paga. 

Agora, para criar um site de sucesso é preciso:

  • Ter metas claras e objetivas;
  • Definir o que é essencial para alcançá-las;
  • Conhecer alternativas de recursos;
  • Buscar por um fornecedor estratégico.

De acordo com a DemandMetrics, o marketing de conteúdo custa 62% menos que o marketing tradicional e atrai três vezes mais leads (potenciais clientes). Interessante, não é verdade? 

Para poder colocar isso em prática e conquistar resultados extraordinários, é essencial criar um site para o seu negócio.

Então, para você dar o primeiro passo para fazer sua marca crescer ainda mais no ambiente digital, listamos a seguir as principais dicas rápidas para criação de um site:

 1. Registre o seu domínio

Se você ainda não atua no ambiente digital, pode ser que nunca tenha ouvido falar sobre um domínio. 

Bem, é um nome que serve para localizar e identificar seu site na internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números em vez de um endereço simples como seusite.com.br. 

Então, é o nome do seu site que aparece na URL, ou seja, aquele campo onde digitamos a busca.

Há versões gratuitas de domínio para sites, mas essas alternativas têm limites de personalização.

Por isso, quando for criar um site para seu negócio, é mais vantajoso que se compre o domínio ou se contrate um serviço que o ofereça em um pacote completo para criar um site personalizável.

Afinal, além de gerar mais credibilidade ao público que busca pela sua marca na internet, um domínio próprio também permite que seu site apareça em melhores posições no Google. 

No entanto, antes de escolher o nome, verifique se:

  • O domínio está disponível;
  • É fácil de se entender;
  • É curto; 
  • De fácil memorização.

2. Contrate um serviço de hospedagem

Hospedagem nada mais é do que o serviço que colocará e deixará o seu site funcionando 24h por dia. 

Saber escolher a ferramenta adequada é essencial para que o seu site tenha máxima disponibilidade e segurança de dados.

Além disso, é interessante optar por um pacote em que você compra o domínio e a hospedagem em um mesmo lugar. Isso é uma boa prática, porque reduz o custo de contratação e também facilita a gestão das suas ações digitais. 

Centralizar os serviços é uma decisão inteligente para ter mais agilidade no dia a dia e reduzir problemas, como esquecimento de pagamento do serviço.

Entre os muitos planos de hospedagem, vale considerar essas alternativas:

Hospedagem compartilhada

Centenas de sites são abrigados por um mesmo servidor. Ou seja, a sua página pode ter um desempenho mais baixo. 

Essa baixa pode ser refletida na demora do carregamento da página, porém, com um custo de aquisição menor. É necessário avaliar a relação custo-benefício para os objetivos do seu negócio.

Talvez seja uma saída para quem está começando e não pode investir muito.

Hospedagem dedicada

Fazendo jus ao nome, esse plano é dedicado ao seu negócio. Nessa alternativa, apesar de um custo um pouco mais alto, o seu desempenho é total, com um servidor inteiramente disponível e alto número de acessos simultâneos. Nesse sentido, o site tem máxima estabilidade.

VPS

Virtual Private Server (Servidor Virtual Privado) é um tipo de hospedagem que afeta de maneira menos drástica o funcionamento do site. Isso porque o servidor é compartilhado pelos usuários, podendo ser uma opção “meio-termo” para quem vai criar um site pela primeira vez.

3. Escolha seu CMS

Agora, o momento de criar seu site finalmente chegou. Para tanto, é preciso escolher uma ferramenta de CMS (Content Management System — Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). 

Na prática, ela é a que está por trás de um “construtor de sites”. A partir dela, é possível criar um site com um template atrativo e alinhado com a identidade do seu negócio.

Entretanto, vale destacar que, se você optar por contratar cada um dos serviços separadamente, terá que contar com uma consultoria especializada de um desenvolvedor para definir:

  • Domínio;
  • Hospedagem;
  • CMS;
  • Provedor de e-mail;
  • Sistemas de segurança;
  • Entre outros. 

Consequentemente, o barato pode sair caro. Portanto, buscar por uma parceria comercial que ofereça essas soluções no mesmo lugar é uma decisão estratégica para facilitar e potencializar a gestão do seu site.

Opções gratuitas e de plataforma aberta, ou seja, que qualquer profissional de desenvolvimento de sites possa usar, podem ser o caminho mais simples para começar. 

No entanto, sempre é bom pensar com cautela. Afinal, é possível que você tenha ainda mais dores de cabeça por não contar com suporte especializado 24h e sistemas de segurança robustos.

Por isso, é primordial ter um planejamento estratégico, com a definição de metas e ações que o seu negócio não abre mão.

4. Defina o template do site

Essa parte é a preferida dos empreendedores — e costuma ser vista como a única etapa necessária para colocar seu endereço na internet.

A escolha do modelo de site que irá aparecer por trás do conteúdo que você apresentará para os clientes precisa estar relacionada ao tipo de negócio, área de atuação e público.

Além disso, para conseguir essa definição, no seu plano de ação deve constar a identidade da sua marca, bem como o quadro de valores organizacionais. 

A partir disso, é possível definir quais cores serão a referência da sua marca e qual tipo de mensagem que o seu negócio quer passar para os clientes. 

Nesse sentido, é interessante fazer benchmarking em sites concorrentes. Para tanto, vale fazer um checklist de pontos a analisar, como:

  • Escolha de cores;
  • Formatos de logomarca;
  • Tom e voz na comunicação;
  • Funcionalidade do site, como integração com redes sociais.

Feito isso, uma das partes cruciais para ter o resultado esperado é escolher um parceiro de negócios que ofereça modelos responsivos. Ou seja, aquele que se adapta aos mais variados formatos de tela, seja computador, notebook, celular ou tablet. 

É fundamental pensar nesse aspecto, uma vez que muitos clientes estão usando smartphones para compras online. 

Em 2020, segundo o relatório Webshoppers 43, da E-bit/Nielsen e do banco Bexs, as compras por esse tipo de dispositivo móvel representaram 55,1% do total do período.

Qual a melhor opção para criar um site?

Para escolher a melhor opção para criar um site para seu negócio, você já viu que é necessário juntar três ingredientes básicos:

  1. Ter um planejamento estratégico;
  2. Identificar os recursos essenciais;
  3. Escolher uma parceria de sucesso.

Então, para definir qual o fornecedor para o seu site, você deve considerar os seguintes aspectos, alinhando com o seu plano de ação:

  • Preço pelo serviço;
  • Centralização de recursos além do CMS, como domínio e hospedagem;
  • Oportunidade de upgrade de serviço, à medida que seu negócio crescer;
  • Referência em presença digital;
  • Máxima disponibilidade de atendimento.

Considerando essas qualidades, vale conhecer mais sobre o Site Pronto da Terra Empresas. Essa ferramenta foi desenvolvida pensando exatamente no pequeno e médio empreendedor, que tem uma soma de desafios e tarefas no dia a dia da gestão do negócio.

Com o Site Pronto, você não precisa contratar um desenvolvedor profissional ou mesmo “pôr a mão na massa”. 

Isso é possível porque a equipe de especialistas da Terra Empresas cria o site do seu negócio para você, garantindo todas as boas práticas de SEO on page necessárias. Assim, o seu negócio vai se destacar de outros na busca orgânica.

É interessante avaliar a aquisição do Site Pronto, porque, com certeza, a relação custo-benefício é ainda melhor para quem está começando agora a migrar para o digital ou mesmo abrindo um negócio online.

Conclusão

Ao longo deste artigo, foi possível ver o quanto criar um site pode ajudar a aumentar o lucro do seu negócio. Além disso, essa solução pode ser interessante para quem está começando a empreender ou mesmo quer melhorar as vendas, integrando a loja física com a opção virtual.

Lembre-se de que é fundamental ter planejamento e organização para alcançar os objetivos. Por isso, é mais importante ter constância do que “rapidez”. 

Use boas práticas de gestão, como a terceirização de atividades e serviços, para conseguir focar ainda mais na atividade-fim do seu negócio.

Dessa forma, ao pensar em criar um site, é fundamental considerar uma visão em 360° do negócio para tomar a melhor decisão. Uma parceria estratégica é essencial para alcançar a jornada de crescimento que você planeja para a sua loja. 

Nesse sentido, a escolha de onde e como criar o site deve ser feita com atenção, sendo importante contar com quem é referência em presença digital, como o Terra Empresas.

Viu como criar um site não é tão complicado quando se tem os parceiros certos? Então, não perca mais tempo e comece agora a criação do site da sua marca. 

Até a próxima!

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