Não importa o tamanho de sua empresa, o relacionamento com o cliente e entre os colaboradores é fundamental para o sucesso organizacional. Pensando nisso, o uso de CRM tem crescido no Brasil. Mas você realmente sabe o que é isso?
CRM são as iniciais de Customer Relationship Management. Em português, significa Gestão do Relacionamento com o Cliente. Trata-se justamente de colocar o cliente como o agente principal do negócio.
Para isso, são desenvolvidas práticas, estratégias e tecnologias — com o objetivo de antecipar as necessidades das pessoas. Isso, por sua vez, irá elevar a efetividade das campanhas e aumentar as receitas da empresa.
A empresa pode gerenciar leads, contatos e possíveis oportunidades de vendas (com os CRMs de vendas).
Grátis ou pago, o CRM será importante para criar atalhos e evitar tarefas repetitivas.
Em síntese, os seguintes processos são otimizados:
● Captura de e-mails de clientes e leads de forma inteligente;
● Gerenciamento das informações dos clientes;
● Facilidade nas tarefas consideradas rotineiras para acompanhamento de leads;
● Adaptação ao crescimento da empresa;
● Gerenciamento de recomendações e insights para campanhas.
Entre CRMs grátis e pagos, podemos dizer que há duas opções principais: CRM no local e CRM na nuvem.
● CRM no local: exige a compra prévia de equipamentos e criação de software para alocação dos dados. Além disso, a atualização e a manutenção contínuas da TI da empresa são necessárias;
● CRM na nuvem: quem entendeu o que é CRM sabe que essa é uma solução mais eficiente, uma vez que permite o acesso em qualquer lugar do mundo, por qualquer dispositivo. Os resultados também costumam ser melhores.
De uma forma geral, se a empresa começar a crescer ou planejar essa mudança, já será importante saber o que é CRM, as melhores opções e como isso pode contribuir para seu objetivo.
Se o seu atendimento ao cliente ainda não for personalizado, eis um sinal de que o CRM será útil. Imagem: Unsplash
Alguns indícios mostram que, por exemplo, um CRM de vendas pode ser interessante. Por meio da checklist a seguir, é possível detectar alguns desses sinais:
Caso a sua empresa apresente os sinais acima, é o momento de ir além da pesquisa sobre o que é CRM e buscar soluções práticas. Há, inclusive, opções de CRM grátis que podem satisfazer as necessidades do seu negócio.
As estratégias de CRM são apenas algumas das boas práticas para manter a sua empresa em dia com as finanças. No Webinar “Como manter a saúde financeira da sua microempresa em dia”, você terá acesso a outras dicas com especialistas do Terra Empresas e do Serasa Empreendedor.
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