CRM: será que o seu negócio precisa de um?

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Não importa o tamanho de sua empresa, o relacionamento com o cliente e entre os colaboradores é fundamental para o sucesso organizacional. Pensando nisso, o uso de CRM tem crescido no Brasil. Mas você realmente sabe o que é isso?

Saiba o que é CRM

CRM são as iniciais de Customer Relationship Management. Em português, significa Gestão do Relacionamento com o Cliente. Trata-se justamente de colocar o cliente como o agente principal do negócio.

Para isso, são desenvolvidas práticas, estratégias e tecnologias — com o objetivo de antecipar as necessidades das pessoas. Isso, por sua vez, irá elevar a efetividade das campanhas e aumentar as receitas da empresa.

A empresa pode gerenciar leads, contatos e possíveis oportunidades de vendas (com os CRMs de vendas).

Grátis ou pago, o CRM será importante para criar atalhos e evitar tarefas repetitivas.

Em síntese, os seguintes processos são otimizados:

●    Captura de e-mails de clientes e leads de forma inteligente;
●    Gerenciamento das informações dos clientes;
●    Facilidade nas tarefas consideradas rotineiras para acompanhamento de leads;
●    Adaptação ao crescimento da empresa;
●    Gerenciamento de recomendações e insights para campanhas.

Quais são os tipos de CRM?

Entre CRMs grátis e pagos, podemos dizer que há duas opções principais: CRM no local e CRM na nuvem.

●    CRM no local: exige a compra prévia de equipamentos e criação de software para alocação dos dados. Além disso, a atualização e a manutenção contínuas da TI da empresa são necessárias;
●    CRM na nuvem: quem entendeu o que é CRM sabe que essa é uma solução mais eficiente, uma vez que permite o acesso em qualquer lugar do mundo, por qualquer dispositivo. Os resultados também costumam ser melhores.

Quando usar um CRM

De uma forma geral, se a empresa começar a crescer ou planejar essa mudança, já será importante saber o que é CRM, as melhores opções e como isso pode contribuir para seu objetivo.

CRM


Se o seu atendimento ao cliente ainda não for personalizado, eis um sinal de que o CRM será útil. Imagem: Unsplash

Alguns indícios mostram que, por exemplo, um CRM de vendas pode ser interessante. Por meio da checklist a seguir, é possível detectar alguns desses sinais:

  1. Dados desencontrados: quando o gerenciamento das informações começa a sofrer com as incongruências ou mesmo desaparecem, sendo o resultado do armazenamento em vários lugares, já vale buscar os melhores CRMs;
  2. Falta de controle da rotina dos vendedores: se a sua empresa tiver crescido, e você já tiver dificuldades de identificar o que cada um tem feito, é o momento de buscar um CRM de vendas;
  3. Relatórios se tornam trabalho chato e custoso: apesar de importantes, as fichas se tornam algo de difícil execução no dia a dia. Com isso, é hora de pensar em otimizar os processos;
  4. Dificuldade de conexão remota: quando o ambiente de trabalho é insuficiente para resolver os problemas do cotidiano, havendo dificuldade de integração fora dos escritórios, o CRM também é importante;
  5. Atendimento não personalizado: os clientes serem todos tratados da mesma maneira não é um bom sinal. O sucesso de suas vendas pode estar justamente em um atendimento diferenciado por meio de dados que permitam isso.

Caso a sua empresa apresente os sinais acima, é o momento de ir além da pesquisa sobre o que é CRM e buscar soluções práticas. Há, inclusive, opções de CRM grátis que podem satisfazer as necessidades do seu negócio.

Com as contas em dia

As estratégias de CRM são apenas algumas das boas práticas para manter a sua empresa em dia com as finanças. No Webinar “Como manter a saúde financeira da sua microempresa em dia”, você terá acesso a outras dicas com especialistas do Terra Empresas e do Serasa Empreendedor.

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