Descubra 3 habilidades de um empreendedor de sucesso

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 7min leitura

Descubra 3 habilidades de um empreendedor de sucesso

Ser um empreendedor no Brasil é um grande desafio. Para quem já está na estrada há muito tempo e também para quem está começando agora, em um momento único, em que a pandemia de Covid-19 mudou radicalmente tanto o modo de viver das pessoas como a forma de se fazer negócios. Com tudo isso, chegar ao patamar de um empreendedor de sucesso é algo que exige dedicação, habilidades e competências. Algumas naturais do empreendedor e outras que são adquiridas durante o tempo.

Para ser um empreendedor de sucesso, não existe receita de bolo pronta. Não é incomum que se pense que o sucesso vem de uma ideia inovadora e brilhante ou mesmo de uma alta quantia de dinheiro que o negócio consiga captar para entrar de forma pesada no mercado.

Como ser um empreendedor de sucesso?

Ainda que não exista uma receita infalível, um empreendedor de sucesso, via de regra precisa ter boa capacidade de execução, criatividade, humildade, persistência e resiliência

Quando se fala em capacidade de execução, na verdade está se falando em trabalhar duro. Ou seja, tirar as ideias do papel e colocá-las em prática sem muita idealização. Estar aberto a fazer os ajustes necessários, mesmo que você ache que teve a mais incrível das ideias.

Outra competência essencial é a criatividade. Por meio dela é possível criar soluções mesmo com poucos recursos e ainda assim entregar um resultado acima da média. 

Mesmo trabalhando duro e sendo criativo, ser humilde é um ponto que pode ser observado em muitos empreendedores de sucesso. Saber ouvir uma crítica de pessoas mais experientes é um bom caminho. Muitas vezes na esteira do sucesso vem aquela sensação de que já sabemos tudo. É um erro que pode custar bastante caro para uma empresa. 

Se o mercado já é dinâmico naturalmente, o que dizer do que vivemos a partir da pandemia de Covid-19, que se instalou para valer em março do ano passado aqui no Brasil.

Com ela, foram necessárias muitas mudanças. E quem se apercebeu disso, sem negar a realidade e foi humilde o necessário para mexer naquilo que em outro momento seria praticamente impensável, saiu na frente. Ou seja, é preciso muito jogo de cintura para se alcançar o sucesso.

Junto com a humildade, a resiliência, que é saber ouvir e observar o que o mercado aponta, e a partir daí promover as mudanças necessárias, faz com que o negócio tenha mais chances de sucesso. 

Persistência

Dizem que não existe empreendedor de sucesso que não seja persistente. Aquele que não desiste enquanto não alcança os objetivos esperados. Ir até o fim com uma ideia (sem ser teimoso) e acreditar naquilo que está fazendo é um bom diferencial. O empreendedorismo exige um pouco de paixão, ainda que não necessite de passionalidade demais.

A capacitação por meio do estudo do seu nicho de trabalho também é um fator importante, que diferencia um empreendedor de sucesso. 

Não pense que melhorar a sua capacitação profissional passe somente pelo aprendizado de uma nova habilidade. Você pode investir naquilo que você já faz para conseguir resultados melhores e se tornar imprescindível dentro da sua ou de uma grande companhia.

Um passo importante aqui é estar atento às mudanças tecnológicas no seu setor de atuação, seja ele qual for. Veja por exemplo o que aconteceu com os motoristas de táxi, que tiveram de se adaptar à tecnologia para sobreviver. 

Vendas online

Hoje, é quase impossível ver um motorista sem um equipamento tecnológico dentro do carro.Na hora de pensar em como criar uma Loja Virtual, o Terra Empresas pode te ajudar, com o serviço de Loja Virtual Pronta, que permite a montagem de loja, por especialistas, por um preço bastante acessível. O Construtor de Sites também pode te ajudar nessa missão. 

O caminho para quem quer começar a vender online vai muito além de colocar um site de vendas no ar. É preciso pensar em uma estratégia que envolva a comunicação como um todo, isso vai ajudar você a fortalecer a sua marca e criar uma relação duradoura com o público. 

O que está por trás da sua página virtual conta muito. A começar pelo treinamento da sua equipe, por um bom sistema de logística – não entregar no prazo combinado pode ser um erro fatal -, fazer um bom gerenciamento de pedidos, e cuidar bem do estoque.

Neste setor, um bom plano de negócios pode ser a diferença para o sucesso do seu negócio online. Ele deve estruturar bem quais serão seus parceiros, fornecedores, clientes e mapear todos os concorrentes. Para estruturar tudo de forma mais segura, é importante ter em mente o que você vai oferecer e a partir daí criar uma estratégia de marketing robusta, passando por toda a comunicação do seu site e da loja online.

Carreira

Estabelecer metas para a sua carreira também pode ser uma iniciativa com bons resultados no futuro. É preciso avaliar o que você precisa aprender e onde pode chegar com o novo conhecimento. Pensar lá na frente ajuda a manter o foco para o aprendizado. Ou seja, se eu aprender isso, posso chegar até onde estou pensando. 

Para entender melhor o processo de mudança no seu tipo de trabalho, é importante também que você tenha contatos em outras empresas, semelhantes à sua, para entender o que está acontecendo por lá.

Uma boa rede de contatos, nem que seja pelas redes sociais ligadas ao mercado de trabalho, vai ajudar você a desenvolver uma estratégia para seguir relevante dentro da função que desempenha ou incentivar para que você se dedique a uma nova habilidade.

Você tem interesse em cursos online? O Terra Educação pode te ajudar a encontrar o que você procura. São mais de 1.000 cursos online à disposição, com um preço mensal bem camarada. Venha conhecer.

FacebookTwitterLinkedin
Topo

Guia para usar as redes sociais no pequeno negócio

Saiba tudo sobre as principais redes sociais e comece a conquistar clientes pela internet já!

Enviando...

Ao enviar, você concorda em compartilhar suas informações com o Terra Empresas. Poderemos usá-las de acordo com nossa política de privacidade.