Menu Terra Blog Empresas

 Não sabe como começar? Confira as melhores dicas de empreendedorismo

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 10min leitura

08 de julho de 2022

 Não sabe como começar? Confira as melhores dicas de empreendedorismo

Cada vez mais, seja por vontade própria ou por mudanças no mercado de trabalho, as pessoas apostam no empreendedorismo. Ou seja, tirar do papel aquele sonho de ter o próprio negócio ou mesmo prosseguir na carreira.

No entanto, quem está começando a empreender precisa estar ciente dos desafios e, mais ainda, de como superá-los. Foi pensando em ajudar com essas questões que resolvemos elaborar este artigo. Quer ver algumas dicas de empreendedorismo? Então, vamos lá!

Homem feliz, sorridente, assistindo aula em um tablet com dicas de empreendedorismo

O que um empreendedor iniciante precisa saber?

Antes de entrar de cabeça em um negócio, é muito importante lembrar que uma empresa não se sustenta somente pelo carinho com o assunto.

Para empreender, é necessário saber, por exemplo:

  • Técnicas de vendas;
  • Marketing;
  • Domínio do setor de atuação de mercado;
  • Fluxo de caixa

Então, tirar um tempo para estudar antes é fundamental.

Além disso, é preciso estruturar inicialmente as finanças. Dessa forma, os primeiros seis meses serão focados em aprender sobre como funciona o negócio na prática.

Quais são os principais desafios do empreendedor?

Nem tudo são flores no caminho do empreendedorismo. Por isso, a seguir, conheça alguns desafios característicos de quem está empreendendo ou quer começar:

1. Organizar a documentação

Ter toda a papelada organizada é um ponto importante para não quebrar a cabeça com burocracias depois. Ou, no mínimo, conseguir gastar menos tempo e dinheiro com isso. No entanto, é normal se perder nesse assunto.

Porém, ter tudo organizado é fundamental para saber datas, valores, prazos e todas as informações na ponta do lápis e passar isso para quem for necessário.

2. Obter informações

Quando se tratam de informações que envolvem o governo, sabemos que muita coisa pode ficar perdida pelo caminho. Afinal, quem nunca passou algum perrengue com um serviço público?

Saber sobre os direitos e deveres auxilia quem quer empreender mas, ao mesmo tempo, é um desafio. Onde, quando, com quem se informar e quanto custa aprender são perguntas frequentes dos empreendedores.

Mulher assistindo aula com dicas de empreendedorismo em um tablet e fazendo anotações

3. Gerenciar as finanças

A falta de sabedoria com o dinheiro é uma das principais razões para as pequenas empresas fecharem ao longo do tempo. Até porque, em muitos casos, só se aprende na prática.

Não ter uma estratégia de vendas, não conhecer seu público, não saber a média de preços, entre outros fatores, também influenciam nesse aspecto.

4. Manter-se atualizado

Mesmo que você ache que está com um público garantido, é sempre bom acompanhar o que acontece por aí.

Contudo, isso é algo que leva tempo, pesquisas e, sobretudo, a capacidade de se adaptar rapidamente. 

No entanto, no dia a dia, é natural que esse tipo de estudo fique para trás. Até porque, você tem outras prioridades.

Mulher concentrada em uma loja de roupas pesquisando dicas de empreendedorismo

10 dicas de empreendedorismo para iniciantes

Agora que você já entendeu melhor sobre as atividades e os desafios, confira, a seguir, as dicas de empreendedorismo para iniciantes:

1. Fuja da informalidade

Se a ideia é começar um negócio duradouro, fuja da informalidade. No começo, muitos optam por trabalhar sem registro para evitar custos. Porém, sem um CNPJ, é impossível emitir notas fiscais, o que te faz perder boas oportunidades. 

A melhor forma para quem está começando é optar por ser um MEI. Com esse registro, você pode faturar até R$ 81 mil por ano. Além disso, o MEI reúne, de maneira simplificada, todos os impostos e dispensa o serviço de um contador.

2. Tenha um plano de negócios

Sem um bom plano de negócios, é pouco provável que seu negócio vá longe. Isso vale para quem está abrindo, mas também para quem pretende ampliar o empreendimento. 

Ainda que esse planejamento não elimine os riscos, certamente ajuda a diminuir as incertezas. 

Um bom plano de negócios deve organizar as ideias para que você comece com o pé direito, além de facilitar a gestão em metas, números ou estratégias.

 3. Faça uma análise de mercado

Uma boa análise de mercado também vai ajudar seu negócio a prosperar. É preciso saber quem é o seu público-alvo, quem são os seus concorrentes diretos e os possíveis fornecedores.

Em seguida, é necessário pensar em promover seus produtos ou serviços. Lembre-se que, além do preço, você tem que mostrar para seus clientes que também entrega valor; ou seja, vai além do que eles estão esperando (e daquilo que os concorrentes entregam).

4. Análise de mercado

Pensar em um plano estratégico também é importante! Aqui, podemos listar algumas questões essenciais para ser bem-sucedido, por exemplo:

  • Conhecer bem o ramo de atividade que pretende explorar;
  • Definir quais serão os produtos ou serviços a serem oferecidos;
  • Analisar o local de estabelecimento (se for físico);
  • Conhecer seus concorrentes diretos;
  • Entender o seu público.

Nos casos de empreendimentos apenas virtuais, essa estratégia também precisa ser bem pensada. Até porque, é necessário um diferencial para concorrer com todos os que estão online.

Homem concentrado, comparando e pesquisando dicas de empreendedorismo no computador

5. Organize um plano financeiro

O documento deve ser um guia para você saber o quanto é necessário investir para tirar o negócio do papel. No cálculo, devem ser considerados, por exemplo:

  • Estimativas de custos, despesas e receita iniciais;
  • Capital de giro;
  • Fluxo de caixa;
  • Previsão de lucros.

Aliás, o objetivo é evitar trocar os pés pelas mãos e já começar o negócio com dificuldades financeiras.

6. Consulte pessoas experientes

Entre as dicas de empreendedorismo: não é todo mundo que gosta de compartilhar as suas ideias quando está iniciando um negócio. No entanto, nem sempre esse é o melhor caminho. Procurar informações com quem está no mercado ajuda a evitar erros primários. 

Participar de palestras e seminários, conhecer outros empreendedores e obter conhecimento na área de atuação são fatores que contribuem para que você corra menos riscos desnecessários.

 7. Procure se diferenciar

Para se destacar da concorrência, é preciso apresentar um diferencial que faça com que o seu produto ou serviço passe a ser essencial para o cliente. 

Apresentar soluções inovadoras é, hoje, um dos principais diferenciais, assim como ter uma postura de responsabilidade social. 

Além disso, produtos sustentáveis podem ser uma boa opção. Até porque, têm um bom apelo com o público.

 8. Crie uma identidade para a sua marca

O logotipo, um cartão de visitas e tudo o que apresentar a sua marca visualmente precisa de um tratamento caprichado. 

Um site, ainda que simples, e boas páginas nas redes sociais também vão ajudar a estreitar a relação com o seu cliente. 

Mas é claro que, para isso, é necessário produzir um bom conteúdo.

9. Fique de olho nos seus concorrentes

As novidades podem chegar por quaisquer lugares, inclusive pelo próprio mercado. Portanto, observar tendências, perceber preços, formas de comunicação e de divulgação novas que, muitas vezes, podem já estar sendo praticadas por outras empresas.

Isso não quer dizer que você deve copiar seus concorrentes, mas sim, observar como aquela técnica pode ser usada e aprimorada. Ou seja, o foco é personalizar a solução para o seu público e negócio.

Nem sempre são os concorrentes diretos que vão trazer as atualizações, o que é bom. Se for possível trazer algo de outro setor de atuação, existe chance de você inovar e conquistar mais clientes.

10. Seja resiliente

“Resiliência” é um conceito que veio da física. Trata-se da capacidade de algo voltar rapidamente ao seu estado natural, após sofrer algum dano.

Para superar os desafios e ter sucesso, é preciso ser resiliente. Ou seja, entender que você vai passar por algumas adversidades, mas não deixá-las te derrubar. 

Além disso, é preciso lembrar que é necessário persistir, ter foco nos objetivos e agir rápido nessas situações.

Gostou das nossas dicas de empreendedorismo? Então, esses são apenas alguns dos pontos que você deve ter em mente ao começar o seu negócio. Não deixe de seguir aprendendo e se aperfeiçoando cada vez mais, combinado?

Aproveite e conheça o texto que preparamos sobre Tecnologia para pequenas empresas: como ela pode ser útil?

Abraços e até breve!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também