Menu Terra Blog Empresas

Como conquistar clientes: 4 dicas para prospectar

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

13 de junho de 2022

Como conquistar clientes: 4 dicas para prospectar

No mundo moderno, onde a vida acontece de forma cada vez mais acelerada em meio a inúmeras distrações, muitas vezes pode parecer quase impossível competir pela atenção das pessoas. Isso, inclusive, reflete diretamente nos negócios: como conquistar clientes e atraí-los para a sua empresa quando há tanta concorrência? 

Na verdade, essa tarefa é muito mais simples do que parece, e com este texto você vai aprender exatamente como se destacar. Vamos lá? 

Como conquistar clientes ao focar em um público específico

Antes de qualquer coisa, você deve investir em estratégias voltadas para o seu público-alvo, ou seja, procurar atrair pessoas que de fato possam ter interesse no produto que você oferece. Será pouco eficaz atirar para todo lado — pois assim talvez você acabe não acertando coisa alguma.  

A quais necessidades o seu produto atende? Qual é o perfil dos seus compradores mais assíduos? Como encontrá-los? Quais são os outros interesses de quem compra o seu produto? Essas são algumas das perguntas cujas respostas podem direcionar as suas ações. 

Entender o freguês que você já tem é a melhor forma de aprender como atrair clientes novos — você deve buscar pessoas parecidas com as que frequentam a sua loja, pois serão maiores as chances de elas consumirem as mesmas coisas. 

Veja como conquistar clientes pela internet

Esteja ciente de que a internet será, sem dúvidas, sua melhor ferramenta de atração. Mesmo com uma rotina atribulada e corrida, as pessoas continuam conectadas: no trânsito, no trabalho, naqueles minutinhos de folga e nos momentos de lazer — seja por celulares, tablets ou computadores. Portanto, é também ali que você deve estar: online.

Homem mexendo em um tablet com um catálogo online aberto. Representa dicas de como propspectar

As pessoas estão constantemente conectadas. Use isso a seu favor ao montar sua estratégia de como conquistar clientes. 

1. Redes sociais 

Como dito anteriormente, a presença digital é essencial para conquistar clientes. Nesse sentido, as redes sociais chegaram para revolucionar a forma de anunciar produtos, atrair pessoas e conquistar o público. Mas, para aproveitar todos os benefícios que essas plataformas podem oferecer para o seu negócio, é preciso tempo e dedicação. 

Escolha a rede social mais adequada para o seu tipo de empreendimento e invista em uma conta comercial — nada de misturar o seu perfil pessoal com o da empresa. Ao optar pelo Instagram, por exemplo, deixe a sua página com um visual bonito e limpo. E fique atento(a) aos erros gramaticais! As pessoas se sentirão automaticamente mais atraídas por uma conta com posts interessantes e bem escritos. 

O Instagram ainda oferece, para as contas comerciais, a opção de promover publicações para alcançar um público maior — mas, para que isso tenha o efeito desejado, seus posts devem despertar o interesse das pessoas. A melhor forma de conseguir isso é por meio da produção de conteúdo de qualidade,conforme veremos a seguir.

2. Produção de conteúdo

Na internet, produzir conteúdo é uma das melhores maneiras de capturar a atenção das pessoas e levá-las para o seu site, blog ou mesmo para sua página em uma rede social. É uma via de mão dupla, pois você vai oferecer informações interessantes e relevantes para as pessoas e, em troca, atraí-las para a sua marca. 

Se você tiver, por exemplo, um negócio voltado para o segmento da moda, pode utilizar a conta da sua empresa no Instagram ou no Facebook para dar dicas sobre o assunto. E isso vale para todos os tipos de empreendimento! 

3. Promoções e sorteios

Existe melhor estratégia de atração do que dar descontos? É só lembrar das enormes filas em frente às lojas na Black Friday. Nas redes sociais, isso ainda pode ir além: fazer sorteios na sua página é uma ótima maneira de atrair pessoas — e ainda fazer com elas divulguem o seu produto para outras. 

Pessoa enfiando a mão em um pote com papéis de sorteio. Representa mais uma dica de como prospectar

4. Seja visto 

Na internet, todos querem espaço e visibilidade, não é mesmo? Afinal, como conquistar clientes e atraí-los sem sequer ser encontrado?! O Terra Ads vai ajudá-lo(a) a ser visto(a). Com essa ferramenta, você pode fazer campanhas em diversas plataformas online — e conseguir presença digital ao alcançar um maior número de pessoas. 

Gostaria de entender melhor como conquistar clientes nas plataformas digitais? Confira nosso texto sobre como usar as redes sociais para sua loja vender mais!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também