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Marketing digital: dicas para ser encontrado na internet

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 7min leitura

01 de junho de 2022

Marketing digital: dicas para ser encontrado na internet

A disputa por clientes acontecia tradicionalmente nas imediações das lojas, a partir de distribuição de panfletos e propagandas sonoras. Com a chegada da internet, vendas começaram a ser mediadas por computadores e, agora, o desafio de conquistar clientes não tem mais barreiras geográficas. Hoje, você vai conhecer um pouco sobre marketing digital e, com estas dicas, será mais fácil sua loja ser encontrada na internet!

Presença digital é a base do marketing digital

O primeiro passo para você ser encontrado na internet é garantir presença digital – clique aqui para saber mais sobre o assunto. Ao contrário do que se pensa, entretanto, isso é muito mais do que fazer sucesso nas redes sociais e conquistar likes e compartilhamentos.

O sucesso da sua empresa na internet depende destes quatro pilares:

 

  • Conteúdo: o material publicado em seu site e redes sociais deve ser relevante e adequado ao público;
  • Relacionamento: a internet é o meio mais fácil para você se relacionar com o seu cliente e, segundo o IBGE, 116 milhões de brasileiros acessam a rede mundial de computadores;
  • Plataforma: a maneira que o seu site, rede social ou loja são feitos interfere diretamente no relacionamento entre a sua empresa e o cliente. Seja profissional ao usar plataformas e garanta que elas são confiáveis e fáceis de usar;
  • Posicionamento: a maneira que a sua loja se comunica com o público é uma extensão dos valores da sua marca. O discurso presente em suas redes sociais deve combinar com os valores do seu negócio

 

Investir em presença digital é uma maneira de fazer seu negócio crescer sem grandes investimentos. Site e redes sociais são fundamentais! (Foto: Unsplash)

Qual é o meu público-alvo?

A maneira mais fácil de converter uma venda é conhecer bem quem está interessado em concluir a compra. O grupo de consumidores e organizações formado por essas pessoas compartilha um perfil semelhante e se comporta de maneira parecida. Esta é a definição de público-alvo.

Ao conhecer as preferências na hora de comprar, hábitos de consumo, condições socioeconômicas (como renda e formação escolar) e detalhes como meios de informação favoritos, será mais fácil entrar em contato com essas pessoas em sites, redes sociais ou campanhas publicitárias. Para ser encontrado, é bom saber quem te busca.

SEO, site e blog

Ao fazer uma pesquisa nos buscadores como o Google.com, a plataforma organiza os resultados a partir de regras de ranqueamento. Sites, blogs e demais páginas da internet são expostas como resposta de acordo com o grau de adaptação aos critérios. Para ser encontrado ali, uma das principais estratégias do marketing digital que você vai precisar usar é o SEO (Search Engine Optimization).

Para melhorar o ranqueamento e aumentar a quantidade de pessoas que encontra a sua loja como resposta, uma das principais estratégias é criar um blog. Ao alimentá-lo com conteúdo relevante e adaptado ao famoso SEO, sua página pode aparecer como primeira resposta.

O site da sua loja também pode ser otimizado para aparecer entre as primeiras respostas no Google. Procure parceiros que vão te atender nesse quesito! (Foto: Unsplash)

Redes sociais

As três principais redes sociais são o Instagram, o Facebook e o Twitter. Entretanto, ainda é possível utilizar o Pinterest, LinkedIn e até o YouTube para se comunicar com clientes em potencial. Escolher as redes sociais que você deve explorar é um processo que precisa levar em consideração o funcionamento de cada rede social e o público presente nela.

Por exemplo, se você vende roupas ou produtos de beleza, explore as fotos e vídeos curtos do Instagram. Se você oferece serviços variados, o Facebook é o local com o público mais variado. Se a sua loja é especializada em consultoria ou prestação de serviços empresariais, o LinkedIn é uma rede social profissional e deve reunir públicos importantes para a sua loja.

Postagens pagas

Outra maneira de aumentar a possibilidade de sua página ser encontrada é investir em publicidade em redes sociais. É possível aumentar a quantidade de pessoas que verão as suas postagens no feed ao pagar pequenas quantias por clique em links ou visualização da publicação.

Para entender melhor como funciona cada um dos tipos de publicidade, clique nos links: Facebook; Instagram.

Anúncios em mecanismos de busca

Outra alternativa para aumentar a visibilidade da sua empresa na internet é anunciar diretamente no Google. É possível pagar para que sua página apareça no topo dos resultados de pesquisa como um link ou como propaganda em espaços de anúncio do Google em diversos sites da internet. Há anúncios com texto, imagens, vídeo e você pode conferir tudo clicando aqui.

Marketing digital é o caminho para ser encontrado na internet

Usar a internet para atrair clientes é um dos passos para o sucesso do seu negócio. A partir de redes sociais, mecanismos de busca, blog e site, é possível aumentar a quantidade de pessoas que tem contato com a sua marca, conhecem suas soluções ou produtos e, assim, optam por comprar de você!

Se você precisa de mais dicas para fazer a gestão do seu negócio, confira nosso material gratuito com 6 etapas para você chegar lá: clique aqui.

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