Menu Terra Blog Empresas

Confira quais são as diferenças entre redes sociais e loja virtual e veja como escolher

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 9min leitura

Confira quais são as diferenças entre redes sociais e loja virtual e veja como escolher

Investir em um empreendimento se tornou uma das alternativas de muitas pessoas para ter uma fonte de renda. Nesse cenário, ter um comércio online é um dos caminhos mais assertivos. Mas, uma verdade seja dita: vender via redes sociais e loja virtual, de maneira conjunta, gera resultados muito positivos.

É comum que empreendedores novos no ambiente online tenham dificuldade na decisão de quais canais usar para fortalecer a presença digital. 

A verdade é que, por mais que o negócio possa estar em diversas plataformas, é fundamental avaliar se convém. Isso deve considerar fatores como custo de manutenção e tempo necessário por dia para realizar a gestão adequada.

Para ajudar você a aumentar as possibilidades de sucesso do seu negócio online, preparamos este artigo. Continue a leitura para conferir os seguintes tópicos:

  • Como vender pelas redes sociais?
  • Quais os benefícios de se vender nas redes sociais? 
  • Como vender na minha loja virtual?
  • Quais os benefícios de se vender em uma loja virtual? 
  • Como escolher entre rede social e loja virtual?

Como vender pelas redes sociais?

Vender pelas redes sociais e loja virtual tem diferenças. Afinal, são canais distintos, com recursos e funcionalidades diferentes. 

Além disso, é essencial saber que cada rede social tem suas particularidades. Então, realizar a venda por esses meios, de maneira eficaz, vai depender diretamente do seu conhecimento nelas.

A venda pelas redes sociais depende de pontos muito importantes, como:

  • Constância;
  • Conteúdo;
  • Atendimento.

Nesse sentido, é preciso desenvolver uma estratégia de conteúdo nas redes sociais para divulgar seus produtos e aumentar o engajamento. Assim, mais do que apostar na escrita criativa, é necessário investir na rotina de publicações. 

Além do mais, interagir com os seguidores é uma maneira de reforçar a qualidade do atendimento. Essa boa prática contribui para o branding do seu negócio, atraindo e fidelizando os clientes.

Nesse cenário, é importante pensar na jornada do seu cliente para evitar retrabalho e entregar uma experiência diferenciada. Para se ter ideia, hoje as melhores redes sociais para vender são:

Instagram

Para começar a divulgar no Instagram, é preciso criar uma conta na plataforma. Após isso, selecione a opção de configurá-la como perfil comercial. Então, basta começar a publicar no feed, reels e stories

Além disso, será possível usar anúncios para divulgar a vitrine da sua loja virtual e aumentar mais as vendas do seu negócio.

Um aspecto diferencial do Instagram é a possibilidade de usar os influenciadores para divulgar a sua marca. 

O valor de cada influencer depende da quantidade de seguidores na respectiva conta. Então, podemos dizer que há influenciadores para atender às divulgações desde o pequeno empreendedor até grandes negócios.

WhatsApp

Hoje, o WhatsApp oferece diversas integrações que você pode usar para automatizar o seu atendimento. No entanto, começando do simples já é uma boa ideia: criar a conta comercial e usar esse canal para:

  • Atender clientes;
  • Realizar venda e pós-venda;
  • Divulgar a vitrine ou cardápio.

Quais os benefícios de se vender nas redes sociais?

Vale destacar que os benefícios dependem diretamente de qual a rede escolhida e de como ela está sendo usada. 

Então, por exemplo, o Instagram é um canal ideal para aquisição de clientes, ou seja, fazer com que pessoas tenham contato com a sua marca pela primeira vez. 

Agora, o WhatsApp é mais interessante para fazer a venda direta, ou seja, quando o cliente já está na etapa de consideração ou de decisão de compra.

Em resumo, as duas redes sociais têm potencial para aumentar as vendas de qualquer negócio. Quando pensamos no microempreendedor, nas pequenas e nas médias empresas, esses canais são interessantes, porque têm baixo custo de uso e fácil usabilidade.

Como vender na minha loja virtual?

Vender via redes sociais e loja virtual de forma integrada é uma decisão inteligente, tanto para quem está começando como para quem já é experiente no ramo. 

Assim como nas redes sociais, a loja online demanda constância. Então, é fundamental manter as informações da vitrine digital atualizadas.

Além disso, é muito importante ter atenção na escolha do servidor e da hospedagem. O site precisa abrir rápido, para evitar que o cliente desista da compra. 

Outro ponto que deve ser avaliado é a disponibilização de diversos meios de pagamentos. Vale atentar se o fornecedor da loja virtual é referência também em segurança de dados.

Para aumentar as suas vendas, garanta que as suas redes sociais estejam integradas à loja virtual. Nesse sentido, destacamos o WhatsApp, já que ele é mais adequado para a etapa final do funil de vendas.

Também é essencial caprichar nas fotos e fazer promoções no estilo upsell (incentivar o cliente a levar uma versão mais avançada e sofisticada do produto) e crossell (venda de mercadorias relacionadas) para aumentar o ticket médio do negócio.

Quais os benefícios de se vender em uma loja virtual?

Hoje, 52% do comércio eletrônico no Brasil é composto por pequenas empresas, de acordo com a 7ª edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, parceria do PayPal Brasil e da BigDataCorp

Uma loja virtual é sinônimo de profissionalismo e também ajuda a ranquear o seu negócio na pesquisa orgânica dos motores de busca. Então, se você quer destacar a sua marca dos concorrentes, é fundamental ter esse modelo no digital.

Além disso, você pode encontrar alternativas de lojas virtuais que oferecem um sistema completo de gestão para o seu negócio crescer. Dessa maneira, é possível:

  • Acompanhar a performance de acessos;
  • Conciliar o seu estoque físico com o online;
  • Otimizar a experiência de compra com serviço de entrega integrado;
  • Escalar as vendas do seu estabelecimento de maneira sustentável.

No entanto, para ter todos esses benefícios, é necessário ter atenção na escolha do fornecedor. É preciso também ter um plano de negócio e uma proposta de planejamento estratégico, para ter uma direção para onde levar a sua loja.

Como escolher entre rede social e loja virtual?

As redes sociais são canais de aquisição, ou seja, que atraem clientes para o seu negócio. Assim, é por isso que se faz necessário ter uma estratégia que una a venda por lá e pela loja virtual. 

Por isso, é importante ter atenção na escolha de quais mídias sociais estar. Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, não é preciso ter presença digital em todas. É necessário identificar onde o público está e avaliar se as funcionalidades delas permitem que a sua gestão seja feita sem necessidade de investir muito. 

Agora, o diferencial da eficácia está na escolha de qual loja virtual. Por exemplo, na Loja Virtual Terra Empresas é possível a integração com as redes sociais Instagram, WhatsApp e até mesmo o Facebook.

Então, para vender via redes sociais e loja virtual de forma eficaz, o caminho é investir em aprendizado sobre gestão de negócios e marketing digital. E, principalmente, ter a consciência de que nenhum resultado vem sem esforço, planejamento e constância. 

O que achou deste artigo? Se você gostou e quer começar a montar a sua loja virtual, conheça a Loja Virtual e mãos à obra.

Até a próxima!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também