Domínio de site: para que serve?

publicado por Terra Empresas

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Domínio de site: para que serve?

Ter um domínio é item básico para se criar um site profissional para sua empresa. Como já falamos, a URL do site é um endereço eletrônico ou o caminho pelo qual os usuários (seus possíveis clientes e parceiros) chegam até sua marca on-line. Ou seja, para conectar seu negócio com o mundo, seu site ou blog precisa de um nome próprio.

 

Para que serve um domínio de site?

Quando alguém busca sua marca na internet, ele digita no navegador (que pode ser o Internet Explorer, Google Chrome ou Firefox) o endereço do seu site. Por exemplo, o Facebook tem sua própria url, única, que é o www.facebook.com.br. Dessa maneira, é fácil chegar até ele e não se perder no meio da web.

 

Domínio de site

Domínio de site

O domínio de um site é aquele que aparece logo após o “www”, na barra de endereços do seu navegador. (Foto: Shutterstock)

 

Não existem dois domínios 100% semelhantes, apesar de alguns internautas criarem alguns que se parecem. Assim, seu domínio de site serve para identificar seu endereço on-line, sem que se confunda com outros.

 

Como funciona um domínio de site?

O domínio de site funciona como um atalho para os arquivos que estão nele. Isso porque o endereço do site, ou IP na programação, é um conjunto de números únicos e dinâmicos.

No entanto, memorizar uma sequência de números é um trabalho complicado e desnecessário. Por isso, ele é substituído por um nome mais evidente, no caso, o de sua empresa, seguido do código de hospedagem (.com.br; .com etc.).

 

Por que ter um domínio próprio e personalizado?

A marca que deseja se destacar no mercado precisa de uma URL própria e personalizada. Muitas prestadoras disponibilizam endereços gratuitos, mas, se você optar por isso, existem algumas desvantagens:

1ª: Seu domínio não será próprio, isto é, ele vem acompanhado do nome da empresa em que você hospeda seu site. Exemplo: www.seusite.dominio.com.br.

 

A utilização de domínios gratuitos pode ser uma opção para o empreendedor que acabou de abrir seu negócio e não tem condições financeiras de pagar por este serviço. Mas é bom ficar ligado porque isso não transmite uma imagem de profissionalismo para a marca;

 

2ª: As opções de personalização do seu site ficam reduzidas aos modelos padrões básicos oferecidos pela empresa de hospedagem. Isso pode ser um problema, pois os modelos têm configurações limitadas e as opções podem não ser ideais para o seu tipo de negócio;

 

O Google é o principal buscador da atualidade. Com um domínio próprio, a chance de você ser encontrado pelo consumidor é muito maior do que com um domínio gratuito. (Foto: Shutterstock)

 

3ª: Seu site fica numa posição ruim nos motores de busca, como Google, Yahoo ou Bing. Isso quer dizer que ele não estará entre os primeiros resultados quando alguém pesquisar o nome de sua empresa na internet.

 

Contrate uma empresa para criar seu domínio

Agora que você já sabe qual a importância de ter seu próprio domínio, é importante saber que o conhecimento de um especialista irá agregar bastante no processo. Isso porque, depois de contratado seu domínio, você vai precisar escolher um servidor para hospedar seu site – e que tenha disponível e-mail personalizado para sua empresa – e irá passar por todas as etapas de estudo, desenvolvimento e publicação do site. São vários processos que, com o auxílio de uma empresa especializada, se tornam muito mais fáceis e seguros. Além disso, ao optar por um pacote que reúna tudo, há a vantagem de não ser necessária a contratação de vários serviços separados, o que pode burocratizar e dificultar a execução das tarefas.

 

É comum que os pacotes sejam vendidos com pagamentos mensais com valor acessível, já contendo suporte em manutenção e consultoria. Com essa solução, você estará um passo mais próximo de ter forte presença digital. Além disso, o tempo que seria necessário investir aprendendo mais sobre sites poderá ser dedicado aos processos de gestão do seu pequeno negócio, que dependem 100% de você.

 

 

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