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Descubra a importância e as vantagens da entrega delivery para o seu estabelecimento

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 14min leitura

18 de novembro de 2022

Descubra a importância e as vantagens da entrega delivery para o seu estabelecimento

Você já pensou em implementar a entrega delivery no seu negócio? Essa talvez seja uma excelente estratégia para facilitar a vida dos clientes e aumentar a sua produtividade. 

Fazer a compra e ter a comodidade de receber o produto em casa ou no trabalho pode ser um fator decisivo de preferência. 

Ou seja, um serviço diferenciado de entrega, associado a um produto de qualidade, é capaz de fazer o cliente optar por você e não pelo seu concorrente.

Mas, o que é e como funciona o serviço de delivery? Foi pensando nessas dúvidas que preparamos este artigo com as principais informações sobre o assunto. Então, confira:

  • O que é serviço de delivery?
  • Como funciona?
  • Quais tipos de negócios precisam desse serviço?
  • Quais as vantagens?
  • Como montar um delivery eficiente? 
  • Como contratar um entregador? 
  • Quais apps de delivery para aumentar vendas?

O que é serviço de delivery?

É a entrega do produto adquirido pelo cliente no endereço fornecido. Seja na residência, trabalho ou qualquer local em que possa ser recebido. A compra pode ser realizada por um aplicativo, site, telefone ou até mesmo loja física. 

O que há bem pouco tempo era uma tendência tornou-se uma necessidade diante da preferência pelas compras online.

Um estudo realizado em 2021 pela Globo em parceria com a MindMiners, intitulado “A Transformação do Delivery”, revelou os números dos serviços de entrega mais utilizados:

  • 86% delivery de comida;
  • 57% delivery de farmácia;
  • 46% delivery de compras de mercado;
  • 30% delivery de bebida;
  • 18% delivery de serviços de petshop.

Entre os mais crescentes no período, ou seja, que mais tiveram novos adeptos da modalidade, estão o delivery de supermercado e de bebidas.

Como funciona a entrega delivery?

Para estabelecimentos que oferecem essa modalidade de entrega, no ato da compra, o cliente é quem define como deseja receber o produto. 

Pode ser uma entrega normal, via Correios ou transportadora com valor do frete correspondente, como também pelo delivery gratuito ou mediante uma taxa pré-definida. 

Após efetuar o pagamento e fornecer o endereço completo, a entrega é agendada para o mesmo dia. Dependendo, é claro, do horário da compra ou para uma data específica. Essa definição depende do tipo de compra e produto.

Uma entrega de comida, por exemplo, que é alimento perecível, não pode aguardar muitos dias para ser entregue. 

Por outro lado, um produto que ainda será confeccionado deve aguardar o final da produção e depois seguir para entrega, como é o caso de um remédio manipulado. 

Quais tipos de negócios precisam de delivery?

Além dos mais utilizados, muitos outros negócios, de ramos variados, podem aderir ao delivery e potencializar o aumento do volume de vendas. Entre eles estão:

  • Autopeças; 
  • Bijuterias;
  • Vestuário e calçados;
  • Cosméticos;
  • Gás de cozinha e água mineral;
  • Acessórios de informática.

Embora existam alguns serviços mais populares, você pode adaptar o seu negócio para realizar entregas por delivery

Com um bom planejamento, é possível atender um perímetro da região em que você se encontra e agilizar o recebimento do cliente.

Pode ser que esse modelo seja mais econômico do que enviar pelos Correios ou transportadora. 

Você pode, inclusive, criar uma rota diária ou semanal e usar um motoboy para cumprir o cronograma de entregas.

Quais as vantagens de investir no delivery?

O serviço de delivery agrega valor e fortalece o negócio, ou seja, você pode manter a loja física, com venda e entrega no balcão e, paralelamente, realizar vendas online, pelo comércio eletrônico ou aplicativo, com entrega expressa ou rápida. 

Veja algumas vantagens de implementar a entrega delivery no seu negócio:

Aumenta a visibilidade da marca

Junto com o modelo, cresceu a competitividade e você já deve ter percebido o grande volume de motoboys, ciclistas e carros de entrega circulando pelas ruas da cidade. Essa é uma rotina de todo o Brasil, até mesmo das cidades pequenas. 

Há espaço para todos, mas terá maior visibilidade quem souber prestar um serviço eficiente e diferenciado. Cuide bem do processo, do sistema de embalagens, do cumprimento do horário, e, com o tempo, sua marca será conhecida por fazer entregas pontuais e seguras.

Melhora a gestão de pedidos

O delivery dá um tempo de respiro, sobretudo, se seu negócio for de comida, com preparação de alimentos na hora. A maioria dos clientes que pede já sabe que terá que aguardar um tempo para receber o pedido. 

Com isso, você consegue ter um gerenciamento melhor, tanto dos pedidos, quanto das entregas e até mesmo do estoque. Por mais que seja necessário agilizar o serviço, o cliente não estará no balcão, impaciente para levar seu produto para casa.

Reduz os custos

Com um bom planejamento de entregas e mapeamento de rotas, seus custos podem ser reduzidos, comparados às taxas cobradas pelos Correios e Transportadoras. 

Em muitos negócios, é possível usar um mesmo entregador para uma quantidade maior de entregas. Mais uma vez, tudo depende de alguns fatores:

  • Tipo e validade do produto;
  • Urgência do cliente;
  • Local e rota de entrega;
  • Horário da compra.

Potencializa o atendimento personalizado

Nem sempre no atendimento direto é possível avaliar o perfil do cliente —  preferências, necessidades e hábitos de consumo. A pessoa que compra na loja pode não deixar elementos de rastreabilidade, mesmo seu comércio emitindo a nota fiscal. 

Já no delivery, será necessário fazer um cadastro para a entrega, com anotações de endereço, forma de pagamento e, por vezes, observações específicas. Existem clientes com restrições alimentares, preferências por cores e tamanhos. 

O registro dessas informações durante uma venda pode ajudar na próxima vez que o cliente fizer uma compra. Quando ele entrar em contato novamente, chamar pelo nome ou dizer que a pizza seguirá sem cebola pode gerar uma surpresa agradável, encantamento e fidelização do seu cliente.

Como montar um delivery eficiente? 

O primeiro passo é entender se você tem um negócio com estrutura e capacidade para realizar entregas. 

Embora o delivery possa melhorar a gestão dos pedidos, por outro lado, não conseguir entregar dentro do prazo gera insatisfação no cliente. Veja algumas dicas de como montar uma entrega delivery de sucesso:

 Faça um bom planejamento

Por mais que você já atue no mercado, a inclusão de entregas é um adicional do negócio. Portanto, planeje em detalhes como será a prestação do serviço. Para isso, considere:

  • O meio de venda: loja online, física, aplicativo ou telefone;
  • Taxas de entrega conforme a região;
  • Prestadores de serviços;
  • Necessidade de contratar funcionários;
  • Capacidade do estoque;
  • Orçamento para investimento.

Analise a sua concorrência

Se você acredita no potencial do seu negócio para realizar entregas, mesmo que seja um ramo dominado pela concorrência, analise o serviço e as práticas dos seus oponentes. 

Avalie o que você pode oferecer a mais e de maneira diferenciada para chamar a atenção dos clientes e estimular que eles conheçam o seu produto.

Mantenha uma frota fidelizada

Seja uma equipe terceirizada ou própria, tenha um grupo de entrega consolidado. Imagine um dia com grande demanda de pedidos e não ter entregador disponível.

A falta de vínculo sólido de prestação de serviços e de uma remuneração adequada são motivos para o não comprometimento. 

Por isso, no planejamento, estude todas as possibilidades, desde a contratação até a oferta de incentivos, como: 

  • Premiação por entregas dentro do horário e sem avarias;
  • Produtividade;
  • Entre outros.

Mapeie todo o processo

Conheça e acompanhe todo o processo, da compra à entrega, pois, uma venda só é considerada bem-sucedida quando o cliente faz a recompra, elogia a loja ou recomenda para parentes e amigos. 

Se atente para os elementos críticos do delivery — pontualidade, qualidade e segurança — para evitar que um cliente insatisfeito faça reclamações daquilo que você poderia impedir com intervenções em tempo hábil.

Divulgue a modalidade de entrega do seu negócio

As redes sociais são poderosas e você pode explorar todas elas para divulgar o serviço de entrega. Seja no Facebook, Instagram ou WhatsApp, crie legendas e campanhas dinâmicas, divertidas e interativas, para marcar sua presença online

Você pode oferecer cupons de descontos para a primeira compra ou criar um plano de fidelidade. Lembre-se que, para a abordagem via WhatsApp, é importante solicitar antes a autorização do cliente para o envio de mensagens.

Como contratar entregador de delivery? 

Tenha o cuidado de não estabelecer uma relação trabalhista, sem ter assinado a carteira do entregador. É muito importante contar com a ajuda de um profissional especializado, como o contador, por exemplo, para desenhar o formato da prestação de serviço. 

Existem algumas formas de contratar os profissionais para a realização de entregas por delivery:

  • Motoboy freelancer;
  • Contrato com empresa terceirizada;
  • Frota própria.

Até que seu negócio se consolide, você pode começar com um número reduzido de entregadores, com pagamento por entrega. 

No médio e longo prazo, com o crescimento das demandas e do próprio negócio, você pode avaliar os resultados e mudar o formato.

Quais apps de delivery para aumentar vendas?

Se você não tem condições de investir no desenvolvimento de um aplicativo para chamar de seu, poderá recorrer aos que estão disponíveis no mercado. 

Há normas e regras específicas de utilização. E, você terá que avaliar o que faz mais sentido para o seu tipo de negócio e se está presente na sua cidade. Então, veja os mais populares:

  • iFood: um dos melhores aplicativos de entrega de comida  e produtos de mercado com grande variedade de negócios cadastrados;
  • Loggi: especializado em entrega de produtos e mercadorias em geral;
  • 99 Food: entrega de refeições e lanches em geral;
  • Rappi: entrega de produtos diversos como refeições, petshop, farmácia etc.;
  • Cornershop: focado em entregas apenas de mercado;
  • Click Entregas: entregas de mercadorias e produtos diversos.

Conclusão

Uma coisa é fato, a entrega delivery está em alta e quem souber explorar os benefícios da modalidade se manterá um passo à frente no mercado. 

O planejamento é a base de sucesso de qualquer negócio. Por isso, estude todo o cenário antes de tomar uma decisão.

Se não tiver, crie um plano de negócio, mas, caso tenha, faça uma revisão completa, incluindo o serviço de entrega. 

Avalie a precificação dos seus produtos, o orçamento disponível, assim como a projeção de ganhos. 

Considere as boas parcerias para criação de um site de domínio próprio e de uma loja virtual que faça conexão direta com as redes sociais e WhatsApp.

Portanto, é importante criar essa rede de apoio para tornar seu negócio conhecido e deixar o público ciente do que a sua empresa pode oferecer de benefícios.

A qualidade dos produtos deve ser inquestionável. No entanto, é no diferencial de atendimento ao cliente em todos os canais de vendas que você pode ganhar de vez a preferência das pessoas. 

Aliás, se decidir implementar a entrega delivery, conte com a gente nesse desafio.

Então, até breve!

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