Menu Terra Blog Empresas

Equipe de vendas: 5 passos para manter seu time motivado

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

01 de junho de 2022

Equipe de vendas: 5 passos para manter seu time motivado

Um dos grandes desafios do empreendedor é motivar a sua equipe a alcançar sempre melhores resultados. A estrutura enxuta de um pequeno negócio e a falta de verba para grandes investimentos são pedras no caminho que podem ser superadas com dedicação e um pouco de estudo na hora de aumentar as vendas. Com estas dicas, você vai construir e motivar uma equipe de vendas de sucesso!

 

1) Construa uma equipe com diferentes perfis

Na hora de contratar vendedores, é comum escolher o perfil experiente, determinado a concluir vendas e bater uma meta atrás da outra. Esse caminho pode ser um tiro que sai pela culatra: uma equipe muito experiente pode transformar a sua loja em um ambiente de disputa.  

Portanto, invista em diferentes perfis para o seu negócio. Experiência, liderança, capacidade de convencimento são habilidades fundamentais para vender mais e é preciso saber combiná-las em uma equipe de vendas.

 

2) Instrua sua equipe de vendas e padronize processos

Toda venda é um processo com algumas etapas e o seu time precisa saber como lidar com o cliente em cada uma delas. As etapas a seguir precisam ser claras na mente do seu time de vendas:

  • O que dizer ao telefone;
  • Como lidar com clientes durante reuniões;
  • Durante a negociação, quais argumentos são mais adequados para cada produto ou serviço?

 

Como em qualquer time, todo desafio exige treinos específicos e você é o responsável por ensinar os atalhos aos seus funcionários. Portanto, prepare seu time para as vendas da semana, do mês ou do trimestre a partir das tarefas que eles terão que executar no dia a dia.

Para isso, determine funções claras para cada vendedor e o prepare para os desafios que vêm por aí: Quais clientes ele vai atender? Quais serviços ou produtos ele deve oferecer? Quais são os possíveis argumentos que ele vai ouvir na hora do “não”? Quantos “nãos” ele deve esperar receber? Tudo isso

auxilia sua equipe a atingir os objetivos.

O primeiro passo para manter uma equipe de vendas motivada é investir no cuidado com as pessoas. Passe informações claras, instrua seu time e aguarde os resultados! (Foto: Unsplash)

 

3) Estipule metas atingíveis

Estipular metas costuma ser um grande desafio. Afinal, o objetivo é estimular o vendedor e aumentar o lucro pouco a pouco conforme mais clientes vão chegando. Uma dica para não errar nesta etapa é: crie metas diárias e atingíveis.

Estipular metas mensais pode desestimular os vendedores com a ideia de que sempre haverá mais tempo no mês para acelerar nas negociações e fechar mais negócios. Portanto, pense em uma quantidade de vendas ideal para o mês e divida os objetivos por dia.

Também é fundamental que você acompanhe a evolução das metas e, se preciso, corrija os rumos. Nenhum empreendedor quer um vendedor sobrecarregado ou uma equipe de vendas desestimulada por saber que não será possível bater metas.

 

4) Permita que os vendedores comandem a sua rotina

Apesar de ser necessário instruir a sua equipe sobre padrões a serem seguidos durante negociações, deixá-los decidir a melhor maneira de atingir os objetivos é fundamental para o sucesso das vendas. Cada vendedor tem um perfil e ele vai saber a melhor maneira para lidar com a sua rotina.

Você pode preferir que um vendedor comece o dia tentando clientes mais difíceis, mas é possível que um de seus vendedores goste de fazer um bom pós-venda pela manhã e, depois, siga para retomar negociações. Valorize uma equipe com competências diferentes!

Contar com uma equipe com diferentes habilidades e permitir que cada vendedor comande a sua rotina é fundamental. Diferentes perfis fazem um time de sucesso. (Foto: Unsplash)

 

5) Mantenha seu time motivado ao ser um “parceiro” nas vendas

Lembre-se: você é a liderança e um bom líder é aquele que indica o ritmo de trabalho, colabora e incentiva seus liderados. Para isso, converse com cada um pessoalmente, discuta as metas e crie uma relação de confiança com sua equipe de vendas. Quando seu time confia em você, o objetivo deles acaba sendo o mesmo que o seu!

 

Instrução, planejamento e confiança são a base de um time de vendas

Para comandar uma equipe de sucesso, é determinante que o empreendedor se dedique a construir uma relação de confiança com seus funcionários. Conversas para falar de prazos e entender o ritmo de cada colaborador são determinantes para isso!

Investir em treinamentos – como dar dicas sobre negociação, definir processos de venda e padronizar os atendimentos – não significa necessariamente contratar serviços, palestras ou aulas. Você mesmo pode treinar seu time e ajudá-los a atingir metas. Um bom líder é aquele que ajuda os objetivos a serem atingidos!

O que costuma dar certo quando as vendas caem e você precisa atingir metas de venda? Compartilhe com o Terra Empresas!

 

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também