Vendas online: 7 erros comuns e como evitá-los

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Um estudo recente feito pela Ebit/Nielsen revelou que 2019 foi um ano interessante no mercado digital brasileiro. De acordo com a pesquisa, as vendas online tiveram um crescimento de 12% no primeiro semestre do ano, o que representa um valor de R$ 26,4 bilhões a mais circulando no período.

Esses dados são de suma importância para que você possa entender que as lojas virtuais ainda estão em constante evolução, provando que são essenciais para quase todos os tipos de comércio. Se você ainda não tem um e-commerce, confira a seguir 7 erros comuns em vendas online para você evitar:

Presença digital para vendas online

Você sabia que mais de 40% da população mundial está presente nas redes sociais? Isso representa mais de 3 bilhões de pessoas! Sabendo que boa parte do seu público estará lá, ter presença digital nos dias atuais é fundamental para quase todo o tipo de negócio.

No entanto, antes de sair criando perfis no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, YouTube e outros mais, aprenda mais sobre persona.

Não conhecer os seus clientes

Quem são as pessoas que compram o seu produto? Qual a renda mensal delas? O que as leva comprar o seu produto? Como elas descobriram o seu negócio? Quais são as motivações que levam essas pessoas a comprarem? Essas perguntas e outras mais são fundamentais para você entender o que é uma persona.

Diferentemente do público-alvo, que costuma ser mais simples — por exemplo: homem, classe média, formação em nível universitário etc —, a persona geralmente é mais complexa e te ajuda a traçar práticas para conseguir mais compradores e superar a concorrência. Se tiver informações registradas sobre seus clientes, tente descobrir um perfil e liste possíveis hábitos de consumo, maneira preferida de se informar e mais detalhes sobre o processo de compra. 

Negligenciar a concorrência

Em lojas físicas, as pessoas precisam andar, procurar a loja e depois procurar pelo produto de novo para poder comparar preços. Já nos processos das vendas online, a busca pelo menor preço é mais rápida e prática. Então, a concorrência é ainda mais acirrada. 

Além disso, existem hoje diversas ferramentas online (como Zoom e o Google Shopping) que são feitas apenas para comparar preços. Elas ajudam muito na hora do seu cliente comprar o produto pelo melhor preço. Para evitar perder clientes por isso, é muito importante estar atento às estratégias que os seus concorrentes estão usando e aos preços que eles estão usando. 

Descrições superficiais 

Muitas vezes, uma imagem bonita e informações básicas do produto não são suficientes para conseguir converter uma compra. Ao observar várias lojas online, é possível perceber que muitas deixam as descrições do produto: em branco ou simplesmente utilizam as descrições disponibilizadas pelo fabricante, que acabam sendo técnicas demais.

Uma boa alternativa aqui é criar uma descrição única, diferente da feita pelo seu concorrente. Lembre-se: a descrição do produto é a primeira fonte de informação que o seu cliente terá e, se ela for bem-feita, pode até ganhar uma compra sozinha.

Visual amador

Você já olhou para algum site e simplesmente achou que ele não é confiável por conta da aparência? Existem práticas de design específicas para tornar suas páginas mais profissionais, de modo a passar a devida credibilidade para o seu cliente.

Lembre-se: o seu consumidor decide em segundos se ele confia na sua loja ou não. Por isso, busque dar um visual atrativo logo de cara para a sua loja online. Uma boa prática para isso é garantir layout responsivo para seu site ou loja virtual.

vendas online

Layout responsivo

Você já fez alguma compra pelo celular? Segundo a pesquisa feita pela Ebit/Nielsen, o crescimento de compras feitas pelo celular foi de 41% nos últimos três anos. Por isso, é importante que o seu negócio esteja disponível tanto na palma da mão, quanto para os computadores.

Lembre-se que ter um layout responsivo não é apenas “estar disponível”: é importante que o site supere as limitações que o celular traz e facilite isso para o usuário — como por exemplo, visualizar diferentes maneiras de pagar o frete, que também faz parte da logística.

Logística

Quanto tempo demora para você confirmar a compra, despacha-la para o outro lado do país e ela chegar lá? 2 semanas? Isso pode ser muito para os seus clientes. Ter uma logística eficiente é perfeito para atrair o cliente pelo rápido prazo de entrega, que costuma ser fundamental na hora de escolher a loja virtual.

Não se esqueça que as vendas online vão além de entregas: é preciso confirmar compras, emitir boletos, disponibilizar rastreamento, dar segurança da entrega e muito mais. Isso fica mais fácil se você tiver um bom parceiro para cuidar da sua loja virtual e do seu site. 

Se interessou mais por vendas online? Saiba como montar a sua loja virtual e torne-se um parceiro do Terra Empresas!

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Escrito Por

Terra Empresas

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