Menu Terra Blog Empresas

Maquininhas de cartão: escolha de acordo com a necessidade

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 5min leitura

13 de junho de 2022

Maquininhas de cartão: escolha de acordo com a necessidade

A popularização dos cartões de crédito e débito vem forçando os empreendimentos a aceitar tal forma de pagamento. Se anos atrás esse tipo de serviço era restrito aos grandes mercados, atualmente é quase obrigatório que todos tenham as maquininhas de cartão.

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), é esperado que até o fim do ano 40% das vendas para as famílias brasileiras sejam feitas com o uso das maquininhas. Isso porque os hábitos das pessoas estão mudando — muitos escolhem usar apenas cartões, que são mais seguros e práticos, e o mercado está reagindo na mesma velocidade.

Benefícios das maquininhas de cartão

Mesmo diante desse cenário, muitos empresários ainda deixam fator tão importante de lado, pois não têm noção de todas as vantagens que o uso das maquininhas de cartão traz. São eles:

Troco

Vários estabelecimentos ainda sofrem com a dificuldade na hora de passar o troco. E isso gera insatisfação dos clientes. A possibilidade de mais de uma forma de pagamento pode ser o diferencial na hora do seu empreendimento ser escolhido ou não.

Aumento de vendas

Ter mais de uma opção de pagamento facilita o recebimento do dinheiro. Uma pesquisa do Sebrae de 2018, feita com 3 mil proprietários de micro e pequenas empresas (MPE), mostrou que 57% deles identificaram um aumento nas vendas, 55% viram a inadimplência cair e 70% avaliaram que os clientes ficaram mais satisfeitos quando se oferece maquininhas de cartão.

Inadimplência

A inadimplência por parte dos clientes usuários de cartões de crédito e débito não existe, diferentemente do que acontece com outros meios de pagamento, como boleto e cheque, por exemplo.

Apenas no Brasil, são efetuados anualmente mais de 14 milhões de pagamentos via maquininhas de cartão.

Apenas no Brasil, são efetuados anualmente mais de 14 milhões de pagamentos via maquininhas de cartão. Imagem: Unsplash

Como escolher a melhor maquininha de cartão

Ciente de que o mercado investe cada vez mais em maquininhas de cartão, várias empresas oferecem o serviço de maneiras diferentes. Sendo assim, é importante estar atento às diferenças entre as opções ofertadas. Confira:

Taxa

Cada empresa cobra uma taxa em cima das vendas. Esse custo varia de acordo com o faturamento.

Custo Fixo

Apenas para quem aluga as maquininhas: cada empresa conta com uma taxa fixa mensal. Vale ressaltar que, caso você compre o aparelho, essa taxa não será cobrada.

Bandeiras

Quanto mais bandeiras a sua maquininha de cartão aceitar, melhor, pois haverá uma variedade maior nas possibilidades de pagamento. A maioria aceita apenas as mais famosas, mas é possível pedir a inclusão de outras bandeiras e até de cartões de alimentação.

Parcelamento

Cada empresa oferece um sistema de cobrança diferente na hora de parcelar as compras. É preciso ficar atento, pois, havendo a opção de dividir em várias parcelas, é preciso saber quanto do dinheiro será destinado para as taxas.

Antecipação

Eis um ponto a que nem todos ficam atentos: é possível pedir antecipação de recebíveis. Essa medida geralmente é liberada no momento do contrato assinado, então fique atento logo de cara.

Suporte

Qual suporte é do seu interesse? Atendimento em casa? Por telefone? Suporte gratuito? É importante estar ciente disso antes de escolher sua maquininha de cartão — e assim evitar ser pego desprevenido quando acontecer alguma coisa.

Para aprender mais sobre o universo de vendas na internet, assista ao Webinar – Como anunciar seus produtos na internet sem medo e com resultado. É uma aula 100% gratuita, e Lucas Amadeu irá apresentar as melhores estratégias para o seu perfil de negócio e como atrair os clientes.

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também