Estratégia de marketing: entre o digital e o tradicional

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Uma estratégia de marketing bem-sucedida pode ser fundamental para o sucesso ou fracasso do seu negócio. Atualmente, com a consolidação das redes sociais, pode parecer que o caminho mais viável seja apostar no marketing digital, ao invés do tradicional. Mas não é bem assim. Os meios offline, como televisão, jornais e rádios, por exemplo, ainda têm o seu valor. 

Estratégia de marketing: Marketing Tradicional vs Marketing Digital

Antes de tudo, porém, vamos falar sobre as diferenças entre o marketing digital e tradicional, com o objetivo de entender qual é a melhor estratégia a ser adotada.

Marketing Tradicional

Não deve ser confundido com mera publicidade. É toda a divulgação em mídias offline, conforme citado anteriormente. Uma propaganda em um horário nobre da televisão ou um outdoor são alguns exemplos.

(O marketing tradicional pode alcançar justamente lugares e pessoas aos quais a internet não chega. Imagem: Unsplash)

Por lidar com veículos de audiência considerável, o marketing tradicional tem seu valor:

  • Pode atingir um grande público, já que o alcance é maior. Assim, também pode chegar pessoas mais velhas, não costumam ter tanta vivência com as mídias digitais;
  • Se o alcance for maior, a visibilidade também será;
  • Permite gastar mais tempo no planejamento.

É um equívoco também considerar que se trata de uma estratégia de marketing apenas acessível para empresas de grande porte. Pequenas e médias empresas também podem, com um planejamento eficaz, usar os meios tradicionais de divulgação. Para isso, defina um nicho como alvo: um jornal de bairro ou uma rádio comunitária podem ter um custo menor, mas são mais certeiros. Invista em materiais impressos, como flyers e banners — além de brindes —, como forma de promover a marca e fidelizar o cliente.

Marketing digital

A estratégia de marketing em plataformas digitais é feita em ambiente online, como sites, blogs, redes sociais, celulares etc.). Uma grande diferença em relação ao marketing tradicional é que o custo pode ser bem inferior e se tornar acessível para qualquer empresa. Alguns exemplos são postagens em redes sociais, E-mail marketing, Publicidade em sites e SMS marketing.

(No marketing digital, uma das principais vantagens é a possibilidade de interação com o público e o baixo custo para investimento em uma campanha: Unsplash)

Outra grande diferença bem perceptível está na interação com o público. Se no marketing tradicional o processo de comunicação é praticamente unilateral, no marketing tradicional a interação com o público ganha destaque. Assim, torna-se mais dinâmico que os canais offline.

Além disso, a estratégia de marketing digital também tem as seguintes características:

  • Permite maior segmentação: é possível direcionar a estratégia para um público-alvo bem específico;
  • É mais adaptável ao longo do processo, o que evita a perda de dinheiro caso não funcione;
  • Como a web está presente em todo lugar, o alcance pode ser bem maior;
  • Os resultados podem ser bem mais ágeis que os do marketing tradicional;
  • É possível mensurar os resultados em tempo real;
  • Por fim, há ainda o potencial de viralizar uma determinada campanha, o que aumenta a exposição da marca.

Em qual apostar?

Diante de tudo que foi exposto, planeje uma estratégia de marketing 360 graus — combinando o marketing tradicional com o digital. Isso fará com que sua empresa tenha mais chances de cair no gosto do público e crescer em credibilidade.

Tudo isso, no entanto, deve ser feito com um planejamento bem elaborado. Para tanto, conheça bem o seu consumidor e quais meios serão melhores para alcançá-lo. Cada vez mais, essa integração se torna uma estratégia de marketing bem-sucedida no mercado.

E claro, para ter ainda mais assertividade em sua estratégia, não deixe de acompanhar os conteúdos sobre marketing e vendas do Terra Empresas.

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