Menu Terra Blog Empresas

Estratégias para escolher a melhor plataforma de e-commerce

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 5min leitura

18 de fevereiro de 2022

Estratégias para escolher a melhor plataforma de e-commerce

Antigamente (e ainda é assim), escolher o endereço do seu comércio era uma das decisões fundamentais para o sucesso. Afinal, uma boa localização faz toda a diferença. Hoje em dia, quando o assunto são as lojas virtuais, optar pela melhor plataforma de e-commerce ganhou o mesmo status.

Com tantas opções no mercado e várias informações disponíveis, o que realmente deve ser levado em consideração para saber qual é a melhor plataforma para loja virtual? É exatamente isso que vamos responder a partir de agora.

Melhor plataforma de e-commerce? Perguntas fundamentais

Dando continuidade, algumas perguntas fundamentais podem auxiliar na missão de escolher a melhor plataforma para criar uma loja virtual:

  • A plataforma tem interface prática e de fácil gerenciamento?
  • O site oferece adaptabilidade aos dispositivos móveis?
  • Quão responsiva é a plataforma para o cliente?
  • Quais formas de pagamento oferece ao cliente?
  • Oferece boas soluções de suporte?
  • Como as plataformas são avaliadas pelos seus clientes?
  • Como é a integração do conteúdo com as ferramentas de SEO, Google Analytics e Facebook Ads, por exemplo?
  • São gerados relatórios de vendas detalhados?
  • Qual é o nível de segurança que a plataforma da loja virtual oferece?

Lembrando que esses são apenas alguns questionamentos que vão nortear a sua escolha. Uma apurada pesquisa é sempre o melhor caminho para definir a plataforma de e-commerce a ser utilizada.

Pessoa acessando no celular o melhor e-commerce de sapatos

Qual é o melhor site para criar uma loja virtual?

Já que as perguntas foram levantadas, vamos às respostas. De uma forma geral, a melhor plataforma de e-commerce para criar uma loja virtual deve permitir editar e personalizar seu site com textos, imagens, fontes, cores e vídeos de forma simples e rápida.

Além disso, veja se é possível inserir formulários, mapas e vídeos que vão dar um visual mais atraente à sua loja de e-commerce.
Destrinchando um pouco mais as perguntas apresentadas acima, vamos analisar alguns pontos.

Conectividade com as redes sociais

Não há como ter uma loja virtual que não ofereça boa experiência com as redes sociais. Estar conectado ao Facebook, por exemplo, é condição vital para o sucesso do seu negócio e definição da plataforma de e-commerce.

Atendimento ágil

Aqui, um ponto muito importante é a possibilidade de uso do WhatsApp como forma de contato com o cliente. Veja se a plataforma oferece essa possibilidade.

Adaptabilidade aos dispositivos móveis 

Ainda acha que um bom site deva ser prioritariamente voltado para os antigos desktops? Esqueça isso. A era do mobile chegou para ficar. Por isso, escolha uma plataforma de e-commerce com experiência satisfatória em smartphones, tablets e outros dispositivos móveis.

Comprar e pagar sem complicação

Apesar de ser um recurso básico, é um dos pontos mais importantes. Algumas opções a oferecer ao cliente são: boleto bancário, depósito, intermediadores e adquirentes ou gateways de pagamento (Pagar.me).

Praticidade é tudo

Ao definir qual é a melhor plataforma para loja virtual, tenha em mente que criar um e-commerce deve ser um processo simples. Há opções no mercado que oferecem templates que se adequam ao seu tipo de negócios e vão trazer melhores resultados.

Celular com vários objetos e itens saindo dele. Representa como escolher o melhor e-commerce

Nome traz credibilidade

Um domínio profissional e personalizado garante pontos preciosos com o cliente. Sendo assim, esse é outro fator relevante para saber qual é a melhor plataforma para loja virtual.

Mais informações para o cliente

Quando se pensa na experiência do cliente, outra questão fundamental é o frete e a entrega da mercadoria. Para isso, veja se a plataforma de e-commerce oferece conectividade com os Correios, o que pode poupar tempo e dinheiro para o consumidor.

Segurança, segurança e segurança

Além de oferecer a proteção dos dados de seus clientes, as ferramentas de segurança oferecidas pela sua loja virtual também devem garantir o acompanhamento de todo o processo de vendas em tempo real.

Esteja em evidência

Não adianta se preocupar em saber qual é a melhor plataforma para loja virtual e não se preocupar em se posicionar da forma correta no mercado.

Para saber como se destacar nessa corrida, assista ao Webinar – Como anunciar seus produtos na internet sem medo e com resultado. Em uma aula 100% gratuita, Lucas Amadeu irá apresentar as melhores estratégias para o seu perfil de negócio e como atrair os clientes.

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também