Menu Terra Blog Empresas

Eventos online: por que pensar para o seu negócio

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

13 de junho de 2022

Eventos online: por que pensar para o seu negócio

O período de isolamento social provocado pelo novo coronavírus fez com que as lives (transmissões ao vivo) explodissem na Internet. Os eventos online mais populares são os de música, mas eles podem ser utilizados também pelos pequenos negócios.

Devido à explosão desse tipo de transmissão, o Instagram permitiu o recurso de assistir e comentar essas lives na versão web da plataforma, o que não era possível antes. Até então o recurso era permitido apenas por meio de celulares e tablets. Em regime de home-office e com as pessoas mais tempo em casa, os computadores ganharam mais importância nos domicílios.

É verdade que o recurso dos eventos online não surgiu agora. E que muitos empreendedores já faziam uso desse tipo de exposição para fortalecer a sua marca e aumentar audiência do seu conteúdo. Isso para ampliar interação com o público e possibilitar novos negócios. É um recurso em que as despesas são pequenas e o retorno pode surpreender.

Em algum momento você já deve ter ouvido falar no termo em inglês webinar, que nada mais é do que um seminário em rede. Mas afinal, o que você pode oferecer para o seu público? Vamos apresentar aqui algumas dicas para que a sua presença possa ser mais relevante.

Para começar, é preciso estudar as necessidades do seu público para que você possa oferecer um conteúdo de interesse. Fazem sucesso na rede, por exemplo, dicas de “vamos fazer”. Com elas você pode mostrar, por exemplo, possibilidades diferentes sobre como o seu produto ou serviço podem ser importantes na vida das pessoas.

Vale lembrar que se você não é muito afeito a falar em público, pode chamar alguém com conhecimento de causa para fazer a apresentação. Desde uma autoridade no assunto, se você tiver recurso para isso, até um de seus próprios colaboradores. Dentro das equipes sempre tem aquele que se sobressai ou que é mais afeito às novas tecnologias, que pode cumprir essa função. Basta para isso que haja foco sobre o que será o tema da apresentação, e assim não vire um evento genérico.

Para que a sua apresentação seja interessante e permita que as pessoas invistam parte do seu tempo para a sua audiência, é importante fazer um roteiro para a apresentação e se possível oferecer materiais com apelo visual.

Uma das características mais bacanas de um evento online é a possibilidade de o público interagir com o apresentador. Por isso, uma dica legal é ir intercalando as perguntas do público com a sua fala. Isso vale principalmente para que as apresentações mais longas não fiquem monótonas. É importante que você domine bem o assunto que vai apresentar. Isso vai gerar credibilidade e uma maior empatia por parte do público.

A interação é uma ótima forma de cativar as pessoas. Por isso vale ser o mais didático possível. Muitas perguntas sobre o mesmo tema pode ser um indício de que você não esteja sendo tão didático quanto gostaria.

Estratégias

Um fator que deve ser levado em conta para o seu evento online diz respeito à data e horário escolhidos. Vale dar uma olhada no que está programado para que você não tenha uma concorrência de um artista famoso ou de algum acontecimento público que esteja previamente marcado. Na hora de estudar a sua audiência é possível verificar qual seria o horário em que as pessoas estejam mais disponíveis para a sua apresentação.

Para quem não pode acompanhar ao vivo, também é importante que o material possa ser disponibilizado para assistir no momento mais adequado. A desvantagem nesse caso é a impossibilidade de interação ao vivo.

Mas isso pode ser minimizado. Você pode deixar os seus canais de comunicação para que eventuais dúvidas sejam resolvidas. Nesse caso, uma resposta rápida também conta pontos e a pessoa vai se sentir valorizada. Agora, se uma pergunta demorar dias ou até semanas para ser respondida, vai deixar uma impressão de desinteresse, o que, convenhamos, é péssimo para a sua imagem.

Ao divulgar o seu evento online, o planejamento estratégico também pode fazer toda a diferença. Aí vale ter uma página para o cadastro dos participantes em que você possa ao menos ter o e-mail deles para um futuro contato. Para a sua base, enviar mensagens com notificações sobre o a apresentação e fazer a divulgação nas redes sociais do seu negócio também vai ajudar a aumentar o seu público.

Se você não tem ideia de como começar a colocar seu negócio online na internet, o Terra Empresas te ajuda com este e-book: Primeiros passos para colocar sua empresa na internet. Aproveite!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também