Menu Terra Blog Empresas

Faça o seu home office ser mais produtivo

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

12 de abril de 2022

Faça o seu home office ser mais produtivo

A oportunidade que muitos colaboradores e empresários tiveram de trabalhar em casa durante a pandemia do novo Coronavírus trouxe uma segurança adicional à saúde de todos, mas também alguns problemas inesperados. Fazer um home office produtivo passou a ser um desafio. Afinal, nem todo mundo tem um escritório em casa, ou mesmo um lugar em que possa trabalhar sem distrações. Para quem tem crianças e adolescentes em casa, a suspensão das aulas regulares fez com que a rotina mudasse de forma radical. Muitos casais passaram a trabalhar em paralelo e ao mesmo tempo tiveram de dar atenção, principalmente às crianças, além de resolver os naturais conflitos domésticos em um período de confinamento. Não foram poucas as vezes que você viu crianças aparecendo em reuniões de trabalho, ou a dificuldade delas em acompanhar o estudo online. Natural, em um período tão difícil de isolamento social. Mas não pense que só quem tem muita gente em casa passou por dificuldades. Quem mora sozinho, por exemplo, também teve de superar desafios para ter um home office produtivo. Aqui, a dificuldade de concentração se dá por conta das distrações cotidianas, com as possibilidades que uma casa oferece, diferentemente do escritório. Em ambos os casos, domesticar o tempo é o desafio a ser superado.

Um home office produtivo

Para ter um home office produtivo, é preciso estabelecer algumas regras. Não adianta querer trabalhar o dia inteiro de pijama, em cima da cama ou no sofá, ainda que isso possa ser feito de maneira pontual, em algum momento do dia. Ter um local adequado para o trabalho, bem iluminado e, dentro do possível, silencioso, pode fazer toda a diferença. Separe os itens que considera essenciais para o seu trabalho e evite distrações desnecessárias. O local de trabalho deve estar limpo e confortável. Está dado o primeiro passo para um home office produtivo.

Casais com filhos

Para casais com filhos, que trabalham juntos, na medida do possível, uma dica é que os horários sejam um pouco diferentes. Isso pode fazer com que na largada um dos dois possa dar atenção às crianças e o outro possa fazer isso mais no fim do dia. Sempre que possível, algumas pausas durante o dia também vão ajudar a dar uma organizada na situação, que todos sabemos, é bem difícil de controlar.

Vestuário

Via de regra, não é preciso trabalhar de terno e gravata dentro de casa, mas também é preciso deixar o pijama de lado. As roupas devem ser confortáveis, mas diferentes daquelas utilizadas no lazer. Nunca se sabe a hora em que será preciso participar de uma reunião online. Por isso, os cuidados pessoais também se fazem necessários, como pentear o cabelo e cuidar da barba, por exemplo.

Horário

Para tornar o home office mais produtivo, muitas empresas têm sido mais liberais com o horário de trabalho, em que o início e o fim são ajustados de acordo com as necessidades pessoais de cada um. Mas isso não é um sinal verde para que você possa trabalhar somente no momento em que ache necessário. A jornada deve ser cumprida à risca, o que evita aborrecimentos. E nada de ficar offline durante esse período. Isso vai causar uma má impressão, caso alguém procure por você e não tenha resposta.

Agenda

Ter uma agenda compartilhada de trabalho ajuda a manter um home office produtivo. Assim você pode ter um controle maior sobre as atividades que já foram realizadas e sobre o que precisa ser feito. Em uma agenda integrada com a equipe, fica mais fácil reunir o grupo num horário que seja mais favorável para a maioria. Com ela também é possível saber o que cada um está fazendo, o que, em muitas oportunidades, melhora o fluxo do trabalho da equipe.

Futuro

O trabalho a partir de casa ganhou força durante a pandemia do novo Coronavírus e especialistas acreditam que muitas empresas vão continuar utilizando o expediente, ainda que em parte do tempo, no futuro. Se for adotado em massa, mesmo que em alguns dias da semana, haverá ganhos gerais para a sociedade, com a menor necessidade de deslocamentos. Individualmente, as pessoas também ganham em qualidade de vida, enquanto as empresas podem otimizar melhor os seus espaços. Por tudo isso, vale a pena investir em um cantinho mais confortável para que o seu home office possa ser mais produtivo.

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também