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Facebook para empresas: boas práticas para pequenos negócios

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

14 de julho de 2020

Facebook para empresas: boas práticas para pequenos negócios

Apesar de o Instagram ocupar cada vez mais espaço entre as redes sociais, não subestime o poder da plataforma de Mark Zuckerberg. Vamos destacar a importância do Facebook para empresas e como ele pode impulsionar o seu negócio.

Se quiser que o seu empreendimento tenha uma considerável presença digital, não há como estar fora dessa rede social. Estar presente, porém, não basta. Há dicas práticas que vão ajudá-lo(a), tais como criar uma página para sua empresa no Facebook.

Por que apostar no Facebook para empresas?

Em 2019, o Facebook completa 15 anos de vida — com a marca de 2.3 bilhões de usuários diários, segundo dados divulgados pela própria empresa. Apenas no Brasil são 130 milhões de pessoas conectadas. Não há dúvidas sobre o papel notável do Facebook para empresas.

Como criar um Facebook para uma empresa?

Ao abordar como criar uma página no Facebook para sua empresa, vamos começar pelo início, obviamente. Há quem ainda não saiba que empresas não podem ter perfil (pessoal) no Facebook.

O que é uma página no Facebook e para que serve?

A página no Facebook (ou fanpage) é um espaço com o objetivo de ser um canal de comunicação entre uma determinada marca/empresa/personalidade e os seus fãs.

Com um perfil pessoal, você não terá acesso a ferramentas e funcionalidades disponíveis apenas para perfis comerciais:

  • É legal: e, aqui, no sentido lícito, já que os termos de serviço do Facebook proíbem que empresas tenham perfil pessoal;
  • Conexões ilimitadas: como perfil, você poderá ter no máximo 5 mil amigos;
  • Call To Action: atua como um botão para direcionar os usuários para ações como compra e acesso ao site, por exemplo;
  • Análise de métricas: apenas com o Facebook para empresas você terá acesso a dados fundamentais para acompanhamento da evolução do seu negócio;
  • Anúncios: com boas possibilidades de segmentação de público, os anúncios são outro ponto importante para se criar um Facebook para empresas.

Como criar uma página no Facebook para uma empresa?

Vamos ao passo a passo:

  1. Para começar, acesse o endereço e siga as instruções no link: https://www.facebook.com/pages/create;
  2. Escolha qual tipo de página melhor se adequa ao seu negócio;
  3. Criada a página de Facebook para empresas, acesse o https://www.facebook.com/username/ e crie uma URL personalizada;
  4. Escolha fotos de capa e perfil atraentes ao seu público, dentro dos padrões previstos pela página do Facebook para empresas;
  5. Escreva com atenção o texto da seção “Sobre”;
  6. Uma vez ativa, procure responder às mensagens rapidamente para conquistar o selo “Responde rapidamente às mensagens”; isso confere relevância à página de Facebook para empresas;
  7. Em “Linha do Tempo”, ao clicar na opção “Oferta, evento etc.”, você poderá adicionar “Marcos” — com algumas conquistas da sua empresa;
  8. Use o botão Call To Action para criar ações como “Comprar agora”, “Fale conosco” e “Cadastre-se”, por exemplo.
Imagem: Unsplash

Ops. Já tenho um perfil pessoal…

Calma! Se, ao criar Facebook para empresa, você já tiver um perfil pessoal, a própria rede social oferece um recurso para converter o seu perfil em uma página, inclusive com a possibilidade de mesclar perfis ou páginas semelhantes.

Como melhorar a minha presença digital no Facebook

Não basta se preocupar em como criar uma página no Facebook para empresas. Agora é o momento de consolidar e ter uma boa presença digital na rede.

  • Priorize a qualidade dos posts (não a quantidade);
  • Esteja atento(a) aos horários que mais se encaixam ao perfil do seu público;
  • Tenha o hábito de agendar posts com antecedência;
  • Boas imagens aumentam em até 2,3 vezes o engajamento e alcance das postagens;
  • Além disso, aposte em bons vídeos;
  • Atenção aos tamanhos de fotos de perfil e capa previstos pelo Facebook para empresas.

Sobre anúncios

Tanto o Gerenciador de Anúncios como o Power Editor (para empresas de maior porte) são importantes passos seguintes para quem quer criar um Facebook para sua empresa. Com o recurso Audience Insights, você terá dicas para construir uma publicidade mais eficiente na rede social.

Como criar uma conta no Facebook business?

Após criar o Facebook para empresas, se você ainda não tiver uma conta no Facebook Business, ferramenta que permite organizar e gerenciar o seu negócio na rede social, siga estes passos:

Acesse o business.facebook.com > Clique em Criar Conta > Aponte o nome da empresa > Selecione a Página principal > Digite seu nome e endereço de e-mail do trabalho > Acrescente as informações obrigatórias.

Grandes possibilidades

Com sua página de Facebook para empresas criada, baixe o Guia Definitivo: Como anunciar produtos na internet e conheça possibilidades que a web oferece para o seu negócio.

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