A captação de novos clientes é um objetivo comum a todos os empresários, não é mesmo? Afinal, quanto mais clientes, maiores as chances de aumentar os lucros. No entanto, esse trabalho pode ser muito exaustivo se você não conseguir reter os compradores nos próximos meses. Segundo um estudo feito pela Bain & Company, 5% de clientes retidos podem gerar um aumento de até 95% nos lucros dos próximos meses. Esse é o poder da fidelização de clientes.
Antes de explicar a importância da fidelização dos clientes, é preciso que você conheça os tipos de compradores, pois clientes fiéis têm características diferentes que são significativas:
Quando se tem uma base mais sólida de clientes, é muito mais fácil conseguir novos compradores. Apenas com a fidelização de clientes, você já terá um alicerce mais consistente das suas despesas e conseguirá ter uma noção maior sobre quanto dinheiro pode arrecadar ou investir em um determinado tempo.
Conheça outras importantes vantagens de se trabalhar a fidelização dos clientes:
O marketing tem uma importância gigantesca na imagem do seu produto, mas saiba que os seus clientes são os principais propagadores da sua empresa. Quer coisa melhor do que recomendações gratuitas?
Quando um cliente está satisfeito, você pode ter certeza de que ele indicará a sua marca na primeira oportunidade que tiver, o que ajudará na captação de novos compradores.
Se você tiver uma loja virtual, ainda será um grande estimulo para compras, já que a pessoa terá mais confiança no momento da aquisição.
Por falar em confiança na hora de comprar, você não precisará convencer a pessoa a comprar uma segunda vez, pois o cliente satisfeito e fiel compra de novo. Além disso, as chances de ele adquirir algo mais caro são maiores.
Entenda que: clientes insatisfeitos vão gerar críticas negativas eclientes que não se importam com a sua marca nem sequer farão críticas; já os clientes fiéis vão querer o bem do negócio e, além de elogios, farão comentários construtivos que poderão ajudá-lo a traçar o que precisa ser melhorado.
Com seus clientes fiéis convictos mantenha sempre um relacionamento positivo que beneficie as duas partes.
Nem todos os clientes vão ser fidelizados pelos mesmos motivos. Por isso, para ter uma base sólida e ampla de compradores, é preciso executar uma série de estratégias que ajudarão na fidelização. Conheça quatro práticas para a fidelização de clientes:
Quando se tem uma loja online, muitas vezes o atendimento nem sempre será usado; mas, quando ele for necessário, é importante que seja de qualidade (assim como em lojas físicas). Muitas vezes, mesmo se o produto não for da melhor qualidade — ou se o preço for maior —, clientes podem optar pela loja com um bom atendimento apenas como uma forma de agradecimento.
Tem como deixar um cliente mais satisfeito do que ao colocar um item que ele queria em promoção? Além da existência de promoções frequentes, é importante que você saiba o que seus compradores querem (para poder trabalhar o anúncio da promoção mais desejada).
Antes mesmo de haver tantas estratégias para a fidelização de clientes, muitos já afirmavam que o cliente tinha sempre razão. O estudo que citamos anteriormente da Bain & Company revelou também que clientes que reclamam e têm o problema resolvido rapidamente se tornam, em 95% dos casos, fiéis. Isso porque quem reclama geralmente quer comprar, e é importante não só ouvir a reclamação, mas também dar um feedback.
Outra ótima forma de captar clientes fiéis é por meio de programas de fidelidade. Embora se pareçam com promoções, nesses programas a fidelização estimula — e muito — a compra — desde que o bônus seja algo realmente desejado e não um brinde simples.
Gostou das nossas dicas de como fazer a fidelização de clientes? Então confira também o material educativo do Terra Empresas sobre como aumentar as vendas de um pequeno negócio e garanta o crescimento da lucratividade da sua empresa!
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