Fidelizar cliente é tão importante quanto atrair novos

publicado por Terra Empresas

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Fidelizar cliente é tão importante quanto atrair novos

Na prática, fidelizar cliente está diretamente ligado com a satisfação que ele tem com os seus produtos ou a sua empresa


Quem tem uma empresa sabe – ou deveria saber – que a fidelização de cliente  é tão ou mais importante do que conquistar novos consumidores. Outra vantagem? É mais barato. Porém, na correria do dia a dia, muitos empreendedores acabam se descuidando. E o resultado desse descuido pode o seu trabalho em risco.


Manter um cliente no radar, passa um bom planejamento. Além de um bom método. Para que você tenha sucesso em manter a sua base de clientes ativa, é preciso, antes de mais nada, ter um bom histórico de informações sobre eles. Um exemplo? Para a fidelização de cliente, você pode se valer de pesquisas de satisfação, que mostram o quanto ele ficou satisfeito ou não com uma compra, um serviço ou com a resolução de um problema.


A fidelização de cliente está diretamente ligada com a satisfação que ele tem com os seus produtos ou a sua empresa. Quanto maior ela for, maior será a possibilidade de ele voltar a fazer negócio.


Isso passa por um bom atendimento, uma boa comunicação e disponibilidade. Quando o cliente precisar de você, é preciso estar a postos. 


Como fidelizar clientes?


Seja em um comércio de bairro ou em uma loja virtual, o cliente vai sempre valorizar um bom atendimento. Normalmente, no quesito de vendas, as empresas conseguem atingir esse objetivo. A questão se complica quando há um problema e o cliente fica falando sozinho. Tenta entrar em contato e não consegue. Ou busca uma solução e ela demora dias, até semanas. Nesse caso, há dois problemas. Além da probabilidade quase certa de perder o cliente, ele ainda fará propaganda negativa do seu negócio ou serviço.
Nesses casos, a chance de fidelização de clientes insatisfeitos é perto de zero. É muito fácil de se observar isso nas redes sociais, quando existe uma queixa e o perfil da empresa é marcado. A reclamação que era só para a sua o seu negócio fica pública e pode influenciar negativamente novos clientes. Portanto, o atendimento é uma área que não dá para errar na hora em que se pensa da fidelização de clientes. É talvez o ponto principal para fortalecer a parceria.


Seja atento


Uma regra básica é saber ouvir. Seja por meio de uma pesquisa de satisfação ou por meio de um contato direto. Quando o cliente procura a empresa, toda a atenção deve ser dada às suas necessidades, seja um problema, uma dúvida, uma queixa ou um elogio. O relacionamento nas redes sociais deve acontecer de maneira leve, com apresentação de conteúdo relevante. Ali, é possível abrir um bom canal de comunicação, por meio dos comentários. Sempre que houver alguma questão, ela deve ser respondida rapidamente. Assim, o cliente vai se sentir acolhido.


Reforce a sua marca


Durante a  pandemia Covid-19, novos obstáculos precisaram ser superados para realizar uma venda. Muita gente perdeu o emprego, a renda média está mais baixa do que aquela do que no início de 2020 e mesmo quem está empregado economiza mirando o futuro incerto. Talvez este seja um bom momento para você fortalecer a sua marca. Diversificar o conteúdo em um momento em que uma parte significativa das pessoas está em casa pode ajudar a criar uma boa imagem do seu negócio. Mais do que nunca é preciso demonstrar empatia. 


Inove


Para os negócios online, há uma infinidade de possibilidades para oferecer o seu produto. Nos sites de vendas é comum vermos as fotos do produto e o preço. Mas pode notar que grandes e pequenas empresas utilizam  conteúdo de qualidade para tentar convencer o cliente. Seja um vídeo que mostre as qualidades do produto, um material em texto que apresente outras possibilidades de uso, ou uma foto impactante. 


Conquistar o cliente pelo bolso é também uma boa forma de mantê-lo por perto. Um desconto em uma segunda compra, acúmulo de pontos que permitam um desconto ainda maior e promoções exclusivas também devem ser levadas em consideração. Opções com prazo maior para pagamento e agilidade na entrega também são bons caminhos a serem seguidos.


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