Menu Terra Blog Empresas

Fortalecimento de marca: o que é e como pode ajudar no crescimento do seu negócio

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

13 de junho de 2022

Fortalecimento de marca: o que é e como pode ajudar no crescimento do seu negócio

Em um mercado altamente competitivo, em que a todo momento estamos expostos a diferentes produtos e serviços, o dono de um pequeno negócio precisa atuar em várias frentes para consolidar a sua marca e divulgar o seu negócio.

Para alcançar esse objetivo é preciso, antes de qualquer coisa, ter um diferencial, para assim de destacar da concorrência. A tendência é de que as marcas tenham uma sólida associação a causas e conteúdos, para que, dessa maneira, possam ganhar o coração das pessoas. Vamos falar disso mais à frente.

Nos últimos anos, observamos que o processo de compras mudou bastante. Se no passado o primeiro contato se dava basicamente por meio da publicidade nos veículos de comunicação e nas próprias lojas físicas, hoje ele se inicia quase sempre na Internet. E esse é um local em que as pessoas recebem estímulos a todo o momento. É nesse campo que marcas até então desconhecidas passam a disputar a preferência do consumidor com outras já consolidadas.

Para quem possui um pequeno negócio ou serviço, esse é um campo a ser muito bem explorado. E o marketing digital tem um papel fundamental nesse processo.

Definição do público-alvo para fortalecimento de marca

O primeiro passo para colocar o plano em prática é uma boa definição do seu público alvo, ou seja, uma pesquisa em que se identifica a faixa etária, o sexo, a situação sócio econômica do seu possível cliente. É preciso entender quais são as motivações que o consumidor têm para “necessitar” daquele tipo de produto. Isso só se consegue por meio de uma pesquisa que defina claramente a quem você quer chegar.

Defina um nome para o seu negócio

Feita essa pesquisa, a etapa de escolher um nome para a sua marca também é decisivo. Ele precisa ser fácil de memorizar, de preferência curto e sonoro. Porém, muitas vezes uma boa ideia acaba sendo difícil de implementar, justamente porque alguém “já pensou nela antes”.

Por isso, vão aqui duas dicas. Verificar se já há registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) para a marca que você quer colocar no mercado e pesquisar os domínios que ainda estão disponíveis para que você possa criar um site e fazer com que a sua presença online seja garantida.

A escolha de um logotipo

A representação gráfica da sua marca também é um fator que precisa ser cuidado com muito carinho. Um bom logotipo, que seja representativo para o seu negócio ou produto vai ajudar a construir a sua logomarca e fazer com que ela alcance o seu objetivo, que é ficar na memória das pessoas. Nesse caso, vale o investimento em um profissional de design, que vai ajudar a definir a maneira com que a sua empresa quer chegar até a cabeça das pessoas. O uso das cores é considerado um ponto chave nesse processo.

A importância da comunicação

Definir a comunicação é outro passo importante a ser tomado, afinal, uma boa marca precisa de personalidade. Nesse processo, a definição do tom de voz vai ajudar para facilitar que o seu público alvo se lembre dela. No marketing de relacionamento, a forma com que a sua marca vai se comunicar pode fazer toda a diferença.

Certamente você vai se lembrar de alguns casos em que, nas redes sociais, marcas se destacam com um discurso leve, que respondam as questões ou reajam a acontecimentos de forma leve. Algumas, mais consolidadas, chegam até a se relacionar com os seus concorrentes, no Twitter ou no Facebook, por exemplo. Isso só será possível se você conhecer muito bem o seu público e tiver bem ajustada a maneira de abordagem.

Ter uma causa

Para tornar a sua marca relevante, um dos caminhos que podem ser seguidos é o apoio a causas relevantes. Causas ambientais, sociais ou culturais costumam ser um bom caminho de fortalecimento de marca. Quanto maior for o engajamento nessas causas, mais fácil será de ser lembrado.

Mas não se pode ficar somente no discurso. Um trabalho bem feito nesse sentido vai fazer com que os próprios consumidores passem a recomendar o seu negócio a outras pessoas ligadas à causa em questão. Um apoio cultural, por exemplo, pode fazer com que a sua marca alcance um nicho específico, que precisa ser bem pensado, dentro do público alvo que você escolheu. Você ganha respeito desse público, além de contribuir com a causa escolhida.

Quer saber como criar uma marca e consolidar sua empresa no mercadoO blog Terra Empresas pode te ajudar nisso.

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também