Fotos para Instagram: passos simples para bombar as fotos da sua loja

Como saber a hora certa de contratar funcionários?
17 de outubro de 2018
Trabalho de casa pode ser aconchegante
Trabalho em casa: como deixar seu escritório aconchegante
24 de outubro de 2018

Se você tem uma loja virtual ou física, as redes sociais são importantes para você aumentar vendas. Ao dar a palavra final sobre tudo e ainda ter que atuar nas redes sociais como o Instagram, pode ser que você tenha dificuldades em adicionar “fotógrafo profissional” a sua lista de habilidades como empreendedor. Seguindo estes passos, as chances de você acertar nas fotos para Instagram são maiores.

 

Dicas técnicas: cenário, iluminação e uso da câmera

Dicas simples te ajudam a evitar problemas técnicos, como a contraluz, que pode deixar suas fotos escuras, com sombras ou reflexos indesejados. Foto: Unsplash.

 

Montando o cenário

A escolha do cenário é fundamental para o sucesso de suas fotos para Instagram. Afinal, você está mostrando seus produtos ou serviços e é bom deixar claro que todo o processo é tocado com muito profissionalismo.

 

É recomendável que se prefira cenários neutros, com poucas ou uma única cor, sem itens desnecessários ou que despertem dúvidas em quem vai ver a foto. Se você vende tecidos, costura roupas ou faz quitutes para festas, evite que os bastidores do processo apareçam. Garanta ambiente limpo, com produtos em perfeito estado sendo expostos aos clientes.

 

Lembre-se que o zoom diminui a qualidade das fotos e o processamento do Instagram pode deixar sua imagem ainda pior. Portanto, utilize a maior resolução disponível ao acessar as configurações da câmera, evite tirar fotos com zoom e prefira se aproximar dos objetos fotografados.

 

Se você estiver empolgado com a ideia de ser fotógrafo(a), invista na construção de um pequeno estúdio “faça você mesmo”. Há tutoriais que ensinam a utilizar caixas, isopor ou cartolinas e lâmpadas baratinhas para iluminação.

Em poucos passos e quase nenhum investimento você consegue montar um pequeno “estúdio” e pode melhorar muito a qualidade das fotos para Instagram de sua loja.

 

Por fim, lembre-se que é bom manter um padrão em sua galeria de fotos. Para isso, pense em uma identidade visual: escolha ângulos preferenciais e enquadramentos – use a grade do celular para ajudar a visualizar – para fazer as fotos e pense em uma maneira eficiente para expor seu produto ou serviço. Sua identidade precisa estar alinhada ao conteúdo das fotos e ao serviço ou produto vendido em sua loja.

 

A iluminação

Todo mundo já tentou tirar uma foto da Lua e se frustrou. Além das limitações da câmera do celular, outro fator que contribui para a Lua se parecer com uma pequena bolinha é a iluminação. E, mesmo sem saber, você pode estar sofrendo com o mesmo problema em suas fotos para Instagram.

 

A primeira dica para superar esse desafio é: utilize o máximo de luz natural possível. O primeiro passo é evitar a contraluz – quando a luz vem de trás do objeto fotografado – ao posicionar o objeto ou a pessoa na direção contrária a entrada da luz no ambiente. Por exemplo, se a luz entra por uma janela, tente posicionar o objeto na parede em frente entrada de luz.

 

Lembre-se de evitar sombras ou reflexos alterando o ângulo em que a câmera aponta – de cima para baixo, de baixo para cima. Elas podem esconder detalhes, expressões do rosto ou até impedir a visualização da imagem com clareza.

A luz do sol deixa as fotos mais nítidas e com detalhes mais definidos. Então, para aproveitá-la melhor, tente fazer as suas fotos em localizações próximas das janelas e controle a quantidade de luz com o uso de cortinas.

 

Depois que você aprender a usar a luz do sol, é possível evoluir para o uso de fontes artificiais de luz. Um abajur, lâmpada ou lanterna podem a ajudar a equilibrar a quantidade de luz em sua foto. Lembre-se sempre de prestar atenção na direção em que a luz artificial aponta e tente equilibrá-la com suas fontes artificiais.

 

Filtros ou aplicativos: como editar fotos para Instagram

Filtros e funções do app

Agora que você já tem dicas para captar a melhor foto possível com seu telefone, você vai aprender a editar a foto. Afinal, é possível que o resultado ainda não seja satisfatório quando você estiver postando.

 

Se esse for o caso, sempre é bom comparar as fotos feitas sem filtro e com filtro. Essa função do aplicativo altera cores, sombras e texturas das fotos. Então, escolha a opção melhor atenda a seus objetivos, determine a intensidade do efeito e compare com a foto anterior. A foto original pode te surpreender.

 

O Instagram fornece vários filtros gratuitos e, para saber qual se adapta melhor ao objetivo da foto, é bom testar cada um deles. Aos poucos, você pode ter alguns filtros preferidos e poderá escolher que apenas esses estejam disponíveis na hora de editar, na opção “Gerenciar” ao final da lista de efeitos.

Existem aplicativos gratuitos que podem te ajudar a melhorar a qualidade das fotos para Instagram. Aposte! Foto: Unsplash.

 

As possibilidades ofertadas pelo aplicativo não param por aí. Se nenhum filtro te agradou, ainda é possível ajustar manualmente brilho, contraste, destaques, nitidez, sombras, temperatura, saturação e outros detalhes em suas fotos para Instagram diretamente no app, antes de postar a foto. Explore essas funções!

 

Aplicativos de edição

Se as dicas de fotografia e as opções de filtro ou edição do Instagram não foram suficientes, calma. Você ainda pode usar os aplicativos gratuitos para Android ou iOs. Vamos apresentar agora duas boas opções para você aprender a usar:

 

Afterlight

O Afterlight é um app gratuito com funções similares à do Instagram. Com design e funcionamento simples, o aplicativo já foi baixado mais de 5 milhões de vezes para telefones Android, não vai ocupar muito espaço no seu telefone e é um dos preferidos para quem usa o Instagram frequentemente. Suas principais funções são:

  • Ferramentas de corte;
  • Ajuste de brilho;
  • Contrastes;
  • Rotação;
  • 70 filtros de luz;
  • Edição em camadas como em editores profissionais.

Disponível para Android e iOs.

 

VSCO

O VSCO é uma unanimidade para quem quer arrasar em fotos para Instagram. Com mais de 50 milhões de downloads para dispositivos Android, este aplicativo traz uma interface com uso intuitivo e até funções parecidas com as redes sociais.

O VSCO não salva as fotos diretamente em sua biblioteca. Para utilizá-lo, será preciso importar as fotos de sua galeria para a galeria do aplicativo, edita-la e só depois salvá-la com as demais fotos do telefone ou postar nas redes sociais.

As principais funções do VSCO são:

  • Filtros com alta definição;
  • Edições que não diminuem a qualidade da imagem;
  • Ajuste de sombras, foco, tonalidade;
  • Possibilidade de retomar a edição da foto e desfazer alterações.

Disponível para Android e iOs.

 

Quantos likes esta foto merece?

Tirar boas fotos para Instagram pode ser um desafio e tanto para quem precisa dar conta de tantas funções como um empreendedor. Com poucas dicas, você pode elevar a qualidade da sua foto, fotografar de maneira parecida aos profissionais do ramo, editar as fotos com mais detalhes e até utilizar filtros para dar um padrão as fotos em sua galeria no Instagram.

 

Vale a pena investir um tempo pesquisando dicas práticas e baratas para seu Instagram. Afinal, estar na rede em contato com seus clientes é fundamental para o sucesso das vendas e estar bem representado no Instagram é um passo determinante para garantir presença digital. Agora é com você!

 

Terra Empresas

Escrito Por

Terra Empresas

O Terra Empresas traz soluções completas para você realizar negócios com os melhores produtos e serviços digitais

Anterior
Próximo
Deixe seu Comentário
Blog
Conheça nossos Produtos