Franquias para cidades pequenas: 13 opções para você começar o seu negócio

Como funciona a declaração de Imposto de renda MEI
12 de abril de 2019
Antivírus completo: por que pagar por segurança digital?
23 de abril de 2019

O mercado se desenvolve cada vez mais nos municípios do interior. No entanto, para muitos, ainda existe aquela imagem de que uma cidade pequena se trata apenas de uma igreja, praça, padaria e uma sorveteria nos arredores. Esqueça isso, pois, as franquias para cidades pequenas chegaram para ficar.

O interior brasileiro, há algumas décadas, têm caminhado para um grande crescimento. Segundo o IBGE (2010), as cidades com menos de 500 mil habitantes são as que mais crescem no Brasil. Logo, o comércio nessas cidades tende a aumentar.

O artigo a seguir foi aqueles que pretendem abrir um negócio em cidade do interior. Nele, você poderá conhecer 13 franquias para cidades pequenas, valores de investimento e retorno. Confira!

1. Maria Brasileira

A Maria Brasileira é a franquia líder no segmento voltado para limpeza e cuidado domésticos e comerciais, com mais de 180 lojas espalhadas por 24 estados do Brasil. Além de profissionais especializados nas áreas de limpeza, cozinha, jardinagem e outros serviços para residências e empresas, a franquia conta também com colaboradores que passam roupa, cozinham e até mesmo cuidam de idosos, crianças e passeiam com cães. 

Entre franquias para cidades pequenas, o negócio serve como uma oportunidade viável, inclusive para municípios com menos de 50 mil habitantes. Confira alguns dados em relação à empresa:

  • investimento: o investimento inicial para a Maria Brasileira fica entre R$ 57 mil a R$ 67 mil reais;
  • faturamento mensal: a estimativa do faturamento mensal da empresa é de R$ 45 mil;
  • retorno: o retorno do valor investido é obtido entre 12 a 14 meses.

Confira mais informações sobre como ser um franqueado da Maria Brasileira!

2. Chiquinho Sorvetes

A história da Chiquinho Sorvetes já parte para o sucesso tendo a primeira de suas franquias para cidades pequenas, em Frutal-MG, caindo nas graças dos moradores. Após cinco anos, foi aberta uma sorveteria em Guaíra, estado de São Paulo. Em 2010, já com 80 lojas, a Chiquinho entrou para o segmento de franchising. Acompanhe seus dados:

  • investimento: para iniciar a franquia,é preciso investir em média R$250.000,00;
  • retorno: o retorno da empresa acontecerá de R$ 18 a 36 meses.

3. Fórmula Pizzaria

A Fórmula Pizzaria é outra opção entre as franquias para cidades pequenas.  Atuando no mercado tradicional de pizzas, a empresa leva como diferencial inovação e uma operação de fácil gestão. Fundada em 2014, seu cardápio conta com mais de 40 sabores de pizzas, entre doces e salgadas. Veja seus dados:

  • investimento: o capital necessário para abrir uma franquia da Fórmula Pizzaria é de R$115.000,00;
  • retorno: o investimento começará a trazer retorno entre 24 e 36 meses.

Gostou dessa franquia? Então, conheça um pouco mais sobre a empresa!

4. BR Mania

Criada em 1994 no Brasil, a BR Mania hoje conta com total de 1.311 unidades em todo Brasil, oferecendo produtos variados e de qualidade para seus clientes, gerando bons retornos para seus franqueados. Quem adquirir essa franquia, poderá ter um aumento de 17%, em média, no volume de vendas de combustíveis.

  • investimento: o valor a ser investido em uma franquia BR Mania deve ser a partir de R$190.000,00;
  • retorno: o franqueado poderá receber seu retorno entre 24 a 36 meses.

5. Cacau Show

Entre as franquias para cidades pequenas, a Cacau Show, loja de chocolates mais famosa do Brasil, conta com um modelo muito acessível. Esse modelo considera cidades de até 20 mil habitantes. No Brasil, já são mais de 1.770 franquias. e seus lojistas têm a opção de escolher o modelo, entre loja ou quiosque. Acompanhe suas taxas de investimento e retorno:

  • investimento: o valor pode variar de acordo com o modelo, entre R$ 27 mil a R$ 205 mil;
  • taxa de franquia: a taxa paga para a franquia será em torno de R$ 10.000,00 a R$ 40.000,00;
  • royalties: em média 50% sobre o valor da mercadoria;
  • retorno: o retorno de capital será entre 18 a 24 meses.

6. Instituto Embelleze

Além de oferecer cursos, os franqueados do Instituto Embelleze podem também vender os produtos da marca. Fundada em 1998, a marca começou a expansão por meio de franquias em 2003 e fechou o ano passado com 359 unidades. O Instituto oferece a opção de instalação em franquias para cidades pequenas de até 50 mil habitantes após estudo prévio de mercado. Seus dados são:

  • investimento: o valor gira em média R$90.000,00;
  • taxa de franquia: a Embelleze apresenta taxa de franquia entre R$ 25 mil e R$69 mil reais;
  • faturamento mensal: seu faturamento será de R$80.000,00;
  • retorno: entre 18 e 24 meses após a inauguração da loja franqueada.

7. Weeze

Criada em 2006, a Weeze é uma franquia para cidades pequenas voltada para a área de cosméticos. No mesmo ano em que foi fundada, a empresa passou a oferecer franquias para o Brasil e também para países do Mercosul. Seu investimento e faturamento é de:

    • investimento: em torno de R$ 10.000,00;
  • taxa de franquia: assim como o de investimento, R$ 10 mil;
  • faturamento mensal: o faturamento da Weeze será de, em média, R$ 50.000,00;
  • retorno: seu retorno financeiro acontecerá em até 36 meses.

8. Academia Washington Franchising

A Academia Washington Franchising é uma rede de escola de idiomas para crianças a partir do segundo ano, além de adolescentes, jovens e adultos. Com mais de 60 mil unidades espalhadas pelo Brasil, a marca tem especialidade em cidades com até 120 mil habitantes, mas abre também franquias para cidades pequenas, com até 20 mil habitantes. Veja:

  • investimento: para adquirir essa franquia será necessário em média R$ 54 mil a R$ 131 mil;
  • taxa de franquia: a empresa tem sua taxa de franquia em valor entre R$10.000,00 a R$ 20.000,00;
  • faturamento mensal: varia entre R$ 35 mil a R$80 mil reais;
  • retorno: o prazo para retorno do investimento é de 12 meses.

9. Açaí da Terra

Há mais de 17 anos no mercado, a rede de açaí atua com boa aceitação do seu público. O diferencial do Açaí da Terra é que, a empresa oferece todo suporte para a implantação das redes franqueadas. Para cidades pequenas, uma rede de açaí seria o básico para se ter sucesso:

  • investimento: a partir de R$ 150.000,00;
  • retorno: entre 36 a 60 meses após a abertura.
  1. Casa e Coisa

É difícil encontrar franquias para cidades pequenas que trabalhem com comercialização de materiais de construção, imobiliários e acessórios decorativos. Com a Casa E Coisa, você encontra essa especificidade para casa, com os mais variados produtos. Criada em 2005, a franquia precisou apenas de um ano para virar referência em todo o Brasil:

  • investimento: em média R$ 40 mil;
  • faturamento mensal: estima-se até R$ 120.000,00.

11. Cartório Mais

Com serviços como o de obtenção de certidões, certificados digitais, assessoria jurídica e crédito consignado, a Cartório Mais possui mais de 360 unidades. Dotado de um modelo de microfranquia, a marca pode ser instalada em cidades com até 30 mil habitantes, com pouco investimento:

  • investimento: inicial de R$ 45.000,00;
  • faturamento mensal: em média de R$ 55 mil;
  • retorno: em até 18 meses após a abertura da franquia.

12. Padrão Enfermagem

Se existe alguma área profissional de franquias para cidades pequenas que sejam baratas, essa área é a da saúde. A Padrão Enfermagem é uma empresa especializada na intermediação de profissionais da enfermagem e cuidadores de idosos, adultos e crianças, e está em exercício desde o ano de 2006. Ela possui dois tipos de franquias, a Padrão (home office), e Plus (ponto comercial), e abrangem cidades de até 100 mil habitantes. Seus dados são:

  • investimento: entre R$ 25,7 mil a R$ 72 mil reais;
  • faturamento mensal: sua média é de R$ 28,7 mil;
  • retorno: o prazo para seu retorno financeiro é de até 24 meses.

Ficou interessado? Então, veja mais informações para ser um franqueado da Padrão Enfermagem!

13. Drogaria Farmais

Contando com mais de 490 unidades espalhadas em todo Brasil e criada em 1994, a Drogaria Farmais é uma franquia para cidades pequenas no ramo de farmácia que opera em dois tipos de formatos: a unidade franqueada e a unidade convertida, que nada mais é do que a economia na hora da escolha do aluguel e do ponto. 

Em 2009, a Farmais passou a fazer parte do Grupo Brasil Pharma, holding do segmento de varejo farmacêutico do Grupo BTG Pactual, que administra outras redes de drogarias: Rosário (Centro-Oeste), Sant´Ana (nordeste) e Big Ben (norte). Para ser um franqueado você deve saber que:

  • investimento: será entre R$ 248.000,00 a R$ 440.000,00;
  • faturamento mensal: em média de R$ 176 mil reais ao mês;
  • retorno: o tempo de retorno é de 60 meses após a abertura da loja.

Você pôde conferir 13 opções de franquias para cidades pequenas. Antes de escolher a sua, conheça mais sobre cada uma delas e busque conhecer também como as empresas conquistam o sucesso.

Ainda com dúvida? Dá uma olhada no material que preparamos para você sobre como aumentar as vendas do seu pequeno negócio.

Terra Empresas

Escrito Por

Terra Empresas

O Terra Empresas traz soluções completas para você realizar negócios com os melhores produtos e serviços digitais

Anterior
Próximo
Deixe seu Comentário
Blog
Conheça nossos Produtos