Gestão de negócios: como evitar o fim nos primeiros cinco anos

6 ferramentas para melhorar a sua gestão empresarial
20 de março de 2019
E-mail profissional: 8 benefícios de se ter um para sua empresa
22 de março de 2019

Um dos grandes desafios dos empreendedores é fundar um negócio que supere os cinco anos de estrada. Segundo o IBGE, 60% das empresas não chegam lá e ficam pelo caminho em menos de 60 meses. Para evitar esse destino, o Terra Empresas te ajuda com dicas de gestão de negócios que vão te auxiliar a manter uma empresa por vários anos!

Planejamento é fundamental para gestão de negócios

Um grande erro no início da jornada é tirar a ideia do papel sem nem mesmo fazer rascunhos antes. Na hora de abrir uma empresa, busque entender o mercado em que você vai entrar e se planeje: há carências que podem ser supridas, oportunidades surgiram recentemente, é possível se diversificar de que forma e, claro, estude a viabilidade do negócio.

Essa etapa do processo de gestão impacta diretamente todo o futuro do seu negócio. Tenha cautela antes de assumir dívidas! (Foto: Unsplash)

Quanto eu posso gastar?

A má gestão financeira pode colocar todos os seus planos por água abaixo. Planeje os próximos passos do seu negócio tendo em mente o fluxo de caixa necessário para seguir em frente. É possível registrar entradas e saídas em planilhas simples que possibilitam, inclusive, prever quanto dinheiro haverá no caixa da empresa em determinados momentos do ano.

O que está acontecendo na concorrência…

A grama do vizinho é sempre mais verde? Isso não é necessariamente uma verdade, mas prestar atenção no que é feito na concorrência é determinante para o sucesso de um negócio. Analise a presença e compreenda seus concorrentes para evitar que você perca mercado ao apostar em preços que não condizem com a realidade do seu nicho, por exemplo.

Mas eu vou vender para quem…

Para vender mais, você precisa compreender as necessidades do seu cliente. Antes mesmo de iniciar a gestão de negócios, compreender o que o seu público-alvo quer, como ele quer e qual a melhor maneira de atende-lo nesses quesitos é determinante para o futuro do seu negócio. Invista em canais de atendimento e faça cadastro de seus clientes.

Você conhece a minha empresa?

Por melhor que seja o seu produto, a probabilidade de ele ser conhecido sem que você faça marketing é pequena. O famoso “boca a boca” feito por seus clientes é uma ótima propaganda, mas vale a pena investir um tempo pensando em como explorar os tradicionais panfletos, garantir presença digital ou bombar com as fotos no Instagram e redes sociais.

Você precisa divulgar a sua loja ou empresa se não quiser fechar nos 60 meses iniciais. Na hora de planejar os passos iniciais, tenha em mente estratégias de marketing! (Foto: Unsplash)

Inove!

Para evitar que a sua empresa seja mais uma pelo caminho, aposte na inovação. Mesmo que sua empresa não seja da área da tecnologia, é possível inovar e diminuir despesas, aumentar a eficiência do trabalho em equipe e até garantir mais segurança ao apostar na tecnologia como meio para inovar.

Para superar os 5 anos, planeje o seu negócio!

O segredo para evitar que a sua empresa feche antes de completar 60 meses é planejar o passo a passo do seu negócio. Ao iniciar a trajetória no empreendedorismo, você vai precisar fazer gestão de negócios e o Terra Empresas te ajuda com os primeiros passos: clique aqui.

Terra Empresas

Escrito Por

Terra Empresas

O Terra Empresas traz soluções completas para você realizar negócios com os melhores produtos e serviços digitais

Anterior
Próximo
Deixe seu Comentário
Blog
Conheça nossos Produtos