Menu Terra Blog Empresas

Conheça 10 empreendedores de sucesso para se inspirar

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 11min leitura

05 de maio de 2022

Conheça 10 empreendedores de sucesso para se inspirar

O fracasso é um medo que ronda a mente de homens e mulheres que empreendem. Afinal, é comum que se aposte todas as fichas na abertura de uma empresa. Nesse contexto, ter que fechar as portas significa perder a “última oportunidade” de tranquilidade financeira.

A realidade, entretanto, é bem diferente, uma vez que as dificuldades na jornada são comuns, inclusive, para os empreendedores de sucesso

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 60% das empresas fecham as portas durante os cinco primeiros anos de funcionamento. Ou seja, o “fracasso” é um risco para mais da metade dos que empreendem.

Uma das maneiras de se encontrar atalhos nessa jornada é conhecer os erros e acertos cometidos por outros empreendedores. Então, dentre os motivos para o fechamento das empresas, vale destacar os seguintes:

  • Desentendimento entre sócios;
  • Falta de dinheiro ou conhecimento;
  • Dificuldades em compreender leis e benefícios do Estado. 

É por isso que trouxemos, neste artigo, nomes do empreendedorismo nacional e internacional para você se inspirar. Dessa forma, é possível aumentar as chances de sucesso na sua estratégia de negócio.

Nas histórias, você vai conhecer personalidades de diferentes nichos do mercado. E, assim, poderá aprender com quem já passou por esse desafio e conseguiu chegar ao sucesso!

Além disso, neste artigo, você confere:

  • O que é considerado um empreendedor de sucesso?
  • Quais os maiores empreendedores do mundo? 
  • Cinco maiores empreendedores do Brasil
  • Quem é o empreendedor mais rico do Brasil? 
Mulher negra, empreendedora de sucesso, sorrindo para câmera. Ela está segurando um tablet

O que é considerado um empreendedor de sucesso?

Quando um negócio dá certo, é porque, por trás, existe alguém que idealizou, planejou e colocou em prática ações para torná-lo concreto.

Ou seja, é a mente que enxerga melhor as oportunidades e trabalha pensando nas conquistas, mesmo em meio aos desafios. 

Um empreendedor de sucesso é, portanto, alguém que tenta não pensar no fracasso e nem se deixa abater quando algo sai errado. 

Em outras palavras, é uma figura que motiva e convence os que estão ao seu redor de que o negócio tem tudo para ser bem-sucedido.

Contuso, seu perfil é o de alguém que não tem medo de correr riscos e se mantém otimista e perseverante, sempre atento ao agora e às possibilidades futuras. 

Quais os 5 maiores empreendedores de sucesso do mundo? 

O mundo está repleto de bons empreendedores, mas existem aqueles que são excelentes. Isto é, que fizeram e fazem história, construindo verdadeiros impérios com suas marcas. 

Aliás, trouxemos cinco empreendedores de sucesso internacionais, que são referência para pequenos, médios e grandes empreendedores espalhados em todo o planeta:

1) Bill Gates

Bill Gates, fundador da Microsoft e empreendedor de sucesso, sorrindo para a câmera

O fundador da Microsoft, uma das maiores empresas de software do mundo, nasceu nos EUA e, desde jovem, já era um visionário. Quando o hardware estava em alta, Gates apostou em uma nova solução, entrando no mercado de softwares. 

Sua visão apurada de negócios, com técnicas agressivas e, muitas vezes, consideradas desleais pela concorrência, fez dele a personalidade mais rica do mundo. 

Sua fortuna é avaliada, atualmente, em cerca de 129 bilhões de dólares. Boa parte é destinada às causas sociais, como ações relacionadas aos direitos humanos.

2) Jeff Bezos

Jeff Bezos, fundador da Amazon e empreendedor de sucesso posando para foto

O empresário americano Jeff Bezos, fundador da Amazon, a gigante multinacional do e-commerce, iniciou a carreira de empreendedor vendendo livros. 

Percebendo as oportunidades do mercado, logo migrou para outros produtos, como CDs, DVDs e eletrônicos. 

Hoje, é um dos mais bem-sucedidos empresários do ramo, transformando a Amazon em um marketplace de atuação em quase todos os países. Além disso, investe também em negócios como computação em nuvem, streaming e inteligência artificial.

Aliás, vale dizer que muito do sucesso de Bezos vem do apoio e parceria incondicional de sua ex-esposa, Mackenzie Scott, que o ajudou desde o início. Sua fortuna está avaliada em cerca de 182 bilhões de dólares.

3) Vera Wang

Vera Wang, designer de moda bem-sucedida e empreendedora de sucesso posando para foto

Depois de estudar Moda e Estilismo em Paris, a ex-patinadora artística é uma bem-sucedida designer de moda. 

Aliás, alguns destaques relacionados à sua vasta experiência são:

  1. Editora da revista Vogue;
  2. Diretora de criação de acessórios na Ralph Lauren;
  3. Criação do próprio vestido de noiva.

Isso acabou por motivar o nascimento da empreendedora de sucesso que é até hoje. Atualmente, seu patrimônio líquido está estimado em 650 milhões de dólares.

4) Mark Zuckerberg

Mark Zuckerberg, fundador do facebook e empreendedor de sucesso sorrindo para foto

Fundador e idealizador do Facebook, Mark Zuckerberg, desde muito jovem, já enxergava um futuro dominado pelas redes sociais. Com um perfil empreendedor aguçado, sua dedicação e persistência tornaram-se sua marca registrada. 

Inicialmente, Zuckerberg e seus amigos de faculdade se reuniram para desenvolver o site Harvard Connection. O objetivo era criar perfis e conexão entre os alunos. 

Dali para o surgimento do Facebook, não demorou, já que Zuckerberg percebeu o potencial de conectar pessoas pelo mundo. Aliás, hoje, sua fortuna está estimada em 128 bilhões de dólares.

5) Elon Musk

Elon Musk, CEO da Tesla e empreendedor de sucesso dando tchau para a câmera

Fundador da SpaceX e CEO da Tesla Motors, um dos maiores empreendedores de sucesso, Musk atua em diversas áreas, como:

  • Produção de energia limpa;
  • Internet;
  • Desenvolvimento de projetos aeroespaciais;
  • Inovações automobilísticas;
  • Além de pesquisas na área de inteligência artificial e neurotecnologia. 

Com uma fortuna de cerca de 150 bilhões de dólares, formado em Física e graduado em Economia, suas habilidades concentram-se em tecnologia e finanças.

Contudo, sua maior preocupação é com o futuro da humanidade. Por isso, investe em projetos que visam transformar o planeta em um lugar melhor.

Quais os 5 maiores empreendedores de sucesso no Brasil?

No Brasil, temos empreendedores que muitos conhecem pelo nome ou por suas marcas. Eles contribuem, portanto, para a economia do país, seja gerando empregos ou promovendo ações institucionais relevantes. Então, conheça o top cinco:

 1) Luiza Trajano

 Luiza Trajano, fundadora da Maganize Luíza e empreendedora de sucesso posando para a foto

O grande nome por trás do Magazine Luiza é o da empresária Luiza Helena Trajano. Ela acompanhou, desde muito cedo, o trabalho da tia e percebeu um potencial de crescimento do negócio.

De família de comerciantes e com tino para o empreendedorismo, a executiva é uma das figuras mais respeitadas do varejo. 

Além de aumentar o patrimônio da marca, gerar empregos e promover ações sociais, Luiza Trajano é a prova de que as mulheres podem ocupar posições de destaque, com sensibilidade e pulso forte.

 2) Abílio Diniz

Abílio Diniz, empreendedor de sucesso brasileiro posando para a foto. Ele está com a mão no queixo

Abílio Diniz destaca-se como um dos principais empreendedores brasileiros e grande referência à frente do Grupo Pão de Açúcar (GPA).

Atualmente, é presidente do Conselho de Administração da Península Participações. Além de membro dos Conselhos de Administração do Carrefour Global e do Carrefour Brasil.

Sempre ousado em sua forma de empreender, transformou o GPA em uma dos maiores varejistas do país. Ou seja, implementou como estratégias o hipermercado e as esteiras rolantes para carrinhos, ideias trazidas do exterior.

3) Cristina Boner

Cristina Boner, empreendedora de sucesso e fundadora da Globalweb posando para foto

Empreendedora, ex-funcionária pública e fundadora da Globalweb, prestadora de serviços e soluções de Tecnologia da Informação. Nos anos 1990, ao iniciar os estudos das soluções Microsoft, identificou um mercado de oportunidades no Brasil. 

Cristina é conhecida por ter, dentre suas características:

  • Foco;
  • Persistência;
  • Autoconfiança;
  • Liderança;
  • Visão;
  • Comunicação e influência;
  • Inteligência estratégica;
  • Protagonismo.

Além disso, atua como mentora de jovens empreendedores e coordena a OSCIP AME (Associação de Mulheres Empreendedoras), focada no empoderamento feminino.

4) Felipe Ramos Fioravante

Felipe Ramos, fundador do iFood e empreendedor de sucesso posando para a foto. Está com a mão no queixo

Em 2011, o idealizador e cofundador do iFood juntou-se aos amigos Patrick Sigrist, Eduardo Baer e Guilherme Bonifácio para criar a plataforma de entregas rápidas.

Aliás, a formação em Economia, Administração, Contabilidade e Atuária ajudou Fioravante a se tornar um dos empreendedores de sucesso. 

Contudo, o objetivo do iFood é o de se tornar uma das maiores plataformas da América Latina. Além do Brasil, o app está presente, por exemplo, em:

  • Argentina;
  • Colômbia;
  • México.

5) Ana Fontes

Ana Fontes, empreendedora de sucessos brasileira sorrindo para a foto

É responsável pela Rede Mulher Empreendedora, uma plataforma de apoio ao empreendedorismo feminino brasileiro.

A ferramenta reúne mais de 750 mil mulheres, que recebem mentorias e capacitações em estágios diversos. 

Portanto, para quem está no início ou com o negócio já consolidado, Ana e sua equipe dão todo o suporte necessário.

Quem é o empreendedor mais rico do Brasil? 

Jorge Paulo Lemann encabeça a lista de empreendedores mais ricos do Brasil. Aliás, sua fortuna está estimada em 27,4 bilhões de dólares. Ou seja, cerca de R$ 130 bilhões.

O empresário está à frente da 3G capital, empresa de investimento global, que detém o controle de grandes companhias, por exemplo:

  • Kraft Heinz;
  • Burger King;
  • AB InBev, maior cervejaria do mundo.

Agora é com você! Ou seja, o sucesso de um empreendimento depende de uma série de fatores. 

Portanto, para reunir as melhores condições possíveis, busque por oportunidades que atendam a uma demanda no bairro, na região ou na cidade.

Além disso, estude sobre o seu mercado, empreendedorismo e gestão empresarial. Aliás, outra boa dica é ter um site para marcar presença no digital. Ou seja, não tenha medo de procurar ajuda especializada.

Aliás, quer mais informações sobre gestão empresarial? Então, confira o eBook com 6 etapas para a gestão na pequena empresa.

Até breve! 

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também