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Conheça as melhores ideias de mimos para os clientes

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 12min leitura

Conheça as melhores ideias de mimos para os clientes

Ao longo do ano, diversas datas podem ser celebradas juntamente com quem faz negócio com você. Como exemplo, podemos citar o Dia do Cliente ou o aniversário da sua empresa. São, portanto, bons momentos para dar brindes personalizados e dizer “obrigada”. No entanto, sabemos que é um desafio ter ideias de mimos para os clientes.  

Você não precisa enviar algo caro, pois a lembrança, o carinho e o cuidado são muito mais valiosos e significativos. Nessa hora, a criatividade é uma grande aliada para dar um presente interessante e acessível.

Contudo, se tiver recursos, não há problema em surpreender com algo requintado e elegante. Tudo vai depender do perfil do seu público e do que você deseja alcançar com essa ação, além de mimar os clientes

Aqui, vamos mostrar que um brinde pode provocar reações positivas e fixar na memória do seu cliente uma relação que vai além da compra e venda. Veja o que você vai encontrar ao longo deste artigo:

  • Por que mimar os clientes?
  • Como mimá-los?
  • Quando dar brinde aos clientes?
  • Como oferecer brindes?
  • O que dar de brinde?
  • Ideias simples de brinde para clientes
ideias de mimos para cliente

 Por que mimar os clientes?

Você já deve ter ouvido o ditado “trate as pessoas como gostaria de ser tratado”. E, nesse caso, dar um brinde pode ser uma boa estratégia de encantamento e fidelização

Ter um produto de qualidade ou prestar um serviço eficiente é nada além do que você deve se propor a oferecer para manter a competitividade no mercado. Por isso, é importante ter um diferencial, sendo um mimo uma forma simples de agradar, sem parecer apelativo.

Os brindes corporativos, de modo geral, são personalizados, o que fortalece a identidade visual da marca. Dependendo da funcionalidade do presente, seu cliente pode guardar e sempre lembrar do seu negócio. 

Um cliente satisfeito com o que você vende e feliz por ser lembrado com um mimo, torna-se naturalmente promotor da sua marca. Portanto, sempre que tiver oportunidade, ele falará bem de você, contando para as pessoas sobre a experiência agradável vivenciada.

Como mimar o cliente?

O brinde deve ter a intenção de agrado e não de bajulação. Ou seja, uma estratégia de marketing e vendas, mas que o cliente não se sinta obrigado a comprar na sua loja só porque você enviou um presente.

Ele precisa se sentir verdadeiramente importante, como peça essencial de sucesso do seu negócio. A essa altura, você já deve conhecer o perfil de cada cliente, seus hábitos de compra e preferências em relação aos seus produtos ou serviços.

Talvez não seja possível associar um brinde a esses aspectos, considerando a variedade e as diferenças entre aqueles que compõem o seu público. Portanto, o ideal é encontrar semelhanças nos perfis e dar um mimo que atenda a todos os gostos.

Como fazer mimos simples para os clientes?

Que tal trocar uma campanha de promoção e descontos por um mimo personalizado? Provavelmente, o efeito será melhor. Até porque ele manterá esse gesto por mais tempo na memória. 

Além disso, quem estiver do lado e ainda não for seu cliente, certamente, ficará impactado, com o desejo de também fazer parte de um momento como esse. 

Não importa a data ou o presente, o foco está no cuidado e atenção que você teve em querer celebrar com os seus clientes. Ele se sentirá lembrado. 

São vários os tipos de brindes, com preços acessíveis. Na verdade, o diferencial fica para a capacidade criativa de personalização e customização do mimo. Portanto, pense de forma simples, porém desejando que o impacto seja grandioso.

Os clientes devem enxergar no brinde todo o carinho da sua loja ou empresa para com ele. Dessa forma, sempre que precisar, ele lembrará do seu negócio. 

Alcançando esse patamar, você chegou ao objetivo essencial de fornecer mimos e ter seu cliente comprando de você e não do seu concorrente.

ideias de brinde para cliente

Quando dar brinde aos clientes?

Não existe um momento específico para ter ideias de mimos para os clientes. No entanto, é importante que exista um propósito por trás da ação e que fique clara a sua consideração por ele. 

Crie um paralelo entre a satisfação e a utilidade, e assim, você saberá qual é o momento ideal para enviar um brinde.

Para ficar mais fácil de visualizar, pense, por exemplo, em uma data como o fim do ano, em que você pode dar de brinde uma agenda bonita ou um abridor de garrafa de vinho. Ou seja, dois presentes sugestivos e úteis para essa época.

Esse pensamento vale para os outros meses, levando em conta as datas sazonais, alguma ocorrência específica ou, até mesmo, uma estratégia para resgatar a confiança de um cliente. 

Um brinde personalizado pode fazer um cliente perdoar algum deslize, como o atraso no envio de um produto ou na conclusão de um serviço, por exemplo.

Como oferecer brindes?

Agora que você já sabe que os brindes são estratégicos, é hora de colocar as ideias de mimos para os clientes em prática. 

Além de conhecer o seu público e saber do que ele gosta, selecionamos alguns passos importantes para você não gastar dinheiro e não ter o retorno esperado:

1) Tenha um objetivo ao dar um brinde

É importante que o mimo crie ou intensifique uma conexão entre você e o seu cliente. Por isso, tenha um propósito definido: 

  • Atração;
  • Promoção;
  • Comemoração de uma data;
  • Entre outros.

2) Procure surpreender

Pesquise as ações dos concorrentes. E, se possível, faça algo diferente. Ou seja, algo que vá além que cause uma boa surpresa no seu cliente.

3) Use a psicologia das cores

O cérebro humano identifica e entende as cores de diferentes formas, o que influencia as emoções, sentimentos e desejos. 

Dessa maneira, pense em ideias de mimos para os clientes que façam essa associação diretamente com a sua marca.

4) Conte com o marketing sensorial a seu favor

Os cinco sentidos são verdadeiras fontes de inspiração dentro do plano de marketing. Portanto, imagine a sensação de cada cliente diante do recebido, e você conseguirá definir o brinde mais adequado.

Nesse mesmo planejamento, também é possível estabelecer uma estratégia de não enviar o mimo, mas torná-lo um objeto de conquista. 

Exemplo:

Imagine que você tenha uma coleção de chaveiros temáticos. Para ganhar um deles, seus clientes devem atender a alguns critérios, por exemplo:

  • Um brinde a cada X valor em compras;
  • Em uma compra realizada pela primeira vez, junto com o produto, vai um brinde;
  • Na compra de um determinado item, o cliente tem direito a um mimo;
  • Se aderir ao programa de fidelidade, o comprador recebe um presente;
  • Para qualquer compra, o cliente recebe um brinde.

Você pode usar essas táticas com diversos tipos de brindes e investir em algo mais cobiçado. Nesse caso, em vez de conceder descontos ou fazer promoções, transforme o mimo em algo muito desejado, estimulando a compra.

ideias de mimos para cliente

O que dar de brinde aos clientes?

O brinde deve ser útil e necessário. Assim, seus clientes sempre lembrarão de você e da sua marca, diferenciando-a dos seus concorrentes, ainda que os produtos ou serviços sejam similares. 

Pense em ideias de mimos que o cliente possa utilizar no dia a dia, levar de um canto a outro ou manter em local visível. Ou seja, criando uma memória afetiva, do tipo que faz com que ele tenha motivos e orgulho de ostentar sua marca.

Ideias de mimos para os clientes

Fizemos uma lista com ideias de mimos para os clientes que você pode dar a eles de modo personalizado, surpreendente e atrativo:

  • Agendas;
  • Bolsas ecológicas;
  • Blocos de notas;
  • Canecas;
  • Necessaires;
  • Pen drives;
  • Calendário de mesa;
  • Canetas com nome grafado;
  • Squeezes funcionais;
  • Chaveiros personalizados;
  • Mochila;
  • Suporte para celular;
  • Porta-copos;
  • Bolsas térmicas;
  • Porta-retrato;
  • Aromatizadores para ambientes (casa, carro ou escritório);
  • Imãs que lembram o negócio.

Dependendo do seu negócio e dos recursos para o investimento, você pode também pensar em kits mais elaborados, para ocasiões ou clientes específicos, do tipo VIP: 

  • Garrafa de café e duas canecas;
  • Agenda com caneta e lapiseira;
  • Vinho com abridor de garrafa e duas taças;
  • Kit churrasco completo;
  • Protetor de pescoço, olhos e ouvidos;
  • Kit ferramentas;
  • Petiscos, coleira e brinquedos para pets;
  • Kit cerveja artesanal.

Para o fim do ano, em uma data como o Natal, você pode pensar em mimos mais sofisticados e que contemplem a família e os amigos dos seus clientes.

Nesse período, as pessoas ficam mais sensíveis, portanto, os brindes devem trazer uma mensagem bonita, com as cores da festividade.

Logo, pense em kits que podem ser apenas uma lembrança ou algo para ser compartilhado durante a ceia. Veja algumas ideias:

  • Panetone recheado;
  • Cesta de aperitivos e doces;
  • Chocolates;
  • Cesta de vinho;
  • Vale compras (se o seu produto for útil na celebração).

Conclusão 

Ter ideias de mimos para os clientes e sair da mesmice é um desafio e tanto, não é mesmo? A maioria dos brindes sugeridos por aqui já foram utilizados, mas você não precisa se preocupar por ser repetitivo.

O importante é inovar em sua estratégia e transmitir, por meio do presente, uma mensagem de personalização e cuidado. Seja uma simples agenda ou um kit do melhor vinho, é fundamental fortalecer sua marca.

Para isso, busque vincular as cores e a essência do seu negócio ao presente ou à embalagem. De forma que, ao receber, de pronto, o cliente saiba quem é o remetente. 

fidelidade é um sentimento construído ao longo da jornada de compra, sendo o brinde uma forma complementar de mimar seus clientes e dizer o quanto você se importa e deseja que nenhum deles vá embora. 

Até breve!

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