Saiba como usar o Instagram Stories para aumentar as vendas

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Lançado oficialmente em outubro de 2010, o Instagram é uma das redes sociais que mais têm usuários mundialmente. Em 2011, no entanto, ela ganhou um forte concorrente, o Snapchat, que disponibilizou pela primeira vez a função “Stories”, na qual uma foto ou um vídeo some da rede social após 24 horas. A função ganhou os corações de tantas pessoas que o Instagram, Facebook e até o WhatsApp adotaram a função — e, hoje, o Instagram Stories é um dos mecanismos mais usados pelos usuários da rede social.

Os Instagram Stories, comumente conhecidos apenas como Stories, podem ser fotos, textos, desenhos, vídeos ou GIFs, somados ainda aos chamados filtros — efeitos para se colocar nas imagens. Você provavelmente já viu uma foto preta e branca ou pessoas com orelhas e focinho de cachorro; tudo isso são os filtros.

Graças ao pluralismo de funções, o Instagram Stories é atualmente uma das principais ferramentas para quem quer melhorar as suas vendas. Saiba como:

Dicas para usar o Instagram Stories

Em 2018, o Instagram superou a marca de incríveis 1 bilhão usuários, por isso existe ali uma base gigante de pessoas que você pode alcançar se souber usar a plataforma. Confira a seguir quatro dicas para vender mais no Instagram.

Hora e quantidade

Para que seus Stories bombem, diferentemente das fotos que você coloca na linha do tempo (o feed) do Instagram, você não precisa se preocupar com a melhor hora pra postagem, pois eles estarão em evidência na sua página por 24 horas. Além disso, o ideal é não abusar dos Stories, pois, se o seu público não ver todos os que estiverem disponíveis, o conteúdo será considerado de pouca relevância para o Instagram. Consequentemente, aparecerá menos vezes para os seus seguidores. Por isso, poste no máximo dois por dia.

Conteúdo de qualidade

Como explicado anteriormente, é importante que os seus seguidores queiram ver os seus Stories. Para isso, poste conteúdos interessantes, como promoções e bastidores do dia a dia da empresa.

Interaja

Ao falar algo com alguém, você espera ser respondido, não é mesmo? No Instagram Stories também é assim. Mostre que você é ativo nas redes sociais e responda sempre que houver perguntas. Uma boa dica, e que tem funcionado para quem ainda está na fase de “ganhar a confiança dos consumidores”, é repostar o conteúdo dos clientes sobre a sua marca.

Para isso, você precisa estar atento ao direct — ou mensagens privadas — no canto superior direito. Quando a sua empresa for marcada nos Stories de alguém, aparecerá a notificação, ou uma bolinha vermelha, na aba dos directs. Na sequência, você poderá republicar o conteúdo agradecendo ao comprador.

Outra dica é criar Stories em destaque apenas para quem já comprou.

Stories em destaque

Os Stories em destaque aparecem na página principal do perfil da empresa, logo abaixo da descrição. Também chamados de highlights, são usados para fixar alguns conteúdos que você quer deixar pouco mais de 24 horas. Pra usar é fácil: clique no seu perfil e no sinal de + logo abaixo da sua descrição.

O Instagram Stories tem a ferramenta dos destaques para quem deseja deixar um conteúdo em evidência por um tempo superior a 24 horas. Saiba que nada impede que você poste o seu conteúdo no feed e também nos Stories

O Instagram Stories tem a ferramenta dos destaques para quem deseja deixar um conteúdo em evidência por um tempo superior a 24 horas. Saiba que nada impede que você poste o seu conteúdo no feed e também nos Stories. Imagem: Reprodução.

Não há somente o Instagram Stories

Lembre-se de que não existe a função Stories apenas no Instagram. Facebook e WhatsApp também contam com essa opção. Por isso, se a sua empresa também tiver conta nesses dois sites, aproveite.

Instagram Shopping

Graças ao crescente número de pessoas que vendem e compram no Instagram, a rede social criou uma função para ajudar na comercialização: o Instagram Shopping. Ela permite que você coloque a função de comprar dentro da própria plataforma. Para identificá-la, basta ver uma sacola de compras no canto esquerdo da foto. No entanto, essa função não está acessível para todos. De acordo com o Instagram:

  • Você precisa vender produtos físicos que estejam dentro das políticas comerciais do Instagram;
  • Você deve ter um perfil comercial no Instagram, algo fundamental e muito abordado em treinamentos sobre venda de moda online;
  • E, por fim, você precisa ser administrador de alguma página no Facebook ou ter seu perfil do Instagram associado a uma loja ou a um catálogo de produtos no Facebook. O catálogo precisa ter seus produtos adicionados e pode ser criado no Gerenciador de Negócios do próprio Facebook.

Instagram Shopping nos Stories

Recentes pesquisas indicam que as pessoas têm passado mais tempo nos Stories do que no próprio feed de fotos do Instagram. Ciente disso, a rede social expandiu recentemente a função Instagram Shopping para os Stories, e agora você pode alcançar ainda mais pessoas com seus conteúdos criativos.

Anúncios no Instagram Stories

Assim como as publicações normais das redes sociais, o Instagram Stories também permite que você pague para que seu conteúdo alcance mais pessoas na rede social por meio dos Stories, podendo ser no Facebook, Instagram ou em ambos.

Instalar, assinar e também comprar. Use as opções pagas do Instagram Stories para várias funções.
Instalar, assinar e também comprar. Use as opções pagas do Instagram Stories para várias funções. Imagem: Reprodução.

Embora pagar por anúncios não seja uma opção barata, assim você consegue direcionar a quais tipos de pessoas você quer que o seu conteúdo chegue, podendo escolher a idade, o sexo e até regiões.

O Instagram Stories é uma função um pouco desconhecida por quem é novato no mundo das redes sociais e acaba ficando de lado na lista de prioridades de uso do Instagram. Com um pouco de tempo e pesquisa, você pode mudar a maneira de se relacionar com os clientes com esta ferramenta. Precisa de mais dicas com redes sociais? Confira mais este texto do Terra Empresas clicando aqui.

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