Menu Terra Blog Empresas

Invista em uma capacitação profissional

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

14 de abril de 2022

Invista em uma capacitação profissional

Há décadas que o mercado de trabalho passa por um processo de mudanças. Seja pela chegada da tecnologia e a consequente necessidade de novas habilidades, seja pela evolução natural das profissões. E para que você permaneça ativo no mercado de trabalho, é previsível que a capacitação profissional terá um peso ainda mais considerável.

Com a chegada da pandemia do coronavírus e as suas consequências ainda desconhecidas, espera-se que haja uma mudança maciça nos deveres e nas responsabilidades profissionais. Via de regra, será preciso fazer mais do que se faz hoje.

Uma olhada no cenário atual vai ajudar a tentar planejar o futuro. Necessidade de distanciamento social, indústrias e comércio funcionando de forma parcial, economia em queda. Com isso, uma estratégia para o futuro passa pela capacitação profissional, com as habilidades que serão demandadas mais adiante.

Talvez a alteração mais visível neste momento seja a mudança das empresas para o cenário digital. Isso significa que elas vão precisar de pessoas com talentos nas áreas de informática ou marketing, por exemplo.

A chegada da pandemia fez com que os cursos online ganhassem espaço, principalmente pela praticidade. Podem ser feitos em casa, em qualquer momento do dia. Isso evita perda de tempo com deslocamentos desnecessários e maior produtividade na hora de estudar.

Com a demanda maior, é previsível que mais cursos apareçam com uma qualidade ainda superior à atual. A educação à distância ganhou um destaque maior do que o que já possuía desde o início do isolamento social. Esse tipo de capacitação é considerado um dos caminhos mais práticos para melhorar o seu desempenho profissional.

A importância da capacitação profissional

Não pense que melhorar a sua capacitação profissional passe somente pelo aprendizado de uma nova habilidade. Você pode investir naquilo que você já faz para conseguir resultados melhores e se tornar imprescindível dentro da sua ou de uma grande companhia.

Um passo importante aqui é estar atento às mudanças tecnológicas no seu setor de atuação, seja ele qual for. Veja por exemplo o que aconteceu com os motoristas de táxi, que tiveram de se adaptar à tecnologia para sobreviver. Hoje, é quase impossível ver um motorista sem um equipamento tecnológico dentro do carro.

Lacunas

Dentro da atividade que você desempenha, é possível que existam algumas lacunas de conhecimento que podem ser preenchidas. Ter conhecimento da língua inglesa deixou de ser um diferencial há décadas, mas ainda é o “calcanhar de Aquiles” de muita gente. Já pensou que esse aprendizado pode ser essencial para um bom desempenho no mundo digital? Dentro da nova realidade, o aprendizado tem de ser constante e você vai perceber isso à medida que as coisas forem avançando. Por isso, é preciso planejamento para que você possa se antecipar.

Metas

Estabelecer metas para a sua carreira também pode ser uma iniciativa com bons resultados no futuro. É preciso avaliar o que você precisa aprender e onde pode chegar com o novo conhecimento. Pensar lá na frente ajuda a manter o foco para o aprendizado. Ou seja, se eu aprender isso, posso chegar até onde estou pensando. 

Uma boa forma de conhecimento, muitas vezes gratuitas, são as webconferências. Nada mais são do que encontros virtuais, realizados pela Internet, em que existe a possibilidade de interação entre os participantes.

Mas você também já deve ter ouvido falar em webinar. Nesse tipo de apresentação, você assiste alguém discorrendo sobre um tema específico. Aqui, dá para interagir por meio dos chats, em que é possível conversar com outras pessoas que estejam assistindo a apresentação, ou então enviar perguntas ao palestrante. Em alguns casos é possível obter certificações, comprovando o conhecimento adquirido.

Pesquisa

Para entender melhor o processo de mudança no seu tipo de trabalho, é importante também que você tenha contatos em outras empresas, semelhantes à sua, para entender o que está acontecendo por lá. Uma boa rede de contatos, nem que seja pelas redes sociais ligadas ao mercado de trabalho, vai ajudar você a desenvolver uma estratégia para seguir relevante dentro da função que desempenha ou incentivar para que você se dedique a uma nova habilidade.

Você tem interesse em cursos online? O Terra Serviços pode te ajudar a encontrar o que você procura. São mais de 1.000 cursos online à disposição, com um preço mensal bem camarada. Venha conhecer.

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também