Menu Terra Blog Empresas

Liderança durante a crise: como você pode ajudar seus funcionários

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

05 de abril de 2022

Liderança durante a crise: como você pode ajudar seus funcionários

Liderar bem uma equipe ou um negócio é sempre um desafio. Nos períodos de tranquilidade, tem a vantagem de ser mais previsível. Mas e em tempos de crise? É justamente neste momento que a liderança é decisiva para os seus colaboradores e pode impulsionar a sua empresa a atravessar o momento de dificuldade com força suficiente para chegar lá na frente fortalecida.

Em vários momentos, em maior ou menor grau, dificuldades econômicas interferiram nos negócios e na vida dos trabalhadores e consumidores. Uns demoraram a passar mais do que os outros, mas superar obstáculos sempre fez parte da nossa existência.

Chegamos a 2020 e nos deparamos com uma crise inédita para a nossa geração. A chegada do novo coronavírus fez com que a atividade econômica fosse reduzida de forma drástica. Mas desta vez o fator econômico ganhou um concorrente ainda maior: a preocupação com a saúde das pessoas. 

Nesse ponto, é preciso levar em conta, além da saúde física, a emocional. Em momentos de incerteza é um fator que pesa muito, já que a falta de previsibilidade deixa as pessoas mais inseguras. Será que ficarei doente? E a minha família? Como fica o meu emprego? 

São perguntas comuns que passam pela cabeça de todos aqueles que vivem a situação de pandemia a que estamos submetidos.

Vamos tratar neste artigo de algumas atitudes que podem ajudar os seus funcionários a passarem em segurança neste momento. São oito dicas para usar em períodos de crise, mas que podem ser levadas também para o futuro.

1) Informe-se e informe

Em um momento de incertezas como o atual, é importante que os pequenos negócios mantenham-se atualizados em relação a tudo o que envolve a questão sanitária e também a sua empresa. Essas informações devem ser passadas de maneira clara tanto aos colaboradores que permanecem em casa, quanto àqueles que estão na linha de frente, trabalhando durante a pandemia.

2) Seja maleável

É praticamente impossível que o seu negócio não tenha sido impactado de alguma maneira  durante uma crise. É preciso reconhecer que a situação é bastante diferente da normalidade e que isso deve permanecer por um tempo depois que o período crítico tiver passado. Então, é preciso adequar o negócio e também a forma de trabalho para que todos se sintam seguros. Como tudo muda muito rápido, nem sempre a decisão de ontem será a melhor para hoje ou amanhã.

3) Ofereça segurança

Tanto o colaborador, como o cliente devem se sentir seguros neste momento. No caso dos colaboradores, é importante que eles tenham em mãos equipamentos de uso individual e acesso para se manterem distantes do vírus, como álcool em gel e a possibilidade de limpeza das mãos sempre que necessário. Tomar todas as medidas necessárias com os seus funcionários vai fazer com que o cliente se sinta mais seguro ao acessar o produto que você oferece. O mesmo serve para os colaboradores que vão levar os produtos à casa do cliente, por meio de entregas.

4) Ouça

Ao tomar decisões importantes, convém que elas não sejam de cima para baixo. Este é um momento de ouvir outras ideias. Isso fortalece os laços entre a empresa e os seus trabalhadores. Como cada um reage à situação de uma maneira, o fato de ouvir permitirá a você pontos de vista que talvez você não tivesse pensando sozinho.

5) Seja transparente

Medidas mais duras, como corte de jornada e salários e até mesmo eventuais demissões devem ser tomadas com total transparência. Isso é importante tanto para os que ficam, como para os que saem. Eventuais demissões, caso sejam necessárias, também devem ser tomadas com muita cautela, tanto por fragilizar o colaborador em um momento de crise como para a imagem da empresa. 

6) Aconselhe

Em momentos de crise, o aconselhamento pode ser melhor do que uma pressão desnecessária. Por isso a liderança deve partir do princípio de que as pessoas devem se espelhar em suas atitudes. Manter o time unido em um momento de crise vai fazer com que todos estejam mais motivados ao fim do período mais crítico.

7) Cuide-se

Liderar envolve se preocupar com tudo o que está em seu entorno, mas é preciso também cuidar de si mesmo. A saúde física e emocional precisam estar entre as prioridades. Dedique tempo à família, à boa alimentação e também aos exercícios físicos. Com isso, você estará melhor preparado para enfrentar as adversidades.

Gostou do conteúdo? Conheça algumas dicas e cuidados a serem tomados durante a pandemia do coronavírus e continue acompanhando nosso blog!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também