5 dicas práticas para abrir uma loja online de roupas

Planejamento Estratégico Empresarial: planejar para crescer
11 de novembro de 2019
CRM
CRM: será que o seu negócio precisa de um?
4 de dezembro de 2019

Você sabia que o mercado de vestuário está entre os principais ramos do e-commerce do Brasil? Com a expectativa de movimentar algo em torno de R$ 79,9 bilhões neste ano, investir em uma loja online de roupas é, sem dúvidas, uma boa aposta.

Por outro lado, com um mercado tão promissor, a concorrência é grande. Dessa forma, é preciso ter atenção em cada detalhe ao criar uma loja virtual de roupas.

Como montar uma loja online de roupas

Para montar uma loja de roupas virtual, o planejamento é tão importante como em casos de abertura de lojas físicas. Sendo assim, vamos às 5 dicas de como montar uma loja virtual de roupas.

1. Defina um nicho específico

Definir o público-alvo é fundamental para o sucesso ou fracasso do seu empreendimento, seja para uma loja de roupas femininas online ou mesmo uma loja de roupas infantis online.

Ao estabelecer quais serão os seus alvos, observe:

  • Dados pessoais: idade, sexo, escolaridade e classe social, por exemplo;
  • Dados geográficos: características de uma determinada região;
  • Dados sobre comportamento: conhecer os gostos pessoais de determinado público, além de observar os estilos de vida e valores das pessoas em questão.

Mas você pode estar se perguntando: como consigo essas informações para montar a minha loja online de roupas? Há órgãos oficiais que podem ajudá-lo(a) na sua missão, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE).

Há também pesquisas sobre o consumidor já existentes no mercado; elas vão auxiliá-lo(a) num primeiro momento da montagem de uma loja de roupas virtual. O Google, por exemplo, oferece ferramentas gratuitas para isso.

2. Conheça os seus concorrentes

Muitas pessoas já percorreram o caminho de montar uma loja virtual de roupas. Assim, esteja atento aos seus concorrentes, sobretudo aos erros e acertos que eles já cometeram.

3. Tenha um planejamento

 Um dos pontos fundamentais para se dar bem no ramo é ter uma logística eficiente de atendimento e entrega dos produtos.
Um dos pontos fundamentais para se dar bem no ramo é ter uma logística eficiente de atendimento e entrega dos produtos. Imagem: Unsplash

Se quiser saber como montar uma loja virtual de roupas, é preciso pensar em um planejamento a médio e longo prazo. E isso se faz necessário justamente quando o assunto é a questão financeira.

Não espere ganhar muito dinheiro já no início. O ideal é não contar com lucros consideráveis nos primeiros seis meses de operação. Além disso, dedique tempo para sua loja de roupas virtual.

4. Pense na logística

Quando o assunto é a internet, a eficiência é o ponto determinante para vencer a concorrência. Por isso, estabeleça com atenção toda a logística, sobretudo em relação à entrega dos produtos. Ninguém gosta de esperar muito tempo para receber aquele item tão cobiçado.

5. Invista no marketing

Não importa se você tem loja de roupas femininas online ou mesmo loja de roupas infantis online, a divulgação é outro ponto essencial do negócio:

  • Crie conteúdo: se já tiver o seu público-alvo, deve saber também o que ele gosta de consumir. Use as ferramentas oferecidas pelo marketing de conteúdo, sobretudo em relação às redes sociais;
  • Apareça no Google: seja por meio de links patrocinados ou pelo correto uso das ferramentas de SEO, coloque a sua loja online de roupas em evidência no Google;
  • Relacionamento com o cliente: aqui, vale uma regra básica de marketing: se o bom atendimento garante bons resultados em uma loja física, para uma loja virtual de roupas vale a mesma regra.

Escolha uma plataforma

Com estas dicas em mãos, outro ponto importante é o momento de escolher a plataforma de sua loja virtual. Para acertar na escolha, observe os seguintes pontos:

  • Veja se a plataforma permite, de maneira simples, editar textos, fotos, cores e vídeos, além de incluir formulários e mapas, que darão visual mais atraente à sua loja virtual de roupas;
  • Em tempos de smartphones em alta, opte por uma plataforma que tenha versão mobile responsiva e adaptável;
  • Verifique a conectividade com as redes sociais — como o Facebook, por exemplo;
  • Sabe a história da logística de entrega? Pois é. Lance mão de uma plataforma que ofereça informações precisas sobre frete das mercadorias;
  • Ter um domínio profissional e personalizado dará mais credibilidade ao seu negócio;
  • Escolha uma plataforma que permita o total controle do estoque edas vendas e despesas, além de outras informações vitais de sua loja de roupas virtual;
  • Observe a segurança oferecida também pela plataforma para evitar quaisquer dores de cabeça;
  • Na busca de um melhor atendimento ao cliente, selecione uma plataforma que tenha conexão com o WhatsApp, por exemplo.

Maior credibilidade

Não importa se pretende montar uma loja online de roupas de grife ou uma loja online de roupas para crianças; ter um e-mail profissional valerá pontos no mercado e, principalmente, com o cliente. Coloque nossas dicas em prática… e boas vendas!

Terra Empresas

Escrito Por

Terra Empresas

O Terra Empresas traz soluções completas para você realizar negócios com os melhores produtos e serviços digitais

Deixe seu Comentário
Blog