Menu Terra Blog Empresas

Manutenção de computador: confira os 5 passos para abrir uma assistência técnica

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 10min leitura

03 de agosto de 2022

Manutenção de computador: confira os 5 passos para abrir uma assistência técnica

Com o aumento dos trabalhos remotos, abrir uma loja de manutenção de computadores pode gerar um bom retorno para o seu negócio

Apostar no ramo de manutenção de computadores pode ser uma boa ideia. Afinal, cada vez mais as pessoas dependem da tecnologia. Isso se tornou especialmente importante depois da pandemia de coronavírus — uma vez que boa parte da população passou a trabalhar de casa.

Apesar disso, alcançar bons resultados só é possível quando você se planeja. Quando acompanha as tendências do mercado. Quando busca sempre a melhoria dos serviços.

Confira mais detalhes sobre este assunto e aumente suas chances de ter um negócio de sucesso. Boa leitura!

Homem mexendo em CPU de computador. Representa a manutenção de computadores
Homem mexendo em CPU de computador

Vale a pena investir em uma loja de manutenção de computadores?

Uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) identificou que as vendas de computadores cresceram 27% apenas em 2021. Um dos motivos para isso, foi o aumento de pessoas que passaram a trabalhar de casa.

Portanto, se estiver pensando em abrir uma loja de manutenção de PCs, os resultados podem ser bem promissores. Mas, isso, se você fizer um bom planejamento. Não sabe como? Não se preocupe. Falaremos mais sobre isso adiante.

Quais são os tipos de manutenção de computadores?

Ao falar em cuidado com computador, os dois tipos de negócio que merecem maior destaque são os que fazem a manutenção preventiva e a manutenção corretiva.

Preventiva

A manutenção preventiva tem como objetivo evitar os problemas e falhas nos equipamentos antes que eles ocorram. Isso preserva o bom funcionamento das máquinas.

Do mesmo jeito que as manutenções de rotina são feitas em carros e motos, as de computadores lidam com tarefas cotidianas. Elas garantem que os sistemas funcionem dentro do esperado.

São muitas as medidas que podem ser aplicadas. Para visar ao bom funcionamento dos softwares, podem ser feitas:

  • Instalação e atualização dos sistemas operacionais;
  • Utilização de programas para detecção e remoção de vírus;
  • Usar aplicativos voltados à limpeza do sistema.

Corretiva

Já a manutenção corretiva, como o nome indica, tem por objetivo corrigir falhas depois que elas ocorrem. Por exemplo, quando os sistemas de informática de uma empresa já não estão funcionando corretamente. Neste caso, cabe aos técnicos identificarem e resolverem os possíveis problemas.

Ambas as manutenções podem ser feitas em hardwares e softwares. Não é necessário optar por apenas uma delas. Portanto, para obter maior benefício, o ideal é que as empresas trabalhem com os dois tipos em conjunto.

Quanto ganha uma assistência técnica em informática?

De acordo com dados oficiais do Empregador Web; Novo CAGED e eSocial publicados no Salario.com, um técnico em informática, em 2022 ganha uma média de R$ 2.220,91 por mês. Isso em valores que correspondem apenas ao salário base. Portanto, sem adicionais, bônus ou comissões.

Para saber como precificar seus produtos e serviços, é importante realizar um criterioso estudo de mercado. Avalie cada atividade na ponta do lápis. Isso em termos de investimento, tempo e recursos gastos na execução da tarefa.

Por mais que a concorrência de assistências técnicas seja muito acirrada, a tecnologia avança a cada dia. Novos equipamentos são criados com o tempo. Eles são usados nas rotinas de trabalho e lazer do nosso cotidiano. Isso possibilita que o investimento em cuidados com os computadores seja um investimento com bom retorno financeiro.

A manutenção de equipamentos e sistemas de informática é uma opção atraente em termos de economia. Tanto para pessoa física como para empresas. Isso porque trocar os equipamentos com frequência acaba ficando muito caro.

Uma vez que, hoje, praticamente todo tipo de negócio utiliza a tecnologia em algum nível, a manutenção de computadores cresce, principalmente depois da pandemia, e conta com uma clientela bastante diversificada.

Ou seja, além desses aspectos, o faturamento de um empreendimento de assistência de computadores pode variar de acordo com:

  • Porte do negócio;
  • Regime financeiro e tributário;
  • Número de funcionários;
  • Produtos e serviços ofertados.
Mulher consertando um circuito elétrico. Representa a manutenção de computadores
Mulher fazendo a manutenção de computadores

Como abrir uma loja de manutenção de computadores?

Para abrir uma loja de assistência de computadores, você precisa de um espaço e equipamentos necessários para realizar o serviço. Mas, para ir além, você também precisa pensar em todos os aspectos que envolvem uma empresa. Veja nossas dicas a seguir.

1. Comece pelo planejamento

Por mais que se trate de um negócio interessante, investir na revisão de PCs requer atenção a vários pontos. Pelo menos, antes de se lançar no mercado. Sendo assim, preste atenção:

Busque qualificações

O aprimoramento da tecnologia dos aparelhos tem exigido cada vez mais conhecimento de quem trabalha com montagem de computadores, limpeza de PCs e outros serviços de informática. Por isso, busque por cursos e qualificações. Eles darão credibilidade ao seu serviço e conquistarão a confiança do cliente.

Defina um público-alvo

Observe bem a localização e o público-alvo da sua loja. Uma dica para avaliação, por exemplo, é ver se irá atender, especificamente, mais empresas.

2. Avalie os riscos e as oportunidades

A alta demanda pelo serviço de montagem e manutenção de computadores também faz com que a concorrência seja forte. Sobretudo se forem redes de franquias. Para entrar em uma delas, aliás, prepare-se para gastar razoavelmente.

Assim, pesquise bem o mercado e as exigências jurídicas necessárias. Atenção também aos tributos que deverão ser pagos.

De volta à questão da concorrência, até mesmo o YouTube é um adversário. Isso porque há muitos vídeos com foco em mostrar como são feitos os reparos de PCs, montagens ou limpeza de computadores, por exemplo. Portanto, avalie também esses conteúdos.

3. Escolha seus fornecedores com cuidado

Dedique tempo e tenha muita paciência nessa etapa. Aqui, o preço mais baixo pode não ser a melhor opção. Opte por fornecedores e revendedores de melhor qualidade. Pense sempre no cliente final.

4. Defina a estrutura física e o layout da sua loja

Além da limpeza e da organização, uma loja de manutenção de PCs precisa ter uma boa estrutura física, com:

  • Área organizada para exposição dos produtos;
  • Balcão e caixa para atendimento;
  • Depósito;
  • Área para realizar o serviço;
  • Pequena copa;
  • Prateleiras;
  • Banheiro.

Sobre a exposição dos seus produtos, priorize:

  • A limpeza do local e dos itens;
  • Um sistema de segurança (para evitar furtos);
  • Boa identificação dos preços (além de mantê-los atualizados);
  • Separar os produtos conforme sua importância. Deixe os mais procurados em evidência!

5. Se possível (financeiramente), tenha uma equipe

Além de buscar pessoas com conhecimento, escolha também aquelas com bom atendimento ao público. O tamanho da equipe vai depender da sua loja e do tamanho da montagem e manutenção de computadores.

No caso de empresas que já começam com um bom investimento inicial ou para aquelas que crescem ao longo do tempo, é bom contar com pessoas para executarem as seguintes atividades:

  • Atender o cliente e concluir as vendas;
  • Ficar no caixa;
  • Prestar auxílio administrativo (emissão de notas fiscais, contas a pagar e receber, contato com fornecedores, entre outros);
  • Prestar auxílio de limpeza.
Homem mexendo em um circuito. Representa a manutenção de computadores
Homem fazendo a manutenção do computador

Como destacar a sua loja?

Para destacar a sua loja, em um mercado competitivo e de uma concorrência que vai do profissional autônomo às grandes franquias de assistência em informática, algumas dicas são valiosas, como:

  • Formar uma boa equipe especializada, com expertise na área;
  • Criar uma marca atraente e de fácil memorização por parte do cliente;
  • Investir em publicidade e marketing;
  • Fazer uma boa análise de mercado e das estratégias de seus concorrentes;
  • Investir em site próprio e perfis em redes sociais;
  • Caprichar no atendimento, tanto no online quanto no presencial.

Além disso, vale a pena manter seu negócio sempre atualizado. Acompanhe as inovações da área. Ofereça sempre serviços e produtos de ponta, com qualidade. Dessa maneira, você conquista a confiança e fideliza o cliente.

Agora, com essas dicas, esperamos que você tenha uma ideia de o que precisa fazer para abrir sua loja de manutenção de computadores.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para conhecer alguns cuidados que você deve ter na hora de empreender!

Voltamos em breve!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também