Manutenção de computador em 5 passos: como montar sua firma

upsell
Venda mais com o upsell: conheça essa poderosa estratégia
12 de novembro de 2019
Plano de Marketing para PME
Guia completo para definir o melhor plano de marketing para uma PME
29 de novembro de 2019

Abrir uma loja de informática, mais especificamente aquela voltada para montagem e manutenção de computador, pode ser um bom negócio para quem quer empreender. Basta olhar o quanto a tecnologia está presente no dia a dia das pessoas.

Vale a pena investir em uma loja de manutenção de computador?

De acordo com o site Canaltech, houve crescimento de 14% nas vendas de computadores apenas no segundo trimestre de 2018 — com um faturamento de R$ 3,57 bilhões. Os notebooks assumiram o protagonismo desse mercado.

Diante disso, se estiver pensando em abrir uma loja de manutenção de PC, podemos dizer que vale a pena o investimento.

O sucesso, no entanto, depende de um detalhado planejamento.

Passo a passo

1. Comece pelo planejamento

Por mais que se trate de um negócio interessante, investir na manutenção de PC requer atenção a vários pontos antes de se lançar no mercado. Neste momento:

  • Busque qualificações: oaprimoramento da tecnologia dos aparelhos tem exigido cada vez mais conhecimento de quem trabalha com montagem de computador, limpeza de PC e outros serviços de informática. Por isso, busque cursos e qualificações para dar maior credibilidade ao seu serviço e conquistar a confiança do cliente;
  • Defina um público-alvo: aqui, observe bem a localização e o público-alvo da sua loja de montagem e manutenção de PC; veja se irá atender mais especificamente empresas, por exemplo.

2. Avalie os riscos e as oportunidades

A alta demanda pelo serviço de montagem e manutenção de computador também faz com que a concorrência seja forte, sobretudo as grandes redes de franquias. Para entrar em uma delas, aliás, prepare-se para ter um aporte financeiro considerável.

Assim, pesquise bem o mercado e as exigências jurídicas necessárias. Atenção também aos tributos que deverão ser desembolsados.

De volta à questão da concorrência, até mesmo o YouTube é um adversário. Isso porque há muitos vídeos, disponibilizados por vários usuários, com foco em mostrar como é feita a manutenção de PC, montagem ou limpeza de computador, por exemplo. Portanto, avalie também esse conteúdo.

3. Escolha bem os seus fornecedores

Dedique tempo e tenha muita paciência nesta etapa. Aqui, o preço mais baixo pode não ser a melhor opção. Opte por fornecedores e revendedores de melhor qualidade, sempre pensando no cliente final.

4. Definindo a estrutura

Além de limpeza e organização, podemos dizer que uma loja de montagem e manutenção de PC precisa ter uma boa estrutura física:

  • Área organizada para exposição dos produtos;
  • Balcão e caixa para atendimento;
  • Depósito;
  • Área de serviços;
  • Pequena copa;
  • Prateleiras;
  • Banheiro.
 Ao definir a equipe de sua loja de manutenção de computador, invista em conhecimento e qualificação com o objetivo de atender melhor seus clientes.
Ao definir a equipe de sua loja de manutenção de computador, invista em conhecimento e qualificação com o objetivo de atender melhor seus clientes. Imagem: Unsplash

Sobre a exposição dos seus produtos, priorize:

  • A limpeza do local e dos itens expostos;
  • Tenha um sistema de segurança (com o intuito de evitar furtos);
  • Os preços precisam estar legíveis e atualizados;
  • Separe os produtos conforme sua importância — deixando os mais procurados em evidência.

5. Montando sua equipe

Além de buscar pessoas com conhecimento, escolha também aquelas com bom atendimento ao público. O tamanho da equipe em si irá depender do da sua loja de montagem e manutenção de PC.

Basicamente, você deve se preparar para contratar pessoas para:

  • Atender o cliente e concluir as vendas;
  • Ficar no caixa;
  • Prestar auxílio administrativo;
  • Prestar auxílio de limpeza.

Quanto custa para abrir uma loja de manutenção de computador?

Essa é uma pergunta difícil de responder. São várias as questões que irão nortear os custos de abrir uma loja de montagem e manutenção de PC.

Além de investir na própria estrutura, que irá variar conforme o tamanho do seu empreendimento, ainda há os custos com cursos e qualificações inerentes à área. Portanto, não é possível chegar a um número mágico.

O que não fazer

Não importa se você pretende investir em uma loja de montagem de computador, limpeza de PC ou montagem e manutenção de computador, por exemplo; quando se trata de uma micro e pequena empresa, é preciso evitar atos que possam decretar o fracasso do seu negócio.

Baixe o infográfico “Os 10 principais erros do pequeno empresário” e saiba como evitar que o seu empreendimento seja um dos 80% que fecham ainda no primeiro ano.

Terra Empresas

Escrito Por

Terra Empresas

O Terra Empresas traz soluções completas para você realizar negócios com os melhores produtos e serviços digitais

Anterior
Próximo
Deixe seu Comentário
Blog