Menu Terra Blog Empresas

Marketing digital: como produzir fotos profissionais do seu produto sem sair de casa

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

05 de abril de 2022

Marketing digital: como produzir fotos profissionais do seu produto sem sair de casa

Na hora de divulgar um produto ou serviço, seja no site profissional da sua empresa, na loja virtual, ou mesmo nas redes sociais, é importante levar em conta a qualidade da imagem a ser publicada. Lembra-se de que a primeira impressão é que fica!

Por melhor que seja o produto, uma imagem ruim pode, de cara, desinteressar quem está do outro lado da tela. Ao contrário, uma foto bem-sucedida chama atenção e faz com que uma pessoa, que não tem princípio de interesse ou interesse imediato em seu produto ou serviço, e quem está fazendo para obter mais informações. Surge aí um consumidor de oportunidade.

É claro que se você tiver acesso financeiro, dependendo do estágio em que esteja em sua empresa, vale a pena contratar um serviço profissional. O mercado oferece bons profissionais que podem fechar com um pacote de serviços que caiba no seu orçamento.

Mas mesmo que o dinheiro esteja curto, com um pouco de criatividade e com material de baixo custo, é possível causar uma boa impressão. A tecnologia mais acessível e a popularização das redes sociais fizeram com que o interesse pela fotografia aumentasse e, consequentemente, as pessoas passaram a desenvolver as suas técnicas.

Se esse é o seu caso, as dicas abaixo podem ajudar você a fotografar com mais qualidade, com chances de aumentar as vendas. Se você não tiver muita intimidade com o assunto, vale a pena dar uma olhada. Quem sabe não aparece uma boa inspiração para começar.

Vamos lá:

1)  Para começar, as imagens devem ter uma boa qualidade de resolução. Ou seja, quanto maior a quantidade de pixels, melhor. Hoje, os aparelhos celulares de custo médio e as câmeras de entrada, como DSLRs, podem ajudar na missão. Muitos sites têm a possibilidade de ampliar e obter uma resolução mais baixa, e a imagem acaba perdendo a nitidez.

2) Um bom enquadramento também é essencial! Muitas vezes a decisão de uma compra é por algum detalhe específico do produto, por isso, ele deve ficar visível.

3) O fundo branco é importante para criar uma impressão de fundo infinito. Se você reparar, praticamente todas as fotos para o comércio visual são feitas assim.

4)  Uma boa iluminação também vai ajudar para que o resultado final seja melhor. Neste caso, a utilização da luz natural – fotografar perto de uma janela pode ajudar – ou então as luzes brancas, como uma outra opção, para que não haja sombras. O uso do flash deve ser evitado.

5)  Sabe aquela foto tremida? Nem pensar. Duas dicas para evitar que isso aconteça e use um suporte – pode ser um pequeno tripé – e usar o temporizador do celular ou da câmera. Isso vai evitar que a foto fique tremida na hora em que você aciona o botão. Com o temporizador, uma foto será tirada segundos depois do clique, ajudando na estabilidade da imagem.

6)  Muito comum nas redes sociais, o uso de filtros deve ser evitado na hora de anunciar um produto ou serviço. A foto precisa ser o mais fiel possível ao que oferece. Isso evita decepções por parte do cliente, que pode sentir-se enganado com a manipulação da imagem.

7) A edição do material também é uma etapa importante do processo. O ajuste dos núcleos, para que elas fiquem ou mais próximas possíveis do natural e o corte em diversos tamanhos, vai deixar você com mais opções para usar as diferentes plataformas.

8) Uma escala correta também ajudará a destacar o seu produto. Por exemplo, uma foto de um relógio sobre uma mesa pode dificultar o usuário a identificar o seu tamanho real, se é grande ou pequeno. O mesmo relógio, no pulso de alguém, pode facilitar essa conclusão.

9) Ângulos diferentes também podem ajudar na hora de destacar o seu produto. Vale a pena investir no olhar para obter um resultado que surpreenda o comprador.

10)  Se você se sente confiante para esse trabalho, há bons tutoriaisna internet para que você possa montar um pequeno estúdio e aperfeiçoar o seu trabalho.

Lembre-se de que a fotografia, quanto mais for colocada em prática, mais apurada a captura ou resultado. Esperamos que essas dicas te ajudem a obter uma boa experiência.

Confira também os planos para Loja Virtual e melhore as suas vendas! 

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também