Marketing para pequenas empresas: dicas para iniciantes

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A luta pela atenção das pessoas está cada vez mais difícil. E, no campo de batalha da internet, o desafio é ainda maior. Por isso, caso ainda busque crescer com o seu empreendimento, o marketing para pequenas empresas é um grande aliado.

Atualmente, o marketing digital está em alta, mas o velho e bom marketing convencional, que acontece offline, também deve ser considerado. Por isso, as dicas de marketing a seguir devem ser usadas para nortear a sua estratégia para divulgação da empresa.

5 dicas de marketing para pequenas empresas

Inicialmente, vamos dar dicas de marketing para pequenas empresas em um nível mais geral:

1. Planeje e defina bem as metas

Por se tratar de uma pequena empresa, os recursos podem não ser muitos, e uma estratégia de marketing equivocada pode comprometer o balanço financeiro.

Antes de definir o que fazer para melhorar o marketing de uma empresa, saiba o que isso irá implicar no funcionamento da organização — se a estrutura física será suficiente, por exemplo.

2. Conheça o seu cliente

Não adianta pensar em dicas de marketing, ou mesmo em como fazer marketing digital, sem antes saber o que cliente espera da sua marca. Por isso, invista em pesquisas e levantamentos para traçar como a campanha será feita.

3. Cuide bem da sua marca

Seja em âmbito virtual ou físico, uma das dicas de marketing é estabelecer bem a sua marca e torná-la ainda mais familiar ao público.

4. Conheça o “inimigo”

Saber o que seu concorrente está fazendo também é uma dica que vale para o marketing, seja ele on ou offline. Veja os méritos e equívocos no momento de alinhar a divulgação da sua empresa.

5. Trace um cronograma definido

Dentre as dicas de marketing, a atenção aos prazos é outro ponto extremamente importante. Defina datas-limite para início, meio e fim das ações publicitárias. Para isso, há ferramentas interessantes e gratuitas que o próprio Google oferece.

As dicas em questão fazem parte de uma estratégia de marketing. Aliás, para dar sequência e passarmos às dicas de marketing digital para pequenas empresas, vamos reafirmar esse conceito.

Além de definir bem as datas de início e fim, trace as metas de cada estratégia de marketing.

Além de definir bem as datas de início e fim, trace as metas de cada estratégia de marketing. Imagem: Unsplash

O que é uma estratégia de marketing?

Essa pergunta está intimamente ligada à questão sobre o que fazer para melhorar o marketing de uma empresa. Trata-se de um conjunto de ações relacionadas à missão de divulgação de uma empresa com o objetivo de aumentar as vendas e tornar a marca conhecida do público. A decisão de optar pelo marketing digital — e como ele será desenvolvido —, por exemplo, faz parte de uma estratégia de marketing.

A seguir, vamos abordar como fazer marketing digital para pequenas empresas.

5 dicas de marketing digital para pequenas empresas

Antes de entrar nos conselhos, os números a seguir mostram todo o potencial que o marketing digital tem para fazer a sua pequena empresa crescer:

97% das pessoas acessam a internet diariamente;
94% delas compram ou já realizaram alguma aquisição na internet;
71% dos brasileiros conectados já compraram após acesso a um e-mail marketing;
87% dos brasileiros estão em ao menos uma rede social;
3 vezes: número de pesquisas do brasileiro antes de efetivar a compra;
70% das pessoas usam a internet para se comunicarem com uma marca;
18%: crescimento do faturamento de quem investe em marketing digital;
37% dos e-consumidores estão no Rio de Janeiro e em São Paulo;

Diante disso, a presença digital de sua empresa é imprescindível. Vamos, então, às dicas de marketing digital:

1. Reforce sua presença online

Aqui, a dica de divulgação de empresa é simples: tenha um site e invista na exposição nas redes sociais.

2. Aposte no mailing

Com o uso do e-mail marketing, aposte na construção de uma sólida lista de clientes.

3. Coloque seu negócio no Google

Uma das dicas de marketing digital para pequenas empresas pode parecer simples, mas é muito importante: esteja no mapa! Para isso, faça o seu cadastro na página do Google Negócios.

4. Otimize os acessos via mobile

A Nielsen National Panel mostra que o acesso a smartphones já chega a 97% para a Geração Z e 95% na Geração X. Por isso, crie o seu site/blog pensando na experiência de navegação em pequenas telas; nada de focar computadores.

5. SEO, Marketing de Conteúdo e Inboud marketing

Ao pensar no que fazer para melhorar o marketing de uma empresa, três conceitos são importantes: SEO, Marketing de Conteúdo e Inbound marketing.

Vamos começar pelo último termo: nele, a intenção é fazer com que o público encontre a empresa. No caso de SEO e Marketing de Conteúdo, o caminho é o oposto, e o foco é ser encontrado. Essas são poderosas ferramentas quando o tema é como fazer marketing digital.

Na prática

Agora que você aprendeu como fazer marketing para pequenas empresas e sabe a importância de ter um site, crie o seu! Ao apostar no marketing digital para pequenas empresas, seu negócio irá crescer. Portanto, também invista em um e-mail profissional, que dará maior credibilidade ao seu empreendimento.

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