Descubra como escolher o melhor construtor de site para seu negócio

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 12min leitura

Descubra como escolher o melhor construtor de site para seu negócio

Segundo a pesquisa realizada pela Boa Vista com 350 empresas em todo o Brasil, entre janeiro e fevereiro de 2020, somente 38% possui um canal próprio. Essa notícia serve como uma luva para você que busca o melhor construtor de site para o seu negócio. 

Isso quer dizer que esse pode ser um dos diferenciais competitivos da sua empresa e que ter um bom parceiro é tão importante quanto a construção do seu site. Uma página bem elaborada e com as informações certas potencializa as vendas e o crescimento de qualquer companhia.

Se considerar o número expressivo de pessoas conectadas diariamente à internet e que realizam compras online, ter um site é fundamental para as estratégias de marketing e vendas. 

Por isso, a escolha de um bom construtor tem grande relevância ao garantir um ambiente bonito, agradável e diversificado, com intuito de reter um visitante por muito mais tempo. É o que mostram os estudos da BCS que indicam que 75% dos usuários julgam a credibilidade de um site com base em sua qualidade estética.

Se interessou e agora quer saber como escolher o melhor construtor de site para o seu negócio? Continue lendo este artigo e veja também:

  • O que é um construtor de site;
  • Por que usá-lo; 
  • Como escolher a melhor ferramenta;
  • Como fazer um site bom e com baixo investimento;
  • Conheça o Construtor de Sites do Terra Empresas.
Tela de um computador mostrando uma pessoa com um construtor de site desenvolvendo uma página,

O que é um construtor de site?

É um tipo de plataforma que permite ao usuário criar uma página online para inserir e publicar diversos conteúdos, tais como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Imagens. 

Não é preciso, no entanto, ser um especialista ou web design para conseguir montar um site.

Mesmo sem um conhecimento técnico, é possível seguir as instruções, passo a passo, para fazer a edição e construir um canal. 

Entretanto, é preciso saber escolher o parceiro ideal, que ofereça recursos e suporte durante todo o processo de construção no ambiente online

Chamado de CMS (Content Management System ou, em português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), o construtor de site é ideal para quem deseja ter uma página na internet para ganhar visibilidade e vender seus serviços ou produtos, sem grandes investimentos, inclusive em programação e design.

Por que usar um construtor de site? 

Se você considerar os dados da pesquisa Webshoppers 43, realizada pela consultoria Ebit/Nielsen em parceria com o Bexs Banco, já é um bom motivo para recorrer a um construtor para colocar seu site no ar.

Os resultados apontam que o e-commerce brasileiro cresceu 41%, em 2020, avançando 29% comparado ao desempenho de 2019. E não para por aí, pois dessa porcentagem, uma média de 13 milhões de consumidores realizaram a primeira compra online. 

A mudança no comportamento do consumidor faz com que as empresas também comecem a repensar suas estratégias, sendo a plataforma online uma delas. Com a ajuda de um bom construtor de site você tem condições de competir e atrair um bom público para o seu negócio.

Fora isso, considerando a parte operacional, existem bons motivos para utilizar esse tipo de ferramenta e ter facilidades na hora de fazer as publicações na página. A seguir, veja por que contar com um CMS:

Facilidade de utilização

Pessoinhas reunidas em torno de um computador gigante mostrando as métricas na tela.

As preocupações com o negócio  já tomam um tempo de todas as pessoas envolvidas, seja na criação de estratégias ou de operações do dia a dia. Para quem não tem intimidade ou conhecimento aprofundado em programação e desenvolvimento, a criação do site pode parecer bem complicada. 

Com um construtor, você não terá essa sensação de dificuldade, devido à facilidade de utilização, com passos intuitivos e de entendimento prático. Uma boa plataforma é autoexplicativa e basta seguir as etapas para, em pouco tempo, ver sua página tomar forma.

Suporte técnico

De modo geral, os bons serviços de construção de site oferecem suporte técnico 24 horas aos usuários. Com o apoio dos bastidores, caso seja necessário, você terá com quem contar para tirar dúvidas ou corrigir alguma falha no carregamento de arquivos, o que não é possível em outras modalidades.

Assim, você não precisa se preocupar em ampliar os conhecimentos ou manter um profissional específico na equipe para cuidar dessas questões técnicas. O time de suporte, acostumado a receber feedbacks diários, certamente terá uma resposta rápida. 

Carregamento rápido

Outro ponto que justifica a utilização de um construtor de site é a velocidade com que os arquivos são carregados em uma ação prática de arrastar e soltar. Se tempo é dinheiro, com a ajuda desta ferramenta, você vai poupar o seu ao compactar os arquivos que serão publicados. 

A construção manual de um site não só é mais demorada, como lenta no processo de programação e publicação. A automatização traz a facilidade que você precisa e a segurança de inserir o conteúdo que precisa, sem muitos esforços.

Otimização SEO

Se você pesquisar nos buscadores pelo termo SEO (Search Engine Optimization) e sua importância, verá o quanto as estratégias de marketing digital giram em torno desse conceito. Uma boa prática de SEO vai possibilitar que o consumidor, ao fazer buscas, seja direcionado direto para a sua empresa.

Para aparecer bem nos resultados de pesquisas do Google, por exemplo, é fundamental que o construtor de site dê condições de oferecer uma experiência positiva aos visitantes, aumentar o tráfego e subir posições no ranqueamento geral dos buscadores.

 Possibilidade de personalização

Com o construtor você terá um site responsivo, ou seja, adaptável para visualização em diversos tipos de tela como:

  • Computador;
  • Tablet;
  • Smartphone.

Você pode escolher o template, personalizar o ambiente e deixar com a cara da sua empresa, inclusive usando cores que associam à sua marca. Por isso é importante escolher o melhor.

Conforme a publicação do E-commerce Brasil, 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais, e as cores exercem grande influência nesse contexto.

Os CMSs mais utilizados disponibilizam recursos e funcionalidades de design flexíveis, que permitem manter o site atualizado e com uma aparência mais próxima das tendências que vão surgindo no mercado.

Celular com site aberto, mostrando a interface e o escrito de mobile interface.

Como escolher o melhor construtor de site?

Chegamos a um dos pontos altos deste artigo, pois a confiança é a base de tudo, afinal, ao construir um site, todas as informações, imagens e vídeos sobre o seu negócio serão compartilhados nesse ambiente. 

É preciso assegurar que a página permanecerá no ar, sem instabilidade durante a navegação dos visitantes. Tudo o que você não quer é uma página travando a todo o momento, oferecendo uma experiência ruim ao seu público. 

A criação de um site exige um planejamento prévio e, durante esse processo, é importante avaliar o que as ferramentas oferecem. Portanto, para tomar uma decisão confiável e escolher o melhor construtor de site para sua empresa, considere e avalie fatores, como:

  • Possibilidade de ter um domínio próprio;
  • Capacidade responsiva;
  • Disponibilidade de e-mails;
  • Suporte técnico em tempo integral;
  • Otimização de SEO;
  • Investimento justo;
  • Design dinâmico e flexível;
  • Simplicidade e praticidade de edição e publicação;
  • Possibilidade de integração com as redes sociais da empresa;
  • Possibilidade de conexão com plataformas de pagamento online.

Como fazer um site bom e barato? 

Você já deve ter visto nas redes sociais uma sigla muito utilizada nos últimos tempos que é “DIY”, que significa do-it-yourself ou faça você mesmo, na tradução literal. Por isso, a dica é: usar os serviços de um construtor de site confiável e com custo-benefício apropriado para o seu orçamento.

Isso quer dizer que você mesmo pode construir a sua página, se souber escolher bem o seu parceiro de jornada. Um construtor especializado e de qualidade fornece uma espécie de tutorial para minimizar qualquer dificuldade na hora de criar o seu site.

 Pessoinhas reunidas em volta de um computador construindo um site.

Conheça o Construtor de Sites do Terra

Agora que você já conhece as características mais importantes para analisar na hora de escolher um parceiro para construir o seu site, queremos que conheça o Construtor de Sites do Terra Empresas, um serviço em que você pode contar com:

  • Domínio próprio grátis;
  • 10 caixas de e-mail com o nome da sua empresa;
  • Site responsivo: versão mobile/desktop/tablet;
  • Performance: seu site no sistema de busca do Google;
  • Suporte técnico: especialistas 24h por dia;
  • Acompanhamento em tempo real: veja quantas pessoas acessaram seu site.

Perceba que a nossa plataforma oferece tudo o que citamos ao longo deste artigo, das funcionalidades às facilidades de uso. Caso você já tenha um site e queira apenas fazer o registro do domínio, poderá utilizar o endereço do Domínio Terra.  

O nosso serviço de hospedagem disponibiliza diversos planos no Hospedagem de Sites, conforme as necessidades da sua empresa. De modo online, você pode acompanhar a audiência e coletar informações estratégicas para o sucesso do seu negócio.

Viu como pode ser fácil escolher o melhor construtor de site? Basta ficar atento às necessidades da sua organização e comparar com o que o parceiro oferece. Com um bom negócio e o serviço certo, você pode marcar uma boa presença digital e aumentar a visibilidade da sua empresa. 

Gostou das dicas para escolher o melhor construtor de site? Que tal aproveitar a visita e saber quais são as vantagens de criar um site com domínio próprio?

Até a próxima! 

FacebookTwitterLinkedin
Topo

Guia para usar as redes sociais no pequeno negócio

Saiba tudo sobre as principais redes sociais e comece a conquistar clientes pela internet já!

Enviando...

Ao enviar, você concorda em compartilhar suas informações com o Terra Empresas. Poderemos usá-las de acordo com nossa política de privacidade.