Menu Terra Blog Empresas

Melhor loja virtual para o seu negócio: como acertar na escolha?

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 10min leitura

10 de maio de 2022

Melhor loja virtual para o seu negócio: como acertar na escolha?

Quem busca a liberdade financeira, encontra no e-commerce uma grande oportunidade para isso. Mas, a verdade é que há muitos detalhes a serem considerados para fazer dessa empreitada um sucesso. E uma das dúvidas mais comuns de quem está começando é: como escolher a melhor loja virtual?

Há diversos serviços disponíveis para esse fim. E, para decidir pelo mais adequado às suas necessidades, é fundamental conhecer bem o seu negócio e as funcionalidades da ferramenta que você busca.

Essa decisão deve ser tomada considerando os pontos certos. Ou seja, essenciais para que a sua loja online opere de maneira eficaz. Ao longo deste artigo, vamos apresentar os critérios que você não pode deixar de avaliar para escolher a melhor loja online. Então, vamos lá?

O que é preciso para ter a melhor loja online?

A verdade é que não existe uma “receita de bolo”. A melhor loja virtual para o seu negócio é aquela que oferece todas as funcionalidades que você, dentro do seu planejamento, identificou como essenciais para o bom funcionamento do seu e-commerce.

No entanto, há pontos que devem ser considerados nessa avaliação. Os aspectos operacionais e de gestão do dia a dia do seu negócio são cruciais para identificar qual a melhor escolha para você. O ideal é buscar por uma plataforma que possibilite ao seu empreendimento crescer de maneira sustentável. 

Além disso, outro aspecto importante é avaliar o quanto é possível automatizar algumas rotinas operacionais. Afinal, o trabalho diário do micro, pequeno e médio empreendedor é bem corrido e, muitas vezes, multitarefa. 

No entanto, para que o seu negócio dê certo, é fundamental equilibrar as suas atividades comerciais com a sua saúde emocional e a sua vida pessoal. 

Nesse sentido, ter uma loja virtual pode contribuir com esse equilíbrio. Atualmente, 52% do e-commerce do Brasil é composto por pequenas e médias empresas. É o que diz as informações da 7ª edição da pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, parceria do PayPal Brasil e da BigDataCorp.

Ou seja, há muitas oportunidades por aí. Contudo, é preciso saber encontrá-las. E aproveitá-las.

Melhor loja virtual aparecendo no celular.

Como escolher a plataforma da sua loja virtual?

De acordo com a 7ª edição da Neotrust, o e-commerce cresceu 71% em 2021. Isso mostra que é um bom caminho para quem deseja empreender. Porém, entre outros aspectos, é preciso acertar na escolha da loja online, para se destacar dos concorrentes.

Portanto, ao longo da nossa experiência e interações com os clientes PMEs, percebemos que existem alguns pontos comuns que devem ser observados para encontrar a loja virtual ideal. 

Pensando nisso, listamos um passo a passo com os aspectos essenciais para que a sua escolha seja a mais inteligente. Além de adequada ao seu negócio. Então, confira a seguir:

Entenda as necessidades do seu negócio

O primeiro ponto é identificar quais são as suas necessidades. Nesse sentido, é interessante contar com ferramentas de gestão para ajudar nessa análise e na melhor tomada de decisão.

Nesse diagnóstico, vale a pena usar o painel Canvas ou modelo de negócios Canvas. Esse recurso pode ser usado tanto por quem está começando a empreender. Ou por quem já tem uma loja e está migrando para o virtual.

Entender, portanto, onde o seu negócio quer chegar é o passo inicial para acertar na escolha da loja online.

 Realize benchmarking

O benchmarking é outra ferramenta de gestão primordial para colocar em prática projetos de forma ágil. Por meio dela, você pode identificar pontos positivos e aspectos que devem ser melhorados na implementação da loja virtual.

Considerando isso, indicamos que você atue em duas frentes:

  1. Acesse as lojas virtuais de marcas do mesmo segmento, sendo elas concorrentes diretas ou não;
  2. Busque coletar impressões dos clientes contratantes. Assim como dos clientes dessas lojas, sobre a experiência na plataforma.

Para enriquecer ainda mais esse estudo, converse com as pessoas próximas que já empreendem no universo online. Caso não conheça, entre em contato com outros empresários e os convide para uma conversa. Assim, será possível entender quais foram as dificuldades enfrentadas e como tem sido o retorno dessa implementação. 

Tente entender o quão satisfeitos estão os empreendedores que usam a plataforma e como os usuários reagem à ela. Nesse cenário, uma dica é olhar no Reclame Aqui as páginas das lojas do mesmo segmento que o seu. 

Faça um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma boa prática de gestão, crucial para quem busca resultados. Ele pode ser usado no pontapé inicial do negócio, bem como para calibrar a direção, à medida que ele se desenvolve. Sem dúvidas, é uma ferramenta de gestão indispensável para qualquer modelo de loja.

Para realizar o planejamento, você pode usar o modelo Canvas. Também é possível enriquecê-lo incluindo a análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, ou Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).

Considere a escalabilidade da sua loja

O e-commerce, quando bem utilizado, pode fazer com que o seu empreendimento tenha um crescimento exponencial. Isso significa que você pode vender mais que o planejado e a loja pode aumentar de forma rápida.

Entretanto, para que a qualidade do seu atendimento, produtos e serviços não seja negativa, é fundamental escolher uma plataforma preparada para a escalabilidade do seu negócio.

Nesse sentido, há pontos que você deve avaliar para ter certeza da sua escolha:

  • Há restrição de visitantes no site?
  • É preciso fazer um upgrade de plano para ter mais recursos?
  • Há cobrança de taxa por venda realizada?

Esses são apenas alguns aspectos a observar. No entanto, vale reforçar que podem existir outros. Ou seja, isso dependerá do perfil do seu negócio e das suas expectativas de crescimento.

Avalie a experiência do usuário e o SEO

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria PwC, 92% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais por um produto e serviço, desde que tivessem uma experiência encantadora. Por isso, o estudo CX Trends, realizado em 2021, aponta que 60% das empresas estão focadas na experiência do usuário.

Este é um detalhe muito importante quando pensamos na escolha da loja online. Para encontrar a mais adequada, é preciso identificar como é a qualidade da experiência de compra digitalmente. 

Além disso, não se pode deixar de lado o SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para os Motores de Busca).

Essa frente é estratégica para seu posicionamento digital. A qualidade da experiência de navegação, de conteúdo e de compra no seu site vai interferir diretamente no posicionamento nos buscadores.

Então, vale aprender e utilizar essas técnicas, que podem atrair leads e aumentar a sua taxa de conversão, gerando mais receita para o negócio.

Mulher de meia idade gravando uma live no celular.

Qual a melhor plataforma para minha loja virtual?

E agora você deve estar se perguntando: mas a melhor loja virtual existe realmente? A boa notícia é que, sim, ela existe. E você está bem perto de conhecê-la.

O portal Terra resolveu compartilhar todo o seu conhecimento no digital para pequenos e médios empreendedores por meio do Terra Empresas.

A marca tem uma plataforma que oferece um plano de loja virtual contando com todos os recursos indispensáveis citados ao longo deste artigo. Além de outras funcionalidades especiais. 

Isso é possível porque o Terra Empresas tem foco no cliente e constrói as suas soluções por meio do uso de dados para oferecer a melhor experiência possível.

Veja um pouco do que você pode ter com a melhor loja virtual Terra Empresas:

  • Domínio e e-mail grátis;
  • Diversidade de formas de pagamento para seus clientes;
  • Editor visual fácil de usar;
  • Mais de 30 modelos de sites responsivos para você escolher;
  • Gestão de vendas e estoque;
  • Otimização para sites de buscas;
  • Botão para direcionar os clientes ao WhatsApp;
  • Integração com Instagram Shopping, Loja do Facebook e Google Shooping;
  • Cupons de desconto para aumentar suas vendas.

Com todas essas funcionalidades, parece que você encontrou a loja online adequada para o seu negócio, não é verdade? 

Portanto, esperamos que, com as nossas dicas, você consiga implementar um projeto inteligente e de alta performance. Para isso, não esqueça de usar os recursos que disponibilizamos em nossa plataforma.

Bons negócios e até breve!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também