Aumentar as vendas é um dos grandes desafios do microempreendedor que deseja se aventurar no comércio online. Apesar de muitas empresas estarem presentes no meio digital, saber como vender na internet ainda é um diferencial que a maioria não domina.
Sabemos que o principal quesito para vender é fazer o comprador se sentir confortável e seguro. Pessoalmente, o vendedor consegue criar um vínculo com consumidor por meio da postura e da conversa. Mas e quanto a vendas no site? Como conquistar a confiança do público e fazer com que ele compre seu produto on-line?
Ter um estoque de produtos organizado ou determinar quantos serviços você pode oferecer ao mesmo tempo fazem parte da logística de venda. Ter esse processo bem estruturado é fundamental para vender pela internet. (Foto: Shutterstock).
Esté é o primeiro passo para garantir a felicidade do seu cliente. Sem esse cuidado básico, seu negócio terá um grande problema de atrasos de pedidos, insatisfação e até mesmo cancelamento das compras.
Com um planejamento adequado das mercadorias e definição da logística, será mais fácil oferecer os produtos para determinadas regiões e prever o tempo necessário para entrega. Assim, nem sua empresa e nem o comprador ficam “no escuro”.
Um erro muito comum entre empreendedores ao se aventurar nas vendas on-line é copiar a propaganda de uma grande empresa ou concorrente. É preciso entender que a forma como se vende deve ser pensada de acordo com o seu cliente. Uma loja de chinelos bordados, por exemplo, não deve se comunicar ou anunciar sua marca da mesma maneira que uma que vende botas de caminhada em montanha.
Comunique-se com seu público, fale sua língua e tente solucionar seus problemas. Para isso, o empreendedor precisa entender como seu consumidor pensa e não tentar vender para todo mundo de qualquer jeito.
Escolher a plataforma ideal para criar sua loja virtual é tudo. Sem isso, é impossível aumentar as vendas on-line. Alguns empreendedores apostam simplesmente em apresentar o mercadoria e dar a opção de ligar na empresa para comprar, e é nesse momento que eles erram. Afinal, quem entra na internet para comprar, normalmente, não tem intenção de colocar a mão no telefone para finalizar o pedido. Por isso, existem plataformas e hospedagens que permitem que o consumidor finalize a compra no próprio site.
Além disso, é necessário escolher um meio que ofereça os recursos para o seu tipo de serviço. Por exemplo, uma boa loja virtual de calçados deve ter filtros para que a pessoa escolha o tamanho e a cor do calçado. Atenção: quanto menos cliques para seu cliente finalizar a compra, melhor. Ofereça opções, mas não dificulte a venda.
Fazer fotos e vídeos dos seus produtos pode ser uma ótima forma de mostrá-lo na internet. Também aumenta seu poder de convencimento perante seu cliente. (Foto: iStock).
Vender é conquistar. E não se conquista sem, em primeiro lugar, chamar atenção. Para atrair a atenção, por sua vez, é necessário fazer postagens atrativas visualmente. Você pode começar oferecendo informações relevantes, como:
A atenção ao atendimento é fundamental, pois ele é o principal meio pelo qual seu público fala com você. Assim, seja para tirar dúvidas ou mesmo fazer alguma reclamação ou sugestão, o canal de atendimento ao cliente deve ser eficiente.
Para isso, é preciso planejar e investir. Caso as vendas ainda não estejam muito altas, o empreendedor pode disponibilizar um telefone e e-mail para que a pessoa entre em contato. É importante destacar que o telefone deve ser atendido prontamente e os e-mails respondidos o mais rápido possível.
Caso perceba que o fluxo de vendas aumentou, está na hora de contratar alguém para ajudar no atendimento.
Por fim, nossa última dica de como vender na internet é aproveitar as redes sociais para aumentar a divulgação. Facebook, Instagram e até mesmo o WhatsApp são canais muito movimentados, e provavelmente seu cliente está lá.
Ao criar sua loja virtual , faça também uma página do seu negócio no Facebook e Instagram e divulgue seus produtos com frequência definida. Outra dica é criar grupos do seu negócio no WhatsApp com pessoas interessadas e divulgar os lançamentos.
Com este passo a passo, fica mais fácil saber no que você precisa se concentrar para aumentar as vendas da sua loja na internet. Se tiver mais alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando nosso blog para saber mais.
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