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Entenda o mercado digital e aumente o lucro do seu negócio

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 13min leitura

18 de novembro de 2022

Entenda o mercado digital e aumente o lucro do seu negócio

Consolidar uma empresa financeiramente e atender bem os clientes, entre outros desafios, parece ser impossível para um pequeno negócio. No entanto, entender o mercado digital e como atuar nele pode fazer a diferença. 

Com tantas mudanças e interferências na forma de consumo, promovidas pela transformação digital, é preciso se adaptar às tendências. 

Portanto, são diversos caminhos a percorrer. Porém, não há motivo para se preocupar, basta seguir algumas regras para ter bom desempenho. 

Então, a melhor maneira de se preparar para entrar nesse mercado e enfrentar a concorrência é conhecimento. Para isso, neste artigo, você confere:

  • O que é mercado digital?
  • Funciona de que maneira?
  • Como trabalhar na área?
  • O que mais vende online?
  • Como vender mais no digital?
Carrinho de compra mini em cima de computador. Representa o mercado digital

O que é mercado digital?

Mercado é uma palavra comum a todos. Trata-se, basicamente, de um ambiente de trocas, onde pessoas se reúnem, compram, vendem e fazem todo tipo de transação comercial.

mercado virtual é a mesma coisa, no entanto, acontece em meio a tecnologia. 

Portanto, quando falamos de mercado digital, na verdade, nos referimos a toda intenção de compra e venda realizada na de um celular, tablet, notebook ou computador.

O que significa transformação digital?  

A transformação digital, por meio da tecnologia, vem modificando a forma como as pessoas se relacionam e resolvem problemas. Até porque, as soluções muitas vezes estão a um clique de distância. 

Quem imaginaria, por exemplo, que seria possível pagar contas ou investir pelo celular? Todos os dias, empresas são abertas, contratos são firmados e milhares de vendas são realizadas por sites e aplicativos. 

Cerca de 81% da população brasileira está conectada. Ou seja, aproximadamente 150 milhões de pessoas que integram a transformação digital. 

Já no início de 2022 o comércio eletrônico registrou um crescimento de 20,65% em comparação ao mesmo período do ano anterior. 

Em outras palavras, isso significa que e-commerces, perfis do Instagram e grupos de Facebook movimentam parte da economia. 

Portanto, fica o questionamento: será que ter um negócio online é só uma opção ou uma oportunidade de melhorar os resultados?

Se você chegou agora ao mercado digital ou ainda não sabe o que fazer nesse cenário, não se desespere. Mais adiante, vamos dar dicas sobre o tema. Então, siga conosco!

Mulher fazendo compra no mercado digital com um tablet. Ela está segurando o cartão de crédito

Mercado digital e transformação digital é a mesma coisa?

São coisas diferentes, mas complementares que proporcionam experiências diferenciadas aos usuários. 

O que possibilitou o surgimento e ascensão do mercado online foi a transformação digital. Se há alguns anos parecia impensável o uso da tecnologia para comprar, agora, é difícil imaginar o mundo sem as lojas virtuais.

Até porque o cliente tem a facilidade de fazer suas compras com apenas alguns cliques e a qualquer hora do dia. Portanto, a transformação digital contribuiu com a mudança de comportamento dos consumidores.

Como funciona o mercado digital?

A principal conexão entre os usuários e os negócios são os dispositivos. Na prática, o mercado digital gira em torno das soluções que permitem que o cliente encontre uma loja e realize suas compras. 

Nenhuma transação ou interação aconteceria sem um mecanismo que permitisse o acesso a produtos e serviços. Por isso, é necessário que as pessoas tenham acesso fácil e rápido as páginas ligadas a um negócio. 

Não é à toa que existem construtores de sites, de lojas virtuais e serviços de hospedagem e domínio, que garantam a permanência de um endereço virtual. 

No mercado digital se destaca não só quem tem o melhor produto ou serviço, mas quem, por exemplo:

  • Sabe se mostrar;
  • Oferecer um atendimento diferenciado;
  • Causar impacto positivo na experiência do cliente.
Mulher colando nota fiscal em caixa de papelão. Representa uma compra feita no mercado digital

Como trabalhar na área?

O mercado digital está subdividido em áreas distintas e em cada uma delas as oportunidades são amplas. 

Tudo o que você precisa é entender o que faz sentido para os seus propósitos e se dedicar a ser o melhor especialista do seu segmento. Conheça, então, as principais possibilidades:

 E-commerce

Mesmo com tantas lojas virtuais, ainda há espaço para novos negócios, e o comércio eletrônico não pára de crescer. De acordo com dados da Neotrust, empresa especialista em e-commerce, apenas em 2021 o setor cresceu 27%

Ao decidir abrir um comércio virtual, tenha em mente a importância de conhecer o mercado como um todo, além do ramo de atuação. Quanto mais você souber do seu negócio, mais fácil será de fechar parcerias e alcançar seu público.

Programação e desenvolvimento

Trabalhar como programador ou desenvolvedor pode gerar boas oportunidades. A criação de softwares específicos, por exemplo, tem uma demanda alta nesse mercado. 

Os bons profissionais são disputados e não ficam sem trabalho. Muitos são contratados para desenvolver:

  • Sites;
  • Plataformas online;
  • Aplicativos;
  • Sistemas de pagamento;
  • Entre outros.

Marketing digital

Esse é um produto do mercado digital. Até porque foi necessário mudar a forma de fazer publicidade e propaganda. Ou seja, as estratégias para os negócios online requer profissionais com conhecimento aprofundado. 

São pessoas que atuam no planejamento e execução de ações com o objetivo de engajar e fidelizar o público. Como exemplo disso, podemos citar a produção de conteúdo para sites ou redes sociais.

Segurança da informação

Muitas vezes, a preferência de um cliente em uma marca ou outra está ligada à segurança que ele sente ao comprar em determinado site. 

No Brasil, há muitas tentativas de roubo de dados. Ou seja, fraudes e cibercrimes que geram dor de cabeça tanto para o cliente quanto para o empreendedor. 

Por isso, é fundamental ter profissionais para proteger e garantir a segurança do armazenamento de dados.

Mulher segurando tablet satisfeita. Ao seu redor, várias caixas representando o mercado digital

Como conquistar os melhores resultados?

Não é fácil se destacar, ou ainda alcançar e se manter no topo, mas com algumas práticas, você pode conquistar resultados surpreendentes. Então, veja o que fazer:

1. Fale a mesma “língua” do seu público

Disputar a atenção do seu público na internet não vai ser fácil. Diariamente as pessoas são bombardeadas por propagandas, mensagens, promoções, notificações de aplicativos e todo o tipo de conteúdo.

Portanto, prepare-se para enfrentar uma concorrência acirrada. Uma forma de minimizar isso e chegar mais próximo de seu público é entender como se comunicar com ele. Tente descobrir:

  • Quais são os problemas, necessidades e desejos de consumo;
  • Que horas costumam estar online;
  • Como se comunicam: formal ou informalmente;
  • As redes sociais de preferência.

Ao obter essas informações, permitirá que seu negócio se aproxime cada vez mais dos clientes.

 2. Nunca faça propaganda enganosa

O cliente está mais crítico, bem-informado e aprendendo a diferenciar o que é e o que não é verdadeiro. Por isso, nunca prometa aquilo que seu produto não entrega. 

Por mais que, a princípio, isso possa aumentar as vendas, em médio e longo prazo vai custar a boa imagem do seu negócio.

3. Construa um site 100% funcional

Seu site é a vitrine do seu negócio. Portanto, ele deve ser:

  • Bem construído;
  • Convidativo;
  • Apresentar seu produto ou serviço de forma atrativa;
  • Prezar, acima de tudo, pela boa experiência.

Tudo deve funcionar muito bem. Ou seja, seu cliente deve navegar facilmente entre as páginas, ter fácil acesso aos contatos e entender, de cara, do que se trata o negócio. 

 4. Construa um site para sua empresa  

Criar um site com o Construtor de Sites do Terra Empresas é simples, rápido e cabe no seu bolso. Perfeito para quem vende serviços.

Os sites construídos pelo Terra Empresas são responsivos. Isso significa que o usuário pode acessá-lo por qualquer tela sem perder a qualidade nas imagens ou que se altere o conteúdo.

Além disso, a hospedagem e o domínio são gratuitos e você leva um e-mail personalizado.
No entanto, se o seu negócio é um e-commerce, então, você precisa conhecer a Loja Virtual do Terra Empresas. Clique e aumente sua presença digital, bem como as suas vendas.

Homem mostrando selfie que tirou de si mesmo para o mercado digital. Parece uma loja de alimentos

O que mais vende no mercado digital?

As oportunidades são diversas e com espaço para quem quiser iniciar ou migrar para as vendas virtuais. 

Então, preparamos uma lista de principais produtos e serviços com potencial de sucesso no mercado digital:

  • Alimentos;
  • Produtos pets;
  • Cursos online; 
  • Produtos digitais, como ebooks, videoaulas, podcasts;
  • Fotografia;
  • Produtos importados;
  • Cosméticos;
  • Livros;
  • Roupas e acessórios;
  • Produtos naturais;
  • Eletrônicos.

Aliás, esses são apenas alguns exemplos. Por isso, antes de tomar uma decisão, analise bem as opções, compare com o que já existe no mercado e onde você pode se diferenciar para ter mais sucesso na internet.

Como vender no mercado digital?

Primeiramente, inicie com um bom plano de negócio. Depois, certifique-se de concluir as seguintes etapas:

 1. Conheça bem seu público

Para quem você pretende vender na internet? Essa é uma resposta essencial para direcionar suas ações e definir os produtos que farão parte do seu catálogo. 

Dessa forma, as estratégias serão mais personalizadas. Além disso, ao conhecer o perfil do seus clientes, suas ações serão mais assertivas. 

2. Conheça bem o seu mercado

É essencial conhecer a fundo o seu mercado de atuação. Até porque cada segmento exige um tipo de estratégia.

Além disso, o estudo prévio pode poupar tempo, recursos financeiros e evitar erros de planejamento.

 3. Defina seu canal de vendas

A escolha do canal de vendas está diretamente ligada ao:

  • Segmento;
  • Público;
  • Produtos ou serviços que você oferece. 

De modo geral, uma loja virtual com layout simples e de fácil acesso e navegação pelo cliente, por exemplo, é a forma mais comum de colocar os produtos à venda online.

4. Dedique-se à divulgação

As pessoas precisam saber que sua empresa existe. Para isso, é preciso ser encontrado na internet. Ou seja, é necessário comunicar para seu público que ele tem mais uma opção de compra. Portanto, isso abre a chance de gerar mais vendas e aumentar o faturamento. 

Você pode recorrer, por exemplo, às mídias pagas, como:

  • Google Ads;
  • Anúncios no Facebook e Instagram;
  • E-mail marketing;
  • Ou investir em canais de divulgação orgânica, como blogs e postagens nas redes sociais.

E aí, gostou de saber mais sobre esse assunto? Criar uma boa presença no mercado digital pode ser um desafio, mas com as ferramentas certas e um bom posicionamento é possível conquistar excelentes resultados.

Aliás, sabia que evitar erros é tão importante quanto ter um bom site? Então, confira o nosso artigo sobre o tema e veja como evitar cair em armadilhas.

Então, até a próxima!

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