Metas e objetivos: planejando-se para o negócio crescer

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Ao iniciar um empreendimento, os objetivos do novo empreendedor costumam ser a obtenção de renda suficiente para o dia a dia da família e, em médio prazo, melhorar a qualidade de vida de seus dependentes. Para um negócio crescer, entretanto, é preciso ter maiores ambições no horizonte. Para chegar lá, definir metas e objetivos é determinante!

Agora, você confere os primeiros passos dessa missão com o Terra Empresas.

O que são metas e objetivos?

Pode parecer simples, mas o conceito de metas e objetivos precisa ser uma ideia clara na mente do empreendedor para o planejamento dar certo. Esses termos não representam apenas o destino final, mas dão uma ideia geral da evolução pretendida para o negócio, a partir de métricas, processos e prazos definidos previamente.

Tenha em mente que:

  • Objetivo: destino final do plano;
  • Meta: etapas a serem finalizadas para se chegar à conclusão do objetivo.
Antes de definir os objetivos e as metas do seu negócio, estude a capacidade de venda, produção ou estocagem atuais para não errar na estimativa sobre o quanto é possível crescer! (Foto: Unsplash)

Antes de definir metas

Antes de sair por aí sonhando com o futuro da sua empresa, é bom ter clareza sobre o que é possível ser feito e o que vai melhorar o seu empreendimento. Para isso, siga estes passos:

1. Analise o mercado

Conhecer bem os preços praticados, as margens de lucro adotadas e as inovações em seu nicho de mercado são ótimos guias para perceber o que pode ser melhorado. Vale a pena pesquisar o preço da concorrência, estudar as melhores maneiras para ser competitivo — como trocar fornecedores, por exemplo — e, a partir dessas informações, elaborar um plano para o seu empreendimento.

2. Quão alto eu posso sonhar?

Ter uma referência do que se pratica no mercado tem como objetivo facilitar a compreensão do contexto em que você vai atuar, mas isso não deve ser usado como base para as metas e para os objetivos aplicados ao seu negócio. Lembre-se: há empreendimentos com mais tempo de mercado e, consequentemente, mais potencial de investimento. Tenha cautela.

3. Mais que vendas…

É comum a confusão de que metas dizem respeito apenas aos números de vendas — como preço médio de venda, quantidade de novos clientes ou custo de aquisição por cliente. A depender do nível de desenvolvimento do seu negócio, é possível que as metas estejam relacionadas ao aumento da equipe, à expansão dos negócios para a internet a partir de uma loja virtual ou até à captação de investimentos para aumentar o espaço físico do seu negócio.

O principal desafio para desenvolver metas e objetivos é analisar o contexto do mercado e descobrir como sua empresa deve se portar nesse cenário. Faça pesquisas antes de definir metas! (Foto: Unsplash)

Dois métodos usados para definir metas e objetivos

O Terra Empresas sabe que pode ser difícil iniciar o planejamento para o seu negócio. Para te ajudar, vamos listar dois métodos bastante utilizados por empreendedores e gestores na hora de fazer um planejamento estratégico.

Mapa mental

O mapa mental pode ser aplicado para desenvolver vários tipos de processos, um deles é a definição de metas e objetivos. Seguindo este passo a passo, você terá uma visão clara do destino final e do que é preciso para chegar lá:

  1. Todo mapa mental se inicia com uma ideia central, que representa o objetivo. Com a folha de papel na horizontal, escreva o objetivo ao centro;
  2. A partir da ideia central, puxe setas indicando outros termos relacionados ao objetivo principal. Essas palavras devem começar a indicar as metas — como, por exemplo, fazer investimentos, treinar ou contratar funcionários, utilizar algum sistema para controle de estoque ou monitoramento de vendas.
  3. Conforme os termos forem aparecendo, identifique quais requisitos devem estar atrelados às metas e puxe mais setas. Se for preciso captar investimentos, determine um valor mínimo; se for preciso contratar funcionários, mensure um prazo para isso e defina a quantidade de colaboradores; se um sistema para controle de vendas for necessário para descobrir como melhorar o processo, determine um tempo para pesquisa de plataformas e um prazo final para implementação do sistema, por exemplo;
  4. Por fim, a partir das metas definidas e dos prazos finais para a conclusão, estipule um processo e um prazo menor para que as etapas sejam finalizadas, dando andamento ao planejamento. É normal que seja preciso refazer as etapas ao longo do processo.

Método SMART

Outra maneira para definir suas metas e seus objetivos é se valer do método conhecido como SMART — que significa “inteligente” em inglês. “SMART”, na verdade, é uma sigla formada pelas palavras “Specific” (Específico), “Measurable” (Mensurável/medível), “Attainable” (alcançável), “Relevant” (Relevante) e “Time-Based” (Temporal).

A partir dessas características, seu objetivo e as respectivas metas serão mais eficientes. Afinal, será possível ter ideia clara do objetivo específico, que será analisado a partir de critérios claros (como quantidade ou tempo de realização), tendo em mente um prazo a seguir para a conclusão de tarefas realmente realizáveis e relevantes em um prazo previamente determinado.

Agora é com você!

Você tem o guia para iniciar o planejamento de metas e objetivos em mãos. Se você não sabe qual objetivo pode ser interessante para o seu negócio, que tal descobrir o passo a passo da gestão para pequenos negócios? Com a ajuda do Terra Empresas, você pode iniciar o planejamento do futuro do seu negócio com o e-book: 6 etapas para fazer gestão na sua pequena empresa.

Agora é contigo, empreendedor!

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