Menu Terra Blog Empresas

Negócio local: como diminuir as perdas com a crise do Coronavírus

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

31 de março de 2022

Negócio local: como diminuir as perdas com a crise do Coronavírus

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o coronavírus como uma pandemia, em 11 de março, a preocupação com a saúde das pessoas e a proteção dos negócios passaram a dominar o noticiário.

No Brasil, cidades e estados baixaram decretos para que o comércio fosse fechado. Isso para evitar deslocamentos desnecessários e aglomerações de pessoas. Foi permitido apenas o funcionamento das atividades consideradas essenciais, como as do setor de saúde, transporte, além dos supermercados e comércios de alimentos.

As medidas de saúde afetaram diretamente os negócios locais, que já trabalham com uma estrutura enxuta e têm pouca margem para manter as suas finanças em dia. Outro fator de apreensão para os pequenos empresários é não saber ao certo quando as coisas começarão a voltar à sua normalidade. Esse é, sem dúvida, o fator que mais dificulta uma tomada de decisão mais precisa.

Mesmo com esse cenário de incerteza, pequenas mudanças e ajustes pontuais podem fazer total diferença para atravessar o período de pandemia e manter a sua empresa com uma estrutura saudável na época da retomada da economia. Isso, sem dúvidas, vai ajudar a diminuir as perdas com a crise do coronavírus.  Se não sabemos quando, pelo menos uma coisa é certa: a pandemia vai passar. Selecionamos seis dicas que podem ser levadas em conta pela sua empresa neste momento.

1. Mundo virtual

Mesmo que você nunca tenha feito uma venda pela Internet, este é um bom momento para se pensar no assunto. Dentro do seu ramo de atividade ou até de áreas que não fazem parte da sua realidade diária, é possível buscar uma inspiração que possa ser adaptada. Entregar agora uma boa experiência para o consumidor pode fortalecer o seu negócio no momento em que a economia der os primeiros sinais de melhora.

2. Cortar custos

Se você tem um ponto comercial alugado, vale consultar a imobiliária ou o proprietário sobre a possibilidade de adiar o pagamento do aluguel ou mesmo negociar algum desconto, válido para o período em que o comércio vai permanecer fechado. Muitas imobiliárias estão aceitando que os aluguéis deste período possam ser pagos de forma parcelada, durante a vigência do contrato. Também vale fazer uma análise de todos os gastos de sua empresa, mesmo que você esteja trabalhando em casa. É possível que alguns deles não façam sentido agora, em que o funcionamento é apenas parcial. Para ajudar a diminuir o prejuízo, devem ser cortados.

3. Inovação

É importante estar atento a todas as iniciativas tomadas em seu setor de atuação. Alguns salões de beleza, que tem relacionamento constante com seus clientes, passaram a vender os serviços de forma adiantada. O cliente paga agora para utilizar o serviço mais adiante. É uma forma encontrada para manter a saúde financeira da empresa. O cliente também fica satisfeito por manter de pé um negócio em que ele tanto confia.

4. Descontos

Nem sempre oferecer um grande desconto ou uma entrega grátis pode ser uma saída viável para o seu pequeno negócio. É preciso calcular bem os custos, já que a medida pode agravar ainda mais a situação financeira de sua empresa. Feitos os cálculos, os descontos podem ajudar a alavancar as vendas.

5. Empréstimos

Essa é uma decisão muito importante. Avaliar bem a capacidade de pegar um dos empréstimos que são oferecidos neste momento. Começar a pagar no próximo mês, ou no início da retomada, pode agravar ainda mais a situação. É outra situação que precisa ser avaliada na ponta do lápis. Ao mesmo tempo que pode ajudar, pode agravar ainda mais a situação do seu pequeno negócio.

6. Funcionários

O custo dos funcionários deve ser um dos últimos a ser avaliado. Além da questão social, que é decisiva em períodos de crise, bons funcionários levam tempo para serem treinados e o custo da demissão é alto. Isso sem contar que em um momento de retomada econômica você vai precisar muito de pessoas motivadas e prontas para levantar o seu negócio. Uma eventual demissão só deve ocorrer se não houver nenhum outro recurso, como antecipação de férias ou a ajuda governamental. Vale a pena ficar atento aos pacotes de ajuda do governo para as pequenas empresas. Uma boa conversa com seu contador pode ajudar a tomar a decisão mais adequada.

Quer saber mais sobre o mundo virtual? Então, confira 7 erros comuns das vendas online, e como evitá-los!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também