Menu Terra Blog Empresas

Pequenas cidades: como abrir um negócio lucrativo

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

13 de junho de 2022

Pequenas cidades: como abrir um negócio lucrativo

Quem está pensando na possibilidade de abrir um negócio pode ter uma boa possibilidade de sucesso fora dos grandes centros, onde a concorrência é maior e os custos mais altos. Uma boa prestação de serviços ou mesmo um comércio bem estruturado faz com que alguns empreendedores tenham negócios lucrativos em pequenas cidades. 

Na hora de fazer o planejamento do seu negócio, alguns benefícios devem ser levados em conta. Se a escolha for por um ponto fixo, é certo que o seu custo inicial será menor do que em uma grande cidade. Ainda assim, a localização precisa ser muito bem planejada para que rapidamente a abertura do seu negócio se espalhe entre a população local.

Hoje, mesmo as menores cidades estão conectadas, mas o boca a boca pode trazer resultados ainda mais imediatos, até que a sua estratégia na rede comece a dar resultados. Outra vantagem para o empreendedor é que em cidades pequenas, a rotatividade dos funcionários costuma ser menor, evitando assim custos desnecessários com a troca da equipe.

Na hora de escolher os seus colaboradores, é importante fazer um processo seletivo bem apurado para o serviço que você pretende desenvolver. Pessoas locais e com boa capacitação vão ajudar a fazer com que o seu negócio apareça de forma mais rápida. Um colaborador com uma boa rede de contatos na cidade também vai ajudar na divulgação do negócio.

Deve-se levar em conta que em cidades menores, o bom atendimento é ainda mais importante. Com menos opções, se comparado às grandes cidades, um cliente com uma boa experiência de atendimento tem maior chance de ser fidelizado.

Passado o período de planejamento, com os custos enxutos, é hora de colocar o negócio na rua. Mesmo com um investimento baixo, os setores de alimentação, a venda de doces bem elaborados, mas com um preço razoável, e o setor de moda podem trazer bons retornos financeiros. 

Na alimentação, o capricho aliado ao bom atendimento é o grande diferencial para tornar o seu negócio bastante lucrativo. É sempre importante ter em mente que novidades são bem-vindas, mas é preciso estudar bem os costumes locais para não errar, já que a culinária é um dos grandes patrimônios do interior brasileiro.

No caso da moda, as novidades são sempre apreciadas. Por isso, a escolha dos fornecedores deve ser bastante rigorosa. Boa qualidade sem preços exorbitantes pode fazer com que você se destaque e obtenha bons lucros, mesmo com um investimento pequeno. Mas afinal, o que mais dá para vender em uma cidade pequena?

Apostas

Entre os mercados que mais crescem no Brasil estão as lojas de produtos naturais e de cosméticos. Também têm um bom potencial a venda de bebidas, por exemplo, em uma loja de conveniência.

Os petshops são outra opção de negócio com bom potencial de lucro. O Brasil é considerado o segundo maior mercado pet do planeta, apenas atrás dos EUA. Nesse caso vale investir tanto na venda de produtos, como na prestação de serviços.

Negócios do ramo de informática e games seguem em crescimento continuo e estão entre os mais promissores do planeta. Lojas com produtos e equipamentos para jogar, que vão dos computadores às cadeiras especiais, podem ser levados em conta, já que existe um público cativo entre os adolescentes e adultos mais jovens, dispostos a investir nesse prazer.

Serviços

Entre os serviços, os salões de beleza para homens e mulheres, com funcionários especializados, têm boas chances de obter sucesso. No caso das manicures e pedicures, elas podem fazer o serviço na casa do cliente, o que pode ser um diferencial. Como os deslocamentos são menores e mais rápidos, a logística pode ser feita de uma maneira bem dinâmica.

Os serviços de manutenção em informática também tem boas chances de sucesso. Em muitas cidades pequenas, a falta de alternativas faz com que muita gente vá até o município vizinho para consertar um celular ou um computador. Um serviço de resgate e entrega dos aparelhos também pode ser um diferencial interessante.

Pequenos serviços com os de reparos em encanamentos e aparelhos elétricos também é algo que pode ser levado em conta, já que muitas vezes nas pequenas cidades faltam pessoas especializadas. Os serviços de costura são outros que costumam dar um bom retorno. Seja para o conserto de roupas ou mesmo para a confecção de algo sob medida.

Aqui, o Terra empresas traz outras opções de negócios lucrativos em pequenas cidades. Se a sua opção for abrir uma franquia, pode obter mais informações aqui.

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também