Negócio online: dicas para começar do jeito certo

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Levar sua loja ou empresa para a internet é um passo que pode mudar o rumo dos seus negócios. Se você já tem um ponto físico ou pensa em começar do zero a partir da internet, o Terra Empresas vai te ajudar com um passo a passo para fazer do jeito certo. Agora, você vai aprender a lidar com seu público e produto, escolher uma boa plataforma e acompanhar indicadores de vendas para ter sucesso com seu negócio online.

Planejamento é fundamental para o sucesso de um negócio online

Antes de iniciar a estruturação do seu negócio na internet, você precisa se preparar para isso. Se seu objetivo é expandir os negócios para a internet, avalie quanto dinheiro há em caixa e estude uma maneira de aplicar parte dessa reserva na abertura de sua filial na web; por outro lado, se o objetivo é começar do zero, pense em como você pode utilizar seu patrimônio ocioso para investir e garanta que haverá o mínimo de reservas para manter o negócio funcionando nos primeiros meses.

Se for possível, faça cursos sobre gestão e finanças. O Sebrae oferece diversas especializações para empreendedores – planejamento estratégico e como iniciar negócios, por exemplo – e é possível que você aprenda estratégias que podem mudar a história da sua loja; e o melhor: sem precisar sair de casa em modalidades de ensino a distância.

Qual é o público para o meu negócio online?

O desafio de descobrir quem é o cliente que procura por seus produtos ou serviços fica muito mais fácil quando você define diferentes perfis para eles. Afinal, dentro do grupo de pessoas ou instituições que se interessam por aquilo que você vende – essa é a definição de público-alvo – há pessoas com hábitos de consumo, renda e escolaridade diferentes. Esses perfis são as personas.

A partir de informações reais sobre seus clientes – idade, profissão e formação escolar, por exemplo –, é possível descobrir o que ele procura, como ele procura e qual é a melhor maneira de dialogar com ele. Assim, as estratégias de marketing, promoções e demais ações do seu negócio podem ser planejadas para diferentes grupos que fazem parte do público-alvo.

Para te ajudar nessa tarefa, consulte o Gerador de Personas. A plataforma determina previamente as informações que devem ser preenchidas para criar a persona que se interessa por seu produto. Com a persona desenvolvida em mãos, você saberá como sua loja ou empresa pode atender às necessidades desse cliente em potencial.

Caso você já tenha um negócio, vale a pena pesquisar o mercado virtual antes de iniciar a empreitada. É possível que o produto que você vende não tenha tanto apelo para a internet. Por outro lado, caso você atue nos nichos de saúde e bem-estar, finanças, marketing, moda e beleza, estar fora da internet significa perder vários clientes por dia.

A definição de “personagens” que simbolizem seus clientes é um passo determinante para abrir o seu negócio online. Ao saber com quem você fala, é muito mais fácil converter uma venda! (Foto: Unsplash)

Cuidados com produto e nicho

Depois que você descobriu quem são seus clientes em potencial e já sabe quais são as necessidades deles, chegou a hora de lidar com os produtos que você vai vender. Os melhores nichos para vender pela internet são estes, por ordem de faturamento:

  • Telefonia;
  • Eletrodomésticos;
  • Eletrônicos;
  • Informática;
  • Casa e decoração;
  • Moda e acessórios;
  • Saúde e cosméticos;
  • Esporte e Lazer;
  • Alimentos e bebidas;
  • Acessórios automotivos.

Se seu produto não está na lista, não precisa se desesperar. É possível encontrar nichos específicos. Por exemplo, em vez de abrir uma loja de celulares, crie uma loja virtual para acessórios de celular; em vez de vender acessórios de vestuário, venda acessórios para homens, para mulheres ou ainda para o público juvenil; em vez de abrir uma loja de roupas, abra uma loja de roupas de um estilo específico.

Quais são as maiores demandas por produtos do seu nicho na internet? Plataformas como o Ubersuggest te auxiliam a descobrir os termos mais procurados nos buscadores como o Google e respondem essa pergunta. Essa é uma boa maneira de entender o mercado que você está prestes a explorar e sair na frente dos que tentam descobrir o que vender na tentativa e erro.

Escolhendo a plataforma

Antes de falar sobre sua plataforma para vendas, vale lembrar que o primeiro passo para isso é contratar a hospedagem e criar um site. Afinal, o primeiro passo para garantir presença digital é ter um endereço na internet para que as pessoas te encontrem facilmente sempre que for preciso e, depois, concluam vendas em sua loja virtual.

 

  • O que eu preciso dizer para conseguir vender este produto?

 

Na hora de escolher a plataforma da sua loja virtual, busque compreender o mercado em que você vai atuar. Lojas ligadas ao universo da moda, por exemplo, precisam de uma plataforma que possibilite a descrição de várias características do item vendido. Se você for vender itens para carros, será preciso cadastrar vários modelos de um mesmo produto para atender diferentes modelos de veículo.

 

  • Eu preciso mesmo disso?

 

Mesmo que você tenha grandes planos para sua loja, mantenha os pés no chão. Procure por empresas que forneçam plataformas com funções que você realmente vai precisar, atendendo às necessidades do início da jornada sem te fazer pagar por aquilo que não é exigido agora.

 

  • A plataforma permite integração?

 

Quando a operação da sua loja começar, você vai precisar monitorar os produtos mais vendidos, saber o que ainda está disponível em estoque, avaliar o preço médio das vendas, etc. Antes de contratar uma plataforma, procure por uma empresa que possibilite integrar a sua loja virtual a um sistema de gestão.

Além do controle sobre os processos do seu negócio, é possível integrar sua plataforma à diferentes formas de pagamento (cartões de crédito ou débito, boletos, pagamentos on-line como o PayPal). Quanto mais opções para pagar, maior a chance de um cliente concluir uma venda.

Acompanhando indicadores

Quando as vendas começarem, será preciso monitorar como os clientes têm lidado com o seu negócio online. Ao acompanhar o desempenho das vendas, será mais fácil promover mudanças em sua loja e, consequentemente, aumentar o lucro do seu negócio online.

Os principais indicadores em um negócio online são número de visitantes, taxa de conversão, ticket médio e taxa de abandono de carrinho. Priorize plataformas que facilitem o monitoramento! (Foto: Unsplash)

 

  • Valor médio por venda

 

O valor médio por pedido (VMP) é fundamental para monitorar as taxas de lucro de um negócio online. O cálculo é simples: somatória da receita bruta das vendas dividida pela quantidade de pedidos feitos. O número obtido é o valor médio gasto por um cliente em um pedido em sua loja e se relaciona diretamente ao lucro.

 

  • Tráfego

 

Saber quantas pessoas acessam sua loja virtual e compreender a origem do tráfego é um passo fundamental para seguir aumentando as vendas do seu negócio. Não basta uma plataforma bem-feita se você não conseguir levar o público até os seus produtos. Ao compreender a origem do tráfego, será mais fácil trabalhar em promoções para atrair mais público e aumentar as vendas ao focar as campanhas em diferentes redes sociais, por exemplo.  

 

  • Taxa de abandono de carrinho

 

Monitorar os carrinhos que são deixados para trás sem que se conclua a venda é uma maneira de entender como os visitantes lidam com a sua loja online. O principal motivo para abandono é a pesquisa sem intenção de compra, por exemplo, e esse indicador possibilita descobrir quais produtos estão sendo visados por quem visita o seu site.

Seu negócio online vai te exigir planejamento e muita pesquisa

Iniciar a trajetória de vender na internet vai te exigir planejamento e muita pesquisa para aprender a lidar com estes novos mercado e público. Conhecer o seu público, compreender suas buscas e estruturar a sua loja virtual para que ele tenha uma boa experiência de compra são bons passos para ter lucro com um negócio online.  

Se você não tem ideia de como começar a colocar seu negócio online na internet, o Terra Empresas te ajuda com este e-book: Primeiros passos para colocar sua empresa na internet. Confira!

 

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