Menu Terra Blog Empresas

TOP 5 negócios que dão lucro em cidades pequenas

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

12 de abril de 2022

TOP 5 negócios que dão lucro em cidades pequenas

O ano de 2020 vai ficar marcado por profundas mudanças no modo de viver e de consumir das pessoas. A pandemia de Covid-19 trouxe uma preocupação adicional com a saúde das famílias e também para a organização dos negócios. E isso deve prevalecer em 2021, mesmo depois do início da vacinação. 

É fato que ainda teremos de conviver com o vírus por mais algum tempo, ainda que não se saiba quanto. Uma coisa é certa: as cidades grandes diminuíram o seu ritmo, ao passo que as pequenas apresentam sinais de mudanças, inclusive no comércio e na prestação de serviços. Mas afinal, quais os negócios que dão lucro em cidades pequenas?

Se você olhar na sua lista de contatos mais próximos, entre aqueles que tiveram a opção de trabalhar em home-office, muitos deixaram as capitais, em busca de mais espaço no interior. A pandemia veio confirmar a ideia de que com uma boa conexão de Internet é possível realizar o trabalho de qualquer local. Muita gente aproveitou a casa do fim de semana, ou mesmo da família, em cidades menores, para proteger a saúde e também para realizar o seu trabalho.

E tem muito empreendedor de olho nessa mudança de perfil para planejar negócios que dão lucro em cidades pequenas. Quem está pensando na possibilidade de abrir um negócio pode ter uma boa possibilidade de sucesso fora dos grandes centros, onde a concorrência é maior e os custos mais altos. Uma boa prestação de serviços ou mesmo um comércio bem estruturado faz com que alguns empreendedores tenham negócios que dão lucro em cidades pequenas.


Negócios que dão lucro em cidades pequenas

Na hora de fazer o planejamento do seu negócio, alguns benefícios devem ser considerados. Se a escolha for por um ponto fixo, é certo que o seu custo inicial será menor que em uma grande cidade. Ainda assim, a localização precisa ser muito bem planejada para que rapidamente a abertura de negócios que dão lucro em cidades pequenas.

Hoje, mesmo as menores cidades estão conectadas, mas o boca a boca pode trazer resultados ainda mais imediatos, até que a sua estratégia na rede comece a dar resultados. Outra vantagem para o empreendedor é que em cidades pequenas, a rotatividade dos funcionários costuma ser menor, evitando assim custos desnecessários com a troca da equipe.

Na hora de escolher os seus colaboradores, é importante fazer um processo seletivo bem elaborado para o serviço que você pretende desenvolver. Pessoas locais e com boa capacitação vão ajudar a fazer com que o seu negócio apareça mais rápido. Um colaborador com uma boa rede de contatos na cidade também vai ajudar na divulgação do negócio.

Deve-se considerar que em cidades menores, o bom atendimento é ainda mais importante. Com menos opções, se comparado às grandes cidades, um cliente com uma boa experiência de atendimento tem maior chance de ser fidelizado.

Passado o período de planejamento, com os custos enxutos, é hora de colocar o negócio na rua. Mesmo com um investimento baixo, os setores de alimentação, a venda de doces bem elaborados, mas com um preço razoável, e o setor de moda podem ser negócios que dão lucro em cidades pequenas.

1) Alimentação

O capricho aliado ao bom atendimento é o grande diferencial para tornar o seu negócio bastante lucrativo. É sempre importante ter em mente que novidades são bem-vindas, mas é preciso estudar bem os costumes locais para não errar, já que a culinária é um dos grandes patrimônios do interior brasileiro.

2) Moda

As novidades são sempre apreciadas. Por isso, a escolha dos fornecedores deve ser bastante rigorosa. Boa qualidade sem preços exorbitantes pode fazer com que você se destaque e obtenha bons lucros, mesmo com um investimento pequeno. Mas afinal, o que mais dá para vender em uma cidade pequena?

3) Produtos naturais

Entre os mercados que mais crescem no Brasil estão as lojas de produtos naturais e de cosméticos. Também têm um bom potencial para a venda de bebidas, por exemplo, em uma loja de conveniência.

4) Pet Shops

São outra opção de negócio com bom potencial de lucro. O Brasil é considerado o segundo maior mercado pet do planeta, apenas atrás dos EUA. Nesse caso vale investir tanto na venda de produtos, como na prestação de serviços.

5) Informática

Negócios do ramo de informática e games seguem em crescimento contínuo e estão entre os mais promissores do planeta. Lojas com produtos e equipamentos para jogar, que vão dos computadores às cadeiras especiais, podem ser considerados, já que existe um público cativo entre os adolescentes e adultos mais jovens, dispostos a investir nesse prazer.

Quer saber mais sobre como empreender em cidades pequenas? Veja mais em: Franquias para cidades pequenas: 14 opções para você começar o seu negócio

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também