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Quais são as tendências, novos hábitos de consumo e o que esperar em 2022?

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 13min leitura

Quais são as tendências, novos hábitos de consumo e o que esperar em 2022?

Já faz um tempo que o comportamento e os hábitos de consumo vem sofrendo mudanças. No entanto, a pandemia da Covid-19 transformou para sempre o varejo, e várias tendências vieram para ficar em 2022.

Muitos empreendedores entre profissionais liberais, autônomos e lojistas tiveram que se reinventar para manter o negócio vivo. 

O isolamento social trouxe uma nova perspectiva sobre as vendas de produtos e prestação de serviços, fortalecendo ainda mais o comércio e as negociações online. 

Com isso, o conceito omnichannel, antes desconhecido de muitos públicos, tornou-se algo comum na vida dos clientes. Afinal, comprar pela internet e retirar o produto na loja ou receber em casa é uma prática cada vez mais utilizada. 

Pensando nisso, trouxemos o conceito de hábitos de consumo, como eles se transformaram durante a pandemia e quais são as tendências que prometem bombar em 2022. Veja um resumo do que você verá neste post:

  • O que é hábito de consumo?
  • Quais hábitos devem se manter no pós-pandemia? 
  • Quais as tendências para o comércio em 2022? 
  • Como o Terra Empresas pode ajudar?

O que é hábito de consumo?

Os clientes têm perfis variados, com preferências, desejos e necessidades diferentes. Ou seja, quando se trata da aquisição de produtos ou contratação de serviços, cada pessoa reage de uma maneira individualizada.  

Para entender melhor o conceito e identificar um público a partir dos seus hábitos de consumo, é importante responder três perguntas básicas:

  • O que consome?
  • Como consome?
  • Por que consome?

Essas respostas ajudam a formular um perfil e detalhar boa parte do comportamento, o que facilita a criação e desenvolvimento das estratégias de marketing e vendas. 

Além disso, as tendências surgem do alinhamento entre a necessidade de compra, as expectativas e as práticas do mercado.

Desse cenário, nascem os hábitos que podem ser temporários ou permanentes, o que depende de como surgiram, que estímulos receberam das marcas e o quanto beneficiam o cliente e o comércio varejista.

Quais hábitos de consumo devem se manter no pós-pandemia? 

Sem que o mundo esperasse, a pandemia causou uma avalanche de mudanças na vida das pessoas. Em questão de meses e dias, as populações foram obrigadas a mudar completamente o seu estilo de vida

Os hábitos de consumo foram se modificando à medida que as normas de isolamento social foram se tornando mais rígidas. Sem poder sair de casa e com as lojas fechadas, os clientes passaram a realizar suas compras pela internet.

Quem já tinha o costume intensificou ainda mais o uso do e-commerce. No entanto, aqueles que estavam habituados a ir às lojas conferir o produto de perto tiveram que se adequar à mudança. 

Ao passo que esse tipo de venda traz mais comodidade e facilidade, também cria no subconsciente dos clientes um estado mais reflexivo. Ou seja, as pessoas passaram a pensar mais antes de tomar a decisão de compra.

Esse comportamento exige mais dos lojistas, tanto do varejo quanto do atacado, para criar estratégias atrativas e reduzir o estoque. 

Agora, com a maior parte da população brasileira vacinada e a retomada do comércio, ainda que sob medidas de restrição, é hora de pensar no que fica. A compra digital é uma das certezas. Entenda mais, a seguir.

Quais as tendências para o comércio em 2022? 

Com tantas transformações nos últimos tempos e liberação de funcionamento das lojas aliados ao início de um ano que promete ser de recuperação, o que esperar para 2022?

Confira, na sequência, as expectativas para o comércio, no atacado e no varejo, que você precisa ficar de olho para aplicar no seu negócio e não ficar para trás na corrida pela vantagem competitiva.

Selecionamos, portanto, algumas tendências que podem ajudar você a alavancar seu negócio, independentemente se você é MEI ou microempresário. Basta explorar os hábitos de consumo dos clientes, além de oferecer uma boa experiência:

Adesão ao omnichannel

Você não precisa fechar a sua loja e migrar de vez para o ambiente online. É possível conciliar as duas formas e oferecer uma experiência omnichannel, ou seja, trabalhar juntas as vendas físicas e virtuais.

Para isso, é possível manter o estabelecimento físico, criar um e-commerce e promover campanhas que favoreçam os dois ambientes. 

Por exemplo, você pode efetuar a venda online, disponibilizar a retirada no comércio físico e fortalecer o vínculo com os seus clientes. 

A disponibilização de mais canais só amplia o desejo de compra dos usuários e você pode, inclusive, integrar o estoque para não correr o risco de não ter o produto na hora que o cliente efetuar a compra.

Venda por atacado

Dependendo do tipo de produto, a venda por atacado pode ser uma vantagem para os clientes, sobretudo, se efetuarem a compra por grupo.

Os itens de higiene pessoal ou com validade maior podem, por exemplo, ser adquiridos em grande quantidade, trazendo maior custo-benefício para quem compra.

Além do preço ser mais atrativo para a compra de mais itens, o custo do frete em caso de entrega será mais vantajoso. 

Mesmo com as campanhas de vacinação, as variáveis mantêm a população em alerta, e o estoque de alguns itens pode ser necessário. 

Se você tem um negócio com produtos de necessidade básica, pode ser uma boa estratégia aproveitar essa tendência.

Novas formas de pagamento

Seja na loja física ou online, um dos grandes problemas enfrentados pelos lojistas é não oferecer meios de pagamento diversos. Inclusive, esse é um dos motivos para a perda de clientes. 

Além dos pagamentos tradicionais, como dinheiro, débito ou crédito, você pode considerar ainda o boleto, o PIX, o QR Code e as transferências bancárias. 

Existem ainda as opções de maquininhas para pessoas jurídicas (CNPJ) que englobam todos esses serviços, facilitando a transação de pagamento. 

Em tempos de inovação digital, aplicativos interativos e equipamentos móveis, você pode explorar diversas formas e deixar seu cliente satisfeito.

Como o Terra Empresas pode ajudar?

Você sabia que o Terra Empresa oferece uma gama de produtos para os mais diversos perfis de empreendedores que desejam abrir um e-commerce ou expandir seu negócio para além da loja física? Confira abaixo:

Construtor de Site

Com o Construtor de Site do Terra Empresas, você constrói e estrutura um site do zero, participando de todas as etapas para já começar com o pé direito na hora de divulgar a página para os clientes.

Ao contratar o serviço, além de todas as características importantes de uma página bem-criada, você ainda conta com: 

  • Domínio próprio grátis;
  • 10 caixas de e-mail com o nome da sua empresa;
  • Site responsivo com versão mobile/desktop/tablet;
  • Melhora de performance do seu site no sistema de busca do Google;
  • Suporte técnico com especialistas 24h por dia;
  • Acompanhamento em tempo real: veja quantas pessoas acessaram seu site.

A plataforma do Terra Empresas traz facilidades no uso do dia a dia e, se você já tiver um site e precisar apenas registrar o domínio, pode contratar o endereço do Domínio Terra

Nos planos de Hospedagem de Sites, é possível escolher aquele que faz mais sentido para o seu bolso e o seu negócio.

Com o comportamento virtual dos clientes cada vez mais acentuado, a melhor forma de coletar informações importantes sobre seus hábitos é interação no ambiente online.

Site Pronto

Se você deseja ter um site, mas é o tipo de empreendedor que não tem tempo ou habilidades para cuidar dessa parte técnica, pode optar pelo Site Pronto.

De um jeito simples, fácil, mas eficiente, seu site fica pronto em pouco tempo para você começar a marcar sua presença na internet.

Nesse caso, tudo que você precisa fazer é enviar todo o conteúdo que deseja divulgar e deixar por conta do time especializado do Terra Empresas: 

  • Imagens;
  • Textos;
  • Redes sociais.

Ah, e se você não tiver o logo do seu negócio, pode deixar que nós criamos um para você, totalmente personalizado. 

Depois da aprovação final, é só você escolher o domínio, registrar o site na Central do Assinante e deixar a publicação por nossa conta. 

Para agregar ainda mais valor ao seu site é possível utilizar ferramentas de divulgação do Google, Facebook e Instagram.

 Loja Pronta

A Loja Pronta é mais um produto Terra Empresas para consolidar de vez a presença do seu negócio no universo online. 

Enquanto o site ajuda a chamar a atenção do público e fornecer informações, é na loja que você vai colocar a mão na massa e criar oportunidades de vendas. 

Com uma loja virtual, você tem um espaço personalizado para divulgar todos os seus produtos, formando uma vitrine virtual cheia de opções e promoções imperdíveis. 

O Google é um grande parceiro dos e-commerces, pois quando alguém realiza pesquisas a procura de produtos ou serviços, o buscador pode levar o seu público direto até você.

O volume de buscas diárias é imenso, e sua chance de atrair mais clientes é bem maior do que apenas na loja física. 

Na internet, não importa se o seu potencial cliente está na mesma cidade ou estado, com a estratégia certa, ferramentas adequadas e um estudo aprofundado dos hábitos de consumo, você sempre dará um jeito de chegar até ele. 

A loja virtual traz vantagens que você pode não ter com um espaço físico, por exemplo:

  • Funcionamento 24 horas;
  • Conexão direta com as redes sociais;
  • Apresentação dos produtos em uma mesma tela;
  • Facilidade no controle de estoque;
  • Integração com meios de pagamento;
  • Suporte para criação de um espaço personalizado e a cara do seu negócio.

Você pode também incluir na página o WhatsApp para negócios como mais um canal de vendas e interação com o seu público, em uma conexão direta do seu site com o aplicativo.

Conclusão

Vários hábitos de consumo mudaram com a pandemia e devem permanecer mesmo após o fim da Covid-19.

Aliás, cada lojista terá pela frente o desafio de identificar o que faz mais sentido para o seu negócio e traçar um plano de melhoria para conquistar a preferência dos clientes.

Diante disso, aproveite tudo o que trouxemos por aqui e analise o que você tem hoje e onde deseja chegar. 

Conte com a ajuda de especialistas para criar um site com conteúdo interessante, um e-commerce atrativo e prepare-se para dominar 2022. 

Agora é a hora!

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