O que é hospedagem de site e domínio e para que serve cada um?

Presença digital: por que sua empresa deve ter
8 de junho de 2018
Domínio de site: para que serve?
17 de agosto de 2018

Você abriu seu negócio e agora precisa divulgar seus serviços no mercado online. A melhor forma de fazer isso é por meio de um site na internet. Mas você já parou para pensar em como ele fica disponível? O primeiro passo para ter suas mercadorias sempre à disposição no mercado online é registrando um domínio.

Para que você entenda melhor e consiga colocar sua marca na internet sem dificuldades, desenvolvemos o post a seguir esclarecendo o que é hospedagem de site e domínio, e qual a importância de tudo isso. Confira!

Por que divulgar sua empresa na internet?

Existem diversas vantagens para as micro e pequenas empresas marcarem presença na internet. Hoje, ter um site de vendas é determinante para que a sua marca seja lembrada em um mercado cada vez mais competitivo.

De acordo com o SEBRAE, “ter uma presença online relevante ajuda a criar mais possibilidades de conquistar novos clientes, diminuindo custos e aumentando a visibilidade da marca.” Veja pelo menos 4 motivos para marcar a presença de sua empresa na internet:

  • a internet amplia a visibilidade de sua marca, produtos e serviços;
  • você pode mostrar e também vender seus produtos e serviços;
  • é um excelente canal para criar e gerenciar o relacionamento com seus clientes em qualquer parte do mundo;
  • a maioria absoluta das pessoas está online e pesquisa por produtos e serviços na rede.

Além destas vantagens, sua marca pode facilmente ser encontrada, construir reputação e relacionamento e otimizar processos para novos negócios. Agora que você sabe quais são as principais razões, entenda alguns conceitos básicos para construir essa presença.

O que é um site?

O site é um endereço eletrônico em que se situa sua presença online. Ele consiste em um conjunto de páginas web ou campos em que se preenche informações pertinentes sobre o seu negócio. Para isso, são usados vídeos, imagens e hipertextos.

Os hipertextos são as informações apresentadas de forma organizada e bem entendida para o leitor. Eles também permitem uma boa navegação entre as páginas do site.

Estrutura básica de um site

Para manter a presença de seu negócio online, não é necessário entender detalhes técnicos, apenas alguns princípios básicos. As páginas do site são organizadas dentro de um sistema, que tem uma estrutura principal. 

Página inicial

Nesta aba do site, deverá conter uma breve descrição de sua marca e empresa, produtos, e quais são os serviços prestados, chamando a atenção do visitante de início.

Missão, visão e valores

Este é outro campo, ou página, em que as companhias que quiserem têm a oportunidade de apresentar esses conceitos aos clientes. É uma boa maneira de passar credibilidade e confiança.

Produtos e serviços

Nesta página, é apresentado o produto ou serviço que você tem a oferecer para o futuro comprador. Além disso, é comum apresentar também o portfólio de trabalhos e clientes consolidados.

Contato

Esse campo é um dos mais importantes. Nele, coloca-se o endereço, telefone, e-mail e até mesmo um campo de perguntas, onde possíveis clientes podem entrar em contato diretamente com sua empresa por meio do site.

O que é hospedagem de site?

Para que sejam exibidos, os arquivos do site que mencionamos, como páginas, imagens e textos, precisam ser lidos por programas especializados, os navegadores. 

Alguns conhecidos são Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer. Para que isso ocorra, é necessário que estejam anexados em algum local online, são os chamados servidores.

Hospedagem é um espaço em um servidor que armazena seu site e tudo o que contém nele, de forma que seja facilmente acessível na internet. O servidor guarda os itens que serão apresentados. E é por meio dele que o site a empresa fica hospedado na web.

 

O que é um servidor?

O servidor é o serviço que diversas companhias oferecem, pode ser gratuito ou pago (hospedagem grátis ou hospedagem paga). Este servidor é basicamente uma máquina ou computador robusto que tem os melhores equipamentos e recursos para armazenar diversos sites e deixá-los acessíveis em outros computadores. Ou seja, seu site fica armazenado em outra máquina potente por meio da rede de internet.

O que é um domínio de site?

O domínio do site, por sua vez, é o endereço eletrônico ou URL. Ele não armazena as informações, apenas é o caminho pelo qual se chega ao conjunto de arquivos. Por meio dele, o possível que o cliente encontre seu site. Além do mais, sua marca fica protegida na rede.

Para conseguir um domínio, você pode procurar por empresas especializadas no serviço na própria internet. O importante é que a URL tenha o nome do seu negócio, mas, para isso, ela não pode ter sido registrada antes por outros. 

No registro.br, por exemplo, você encontra domínios com esta terminação, e, além de ser possível consultar os domínios disponíveis, o próprio site também apresenta uma listagem de outras opções, caso o nome da sua marca não seja mais viável.

O que é imprescindível na hospedagem de site e compra de domínio?

É essencial que você tenha bem em mente o que deseja do seu site (como caixa de e-mail e volume de acessos) e determine possíveis nomes para o seu domínio (de preferência relacionados ao nome de sua empresa). Preocupe-se em contratar uma empresa de boa reputação, fazendo o serviço com quem entende do assunto.

Você conferiu dicas sobre o que é hospedagem de site e domínio. Fique atento e não deixe de colocar sua marca na internet. Afinal, é um dos grandes caminhos para aumentar sua visibilidade e também suas vendas.

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos empreendedores tenham um site tão bom quanto o seu!

Terra Empresas

Escrito Por

Terra Empresas

O Terra Empresas traz soluções completas para você realizar negócios com os melhores produtos e serviços digitais

Anterior
Próximo
Deixe seu Comentário
Blog