Menu Terra Blog Empresas

Entenda o que é hospedagem de site e veja a diferença para domínio

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 9min leitura

18 de novembro de 2022

Entenda o que é hospedagem de site e veja a diferença para domínio

Hoje, ter um site de vendas é determinante para que a sua marca seja lembrada em um mercado cada vez mais competitivo. Ao abrir um negócio online, é preciso criar um site ou uma loja virtual. Contudo, o primeiro passo é saber o que é hospedagem de site e registro de domínio.

Para que você entenda melhor e consiga colocar sua marca na internet, desenvolvemos este artigo. A seguir, portanto, esclarecendo o conceito de hospedagem de site e de domínio. Bem como a importância de cada um. Então, neste conteúdo, você vai conferir:

  • O que é hospedagem de site e como funciona?
  • Por que hospedar um site?
  • Quais os tipos de hospedagens?
  • O que é e para que serve o domínio?
  • Qual a diferença entre hospedagem de site e domínio? 
  • Meu site ou loja virtual precisa ter os dois?
  • Como escolher um parceiro? 
Ilustração de armário com pastas na gaveta e nuvem ao lado. Representa o que é hospedagem de site

Como funciona a estrutura de um site?

Antes de explicar o que é hospedagem e seu funcionamento é fundamental entender a estrutura básica de um site.

O site, portanto, é um endereço eletrônico em que se situa sua presença online. Ele consiste em um conjunto de páginas em que se preenche informações sobre o seu negócio.

Para isso, são usados vídeos, imagens e hipertextos que são as informações apresentadas de forma organizada. Eles também permitem uma boa navegação entre as páginas do site.

Para manter a presença de seu negócio online, não é necessário entender detalhes técnicos, apenas alguns princípios básicos. As páginas são organizadas dentro de um sistema, que tem uma estrutura principal:

Página inicial

Esta aba deverá conter uma breve descrição da empresa e dos produtos, além disso, os serviços prestados, chamando a atenção do visitante de início.

Missão, visão e valores

É uma boa maneira de passar credibilidade e confiança para os clientes.

Produtos e serviços

Nesta página, é apresentado o produto ou serviço oferecido. Além disso, é comum apresentar também o portfólio de trabalhos e clientes consolidados.

Contato

É um dos campos mais importantes. Nele, coloca-se o endereço, telefone, e-mail e por onde os clientes podem entrar em contato diretamente com sua empresa.

Afinal, o que é hospedagem de site?

É um espaço em um servidor que armazena seu site e tudo o que contém nele. 

Para que sejam exibidas as páginas, imagens e textos, elas precisam ser lidas por programas especializados, que são os navegadores, como, por exemplo:

  • Google Chrome;
  • Mozilla Firefox;
  • Internet Explorer. 

Para isso, é necessário que as páginas estejam anexadas em algum local online, os chamados servidores.

O servidor, por sua vez, pode ser gratuito ou pago. Ele é basicamente um computador robusto, com os melhores recursos para armazenar diversos sites. 

Ou seja, seu site fica armazenado em outra máquina potente por meio da rede de internet. Portanto, o servidor guarda os itens que serão apresentados, e é por meio dele que o site da empresa fica hospedado na web.

Várias pessoas reunidas organizando um armário. Uma delas está conectando o móvel a uma nuvem

Por que hospedar um site?

O armazenamento é uma das principais funções da hospedagem. Logo, é a garantia de manutenção do seu site no ar, com todas as informações para que seu negócio funcione corretamente.

A hospedagem permite, por exemplo:

  • Configuração da velocidade do seu site;
  • Uso e tráfego de dados;
  • Personalização do nome;
  • Criação de e-mails corporativos;
  • Entre outros.

Quais os tipos de hospedagem de sites?

Basicamente, existem dois tipos de hospedagem:

  1. Gratuita;
  2. Paga.

A escolha, portanto, dependerá do orçamento disponível e também da necessidade de médio a longo prazo. Veja, então, sobre as alternativas:

Hospedagem gratuita

Utilizada por sites mais simples, com poucos visitantes e movimentação. Ou seja, a versão gratuita é mais limitada, com poucos recursos ou vantagens. 

Além disso, as hospedagens gratuitas não costumam oferecer ferramentas anti-spam ou disponibilidade de backup, por exemplo. 

Também há um grande risco de sua página ficar fora do ar, devido à instabilidade desse tipo de hospedagem.

Hospedagem paga

Primeiramente, você terá controle sobre o seu site. Ou seja, ele é seu, ainda mais se fizer o registro do domínio, que falaremos no próximo tópico. 

Com maior espaço em disco e segurança, ao optar por uma hospedagem paga, você contrata várias vantagens, como, por exemplo:

  • Personalização;
  • Segurança;
  • Estabilidade;
  • Suporte técnico; 
  • E-mail corporativo;
  • Backup de dados;
  • Ausência de propagandas indesejadas.
Mulher digitando em notebook com celular e xícara ao lado. Está pesquisando sobre o que é hospedagem

O que é e para que serve o domínio?

O domínio do site é o endereço eletrônico ou URL. Portanto, ele não armazena informações, apenas é o caminho pelo qual se chega ao conjunto de arquivos. 

Por meio dele, é possível que o cliente encontre seu site. Além disso, sua marca fica protegida na rede.

Para conseguir um domínio, você pode procurar por empresas especializadas no serviço. O importante é que a URL tenha o nome do seu negócio. Mas, para isso, ela não pode ter sido registrada antes por outros. 

No registro.br, por exemplo, você encontra domínios com esta terminação. Além de consultar os domínios disponíveis, o site também apresenta uma listagem com opções, caso o nome da sua marca não seja mais viável.

 Qual a diferença entre hospedagem de site e domínio? 

A hospedagem e o domínio são serviços complementares que funcionam de modo integrado. Até porque a publicação do site ou loja virtual depende dos recursos disponibilizados pelos dois.

Enquanto o primeiro armazena dados, o segundo permite que os clientes encontrem seu negócio por meio do nome personalizado. 

Em outras palavras, quando o cliente encontrar seu site, clicar no link e navegar nas suas páginas é porque hospedagem e domínio estão funcionando corretamente.

Meu site ou loja virtual precisa ter os dois?

Sim. O ideal é que seu site ou loja virtual tenha uma boa hospedagem e domínio. Até porque ambos os serviços são complementares.

Mulher pesquisando sobre o que é hospedagem em celular com loja de roupas ao fundo. Ela parece feliz

Como escolher um parceiro? 

Essa é uma decisão que deve ser analisada com calma. É essencial que você tenha em mente o que deseja do seu site (como volume de acessos) e determine possíveis nomes para o seu domínio. 

Em seguida, preocupe-se em contratar uma empresa de boa reputação e faça o serviço com quem entende do assunto. 

Aliás, o suporte técnico é outro critério para levar em conta. Afinal, com uma boa hospedagem, um domínio próprio e o apoio de uma equipe, seu site ou loja virtual ficará no ar sem o risco de deixar seus clientes sem acesso. 

Portanto, o ideal é contratar um parceiro que ofereça hospedagem e domínio no mesmo pacote. Assim, você evita perda de dados, informação ou de espaço online em um possível desacordo. 

A estrutura e o design do site ou da loja devem também ser observados para oferecer aos clientes um ambiente dinâmico e fácil de navegar. 

Por isso, priorize uma página de layout agradável, se possível, integrada às redes sociais e ao WhatsApp para ampliar suas oportunidades de vendas.

E aí, gostou de saber o que é hospedagem de site e domínio? Então, fique atento e não deixe de colocar sua marca na internet. Afinal, é um dos grandes caminhos para aumentar sua visibilidade e também suas vendas.

Bons negócios e até breve!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também