Ideias sobre o que vender na praia

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

Ideias sobre o que vender na praia

Com um litoral de mais de 7 mil quilômetros de extensão, as praias brasileiras sempre ofereceram boas oportunidades de negócios. O clima também ajuda, já que faz sol na maior parte do ano.

Esse é um mercado bastante volátil, em que é preciso ficar muito atento às tendências, já que nem sempre o que foi vendido no verão passado vai trazer bons resultados agora. Uma escolha errada de produto, pode, inclusive, trazer prejuízo, caso ele fique encalhado.

Mas afinal, o que é bom vender na praia? Isso pode variar de região para região, mas alimentos, roupas, brinquedos, bijuterias e acessórios são praticamente uma preferência nacional na areia das praias. Ainda que a concorrência seja grande, vale a pena pensar no assunto. Isso, é claro, se você tiver uma boa disposição física e boas técnicas de comunicação para impulsionar as suas vendas.

No Rio de Janeiro ficou famosa a história de um vendedor de hambúrgueres vegetarianos que começou com um investimento de R$ 50, fruto de um empréstimo da avó. O negócio, que naquele momento, o ano era o de 2006, era inovador, trouxe resultados inimagináveis para o rapaz. Oito anos depois ele estava faturando mais de R$ 1,2 milhão em duas lojas físicas, também no Rio de Janeiro. 

Mas lembre-se. Dois fatores devem ser levados em conta, principalmente na hora da venda de alimentos: a apresentação do produto e também a do vendedor. Uma das coisas que mais afasta o cliente na areia da praia é justamente o medo de alguma contaminação, no caso dos produtos alimentícios.

Por isso vale a pena investir em um uniforme impecável e também um cuidado especial no transporte dos alimentos e bebidas. Aquele isopor encardido, nem pensar. A apresentação dos produtos também é essencial. As embalagens devem ser de boa qualidade, para manter os alimento realmente fresco. Também é de bom tom que o plástico seja evitado, para não poluir as praias. Recomendações para o descarte correto do resíduo que for inevitável também podem ajudar a diferenciar você dos demais vendedores.

Trazemos aqui algumas sugestões que podem ajudar você a ter uma ideia sobre o que oferecer aos banhistas.

Alimentos frescos

Apesar de muita gente gostar de uma fritura ou de um lanche tradicional, os alimentos frescos vêm ganhando cada vez mais espaço no gosto dos banhistas. Uma salada de vegetais caprichada, ou mesmo uma boa salada de frutas, além dos sanduíches naturais são uma boa opção para as suas vendas. Porém, é necessário ter uma boa infraestrutura para que essa comida chegue realmente fresca. Caso contrário, é prejuízo na certa.

Brinquedos

Os brinquedos também são sempre uma boa pedida. Nesse caso, também é preciso sempre estar atento ás tendências. Algumas peças passam a ser objeto do desejo para as crianças e até mesmo para os mais adultos. Além delas, bolas de futebol e vôlei, além das raquetes são objetos que têm boa aceitação nas areias.

Refrescos

Os refrescos para adultos e crianças sempre são uma boa pedida. E quanto mais natural melhor. A água de coco pode ser considerada a preferência nacional e oferece uma boa margem de lucro, ainda que seja necessária uma boa logística. Sorvetes e um açaí gelado também nunca saem de moda. Sucos naturais engarrafados e frescos também costumam agradar.

Saídas de praia

As saídas de praia também costumam ter uma boa aceitação entre o público feminino. O segredo aqui é conseguir um bom fornecedor, de preferência com produtos que sejam diferentes do que os vendidos pelos seus concorrentes. Vale a pena pesquisar bastante antes de montar o seu estoque. Se a estratégia der certo e o seu material conseguir se destacar, as vendas estão garantidas.

Bijuterias

As bijuterias seguem a mesma linha de raciocínio das saídas de praia. Quanto mais você conseguir se diferenciar, melhor o resultado. Por isso, além das bijuterias industrializadas, é importante ter um bom artesão local como fornecedor. Talvez seja aí que você consiga se diferenciar de maneira decisiva em relação à concorrência.

Fotografia

Se você tem habilidade com câmeras fotográficas, pode fazer boas fotos da localidade, nos pontos turísticos mais badalados. Uma opção é vender essas fotos como lembranças. Uma boa foto, autoral e enquadrada, pode ser comercializada já no fim do dia, nas feiras de artesanato que sempre são montadas no litoral.

Conheça no blog Terra Empresas algumas histórias de Empreendedores de Sucesso!

FacebookTwitterLinkedin
Topo

Guia para usar as redes sociais no pequeno negócio

Saiba tudo sobre as principais redes sociais e comece a conquistar clientes pela internet já!

Enviando...

Ao enviar, você concorda em compartilhar suas informações com o Terra Empresas. Poderemos usá-las de acordo com nossa política de privacidade.