Pequenas empresas e grandes negócios: crescendo corretamente

Aumentando o lucro do salão de beleza pequeno
24 de julho de 2019
Como e por que registrar domínio para o site da sua empresa
Como e por que registrar domínio para o site da sua empresa
2 de setembro de 2019

O sonho de todo empresário é fazer da sua empresa uma grande dona do mercado. Algumas das maiores lojas hoje — Walmart, Toyota Motor, Apple e Amazon — começaram como empresas regionais que souberam investir e se tornaram grandes exemplos de pequenas empresas e grandes negócios desde então.

Para que essas empresas chegassem onde chegaram (no top-20 de maiores arrecadadoras ao redor do mundo), elas souberam cuidar do seu negócio com uma grande meta: fazê-lo saudável.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, 64.368 empresas fecharam no Brasil, a maioria por falência. É claro que a queda no capital é comum em tempos de crise, mas a perda do controle financeiro da sua empresa e, consequentemente, a falência são um reflexo de má gestão e podem ser evitadas na maioria das vezes.

Pequenas empresas e grandes negócios: não é ilusão

O acelerado crescimento de algumas empresas — embora seja um sonho e até objetivo — pode ser um dos grandes culpados pela queda do negócio lá na frente. Isso acontece porque o dono não consegue acompanhar a rápida evolução da empresa e se perde na hora de inovar, tornando-se obsoleto. Para evitar esse e outros erros, saiba que o desenvolvimento de pequenas empresas e grandes negócios não é ilusão.

Gestão financeira

O que seria de uma empresa sem o capital, não é mesmo? Se ele é o que move várias etapas do seu negócio, é importante que você também tenha uma atenção redobrada sobre ele. Uma boa gestão financeira possibilita a compreensão de todo o fluxo do caixa e a garantia de que a empresa sempre tenha uma quantia em caixa, permitindo investimentos.

Separe os recursos financeiros da empresa dos do proprietário

É importante, tanto para a saúde da empresa quanto para o jurídico, que o dono saiba e faça a separação dos lucros da empresa daquele dinheiro que vai para o proprietário. Além de ter altas chances de prejudicar o fluxo do caixa do seu negócio, pode gerar problemas tributários para a pessoa física e para o negócio, caso o Imposto de Renda suspeite de uma sonegação de impostos.

É importante que a gestão financeira não fique nas mãos apenas de uma pessoa. Embora o proprietário possa tomar todas as decisões, é importante que mais alguém entenda como o fluxo funciona.
É importante que a gestão financeira não fique nas mãos apenas de uma pessoa. Embora o proprietário possa tomar todas as decisões, é importante que mais alguém entenda como o fluxo funciona. Imagem: Unsplash

Dê valor aos funcionários

O que seria das pequenas empresas e dos grandes negócios sem os seus funcionários? Se o capital é o combustível do seu negócio, os funcionários são as engrenagens que movem todo o processo. Para evitar uma alta rotatividade — o que prejudica o desenvolvimento dos projetos —, invista nos incentivos que o funcionário precisa para trabalhar.

Identifique os talentos de cada colaborador e suas respectivas ambições e mostre para ele o que é preciso para alcançar objetivos.

Um funcionário motivado rende bons frutos para a empresa, pois deseja crescer junto com ela. Por isso, é importante você demonstrar a sua satisfação ao colaborador.
Um funcionário motivado rende bons frutos para a empresa, pois deseja crescer junto com ela. Por isso, é importante você demonstrar a sua satisfação ao colaborador. Imagem: Unsplash

Busque a meta

Se você não sabe para onde quer ir, como vai chegar a algum lugar? Embora a meta nem sempre seja alcançada, é fundamental que você saiba o que sua empresa busca em curto, médio e longo prazos.

Quando as metas são traçadas, os colaboradores compreendem melhor quais são as suas responsabilidades dentro dos objetivos da empresa. Assim, ao compartilhar um relatório, você consegue dialogar melhor com o que deve ser elogiado ou pontuado.

De olho na concorrência

Conhece aquele ditado: “Mantenha os amigos perto e os inimigos mais perto ainda”? Pode soar agressivo, mas no mercado pode funcionar com seus concorrentes. Procure sempre estar atento às estratégias de vendas deles — e faça melhor! Dessa forma, os clientes terão uma motivação extra para escolher o produto ofertado pelo seu negócio.

Esteja ciente de que talentos não podem ser copiados. Por isso, fique sempre atento para recrutaros melhores funcionários — e ofereça treinamentos para que todos fiquem ainda melhores.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário! 

Terra Empresas

Escrito Por

Terra Empresas

O Terra Empresas traz soluções completas para você realizar negócios com os melhores produtos e serviços digitais

Anterior
Próximo
Deixe seu Comentário
Blog
Conheça nossos Produtos