Perfil de sucesso: o que não fazer nas redes sociais mais usadas

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Pequenas e médias empresas vêm crescendo com uma grande ajuda da internet. Por meio das redes sociais mais usadas, como Facebook, Instagram e Twitter, os donos de empresa têm a oportunidade de colocar os seus produtos em grandes vitrines virtuais  que podem alcançar pessoas de todo o globo — e, consequentemente, expandir o seu negócio em níveis exponenciais.

3 casos em que as redes sociais mais usadas foram mal geridas 

Adidas

Após a Maratona de Boston, realizada em abril de 2017, os atletas patrocinados pela Adidas receberam a seguinte mensagem: “Congrats, you survived the Boston Marathon!”, dizia o e-mail. “Parabéns, você sobreviveu à Maratona de Boston!”, em tradução literal. A informação pode não conter nada de mais, certo? Errado. A maratona daquele ano (a 121ª) homenageava a tragédia de maio de 2013, quando dois irmãos cometeram um ataque terrorista com bombas, matando três pessoas e ferindo outras 260. A Adidas pediu desculpas depois, mas, é claro, antes foi alvo de críticas nas redes sociais.

Paris Filmes

Dois filmes que fizeram sucesso aqui no Brasil foram “Extraordinário” (2017), que conta a história de um menino deficiente que sofre bullying na escola, e também “Como se Tornar o Pior Aluno da Escola” (que mostra uma divulgação clara do bullying). Os dois longas foram lançados pela empresa Paris Filmes, que decidiu divulgar nas redes sociais os dois filmes ao mesmo tempo. É claro que a produtora foi duramente criticada, principalmente por colocar a frase “Diga Não ao Bullying” no cartaz do primeiro longa.

McDonald’s

Após a eleição do presidente Donald Trump, parte dos americanos não ficou muito feliz. Um deles, que trabalhava nas redes sociais do McDonald’s, decidiu xingar o presidente por meio do Twitter da empresa, chamando-o de “mãos pequenas” (uma provocação antiga da imprensa americana). O post foi apagado minutos depois, mas, é claro, não repercutiu bem.

O que não fazer?

Ciente de que as redes sociais mais usadas podem alavancar seus negócios, mas também prejudicá-los, conheça seis dicas para você adotar para ontem no seu modelo de negócio.

Interaja

A primeira coisa que vale a pena ressaltar aqui é que sempre haverá comentários negativos por parte de alguns clientes, principalmente se você trabalha com o envio de produtos. Problemas envolvendo transportadoras (que são constantes) sempre acabam recaindo sobre a sua loja. Ciente de que terá esses e outros problemas, é importante estar preparado para receber comentários negativos, e é nesse momento que entra um bom usuário das redes sociais mais usadas. Deixar uma crítica sem resposta geralmente causa perda de seguidores, e apagar a mensagem ou bloquear o cliente é ainda pior.

As redes sociais permitem uma grande facilidade na hora de interagir com os clientes. Use-a a seu favor. (Imagem: Ingimage)

O objetivo das redes sociais é facilitar a comunicação da sua empresa com o cliente; saiba usar esse canal sempre de maneira educada. Estilos de comunicação mais informais são superválidos — e muito usados —, mas saiba usá-los de maneira não exagerada, estando sempre atento ao uso correto das normas da língua portuguesa.

Mantenha a regularidade

Manter a regularidade de posts nas suas redes sociais é um caminho importante para educar os seus seguidores a acompanhar os seus conteúdos. Dessa forma, é importante que você saiba o número ideal de posts que fará por dia. Como fazer isso? Um bom planejamento de marketing.

Planejamento de marketing

Saiba que os perfis de sucesso nas redes sociais mais usadas têm como base um bom planejamento de marketing. Nesse momento, é importante que você estude tudo que vai acontecer no seu perfil nos próximos dias ou nas próximas semanas, incluindo posts especiais, que irão ser postados em datas comemorativas.

Só faça uma rede social que tenha sentido

Um erro comum na hora de fazer sucesso nas redes sociais é o chamado “atirar pra todo lado”. Saiba que diversos setores de vendas precisam de diferentes perfis nas redes sociais. Dessa forma, é importante que você saiba quais são melhores para a sua empresa. Essa pequena e importante estratégia é essencial, pois evita que você faça um planejamento em uma plataforma a mais, além de evitar perder o tempo, gerenciando sua loja em outro lugar online.

Não deixe o seu perfil desativado ou sem postar coisas por muito tempo. A inatividade afasta clientes. (Imagem: Ingimage)

Discussões polêmicas

Dica de ouro: evite discussões polêmicas nos perfis sociais da sua empresa. Se você gosta, pode até fazê-lo, mas no seu perfil próprio. Evite temas que envolvam política, religião e futebol, pois as chances de você desagradar parte do seu público serão enormes, acarretando uma chuva de críticas, o que trará uma imagem negativa para sua empresa.

Esperamos que o conteúdo contribua para o seu negócio. Se você gostou ou ficou com alguma dúvida deixe um comentário pra gente!

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