Planejamento estratégico: os primeiros passos na pequena empresa

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O planejamento estratégico é um processo natural nas grandes empresas, mas soa como um bicho de sete cabeças para o pequeno empreendedor. Ao colocar informações sobre seu negócio no papel, é possível avaliar processos e estabelecer etapas para que se alcance objetivos como atingir metas em vendas ou até tirar as contas do vermelho. Chegou a hora de aprender os primeiros passos para planejar o futuro da sua pequena empresa!

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico consiste basicamente em analisar a situação do seu negócio, elaborar uma estratégia e estipular um passo a passo para cumpri-la. Ao analisar os processos que fazem os projetos saírem do papel e compreender o contexto do mercado, será muito mais fácil promover mudanças de rota para corrigir erros e acertar mais.

Pouco a pouco, o empreendedor precisa conhecer ferramentas que vão auxiliar na gestão do seu negócio. Uma das mais importantes é o planejamento estratégico! (Foto: Unsplash)

Três perguntas para planejar

O Sebrae sabe da dificuldade que pode ser elaborar o planejamento para quem precisa coordenar todos os processos de uma empresa. Para facilitar, o Serviço de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas elaborou estas três perguntas que vão te ajudar a compreender as próximas etapas:

  • Onde estou?
  • Para onde quero ir?
  • Como chegar lá?

As etapas do planejamento

Não há um consenso sobre etapas necessárias para se desenvolver o plano para os próximos anos de sua empresa. Entretanto, o que se deve fazer para chegar lá passa necessariamente por estas etapas:

 

  • Conhecendo o contexto

 

Estipular metas, objetivos e traçar um plano para alcança-los será muito mais fácil se você tiver conhecimento sobre o que está de fato acontecendo no seu negócio e no mercado. Para isso, liste as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio para facilitar um diagnóstico da situação atual.

Também é válido analisar a concorrência e compreender o momento do mercado em que sua loja se encaixa. Afinal, você vai competir com outras lojas e precisa saber quais são as oportunidades para sair na frente na disputa por clientes.

 

  • Traçando metas

 

Agora que você já compreendeu o contexto, chegou a hora de dar um passo em seu planejamento estratégico e definir metas. O ideal é que elas sejam definidas periodicamente e, claro, sejam compatíveis com a realidade.

Se você quer aumentar o valor médio das vendas, estipule uma porcentagem e um período para chegar lá. Se o objetivo é aumentar o lucro, faça uma projeção da evolução dos ganhos ao longo do tempo e estabeleça uma meta factível para bimestres, trimestres ou semestres de acordo com o tamanho do seu negócio.

As metas precisam ser monitoráveis para que você saiba se as coisas estão saindo como o planejado. Por exemplo: 15% a mais de lucro, valor médio de venda 5% maior ou 20% a mais de projetos no ano. (Foto: Unsplash)

 

  • Definindo etapas

 

Para alcançar as metas, você vai precisar definir ações e estratégias para tudo sair conforme o planejado. Tomando a legenda acima como exemplo, vamos imaginar que a nossa meta é aumentar o lucro em 15%. Para chegar lá, a estratégia traçada é vender produtos que a concorrência não tem, inovar nas formas de pagamento e fazer campanhas de e-mail marketing. As ações necessárias são renegociar compras com fornecedores, treinar vendedores, contratar uma campanha de marketing digital e aproveitar o calendário do varejo para vender mais em datas como Natal, Black Friday e Dia das Mães.

Planejamento estratégico: contexto, metas e ações

Traçar objetivos, metas e ações para realizar o seu sonho de ter um negócio estável e lucrativo pode ser um desafio sem colocar tudo no papel. O planejamento estratégico pode ser a ferramenta que te falta para entender o que a sua empresa precisa para crescer!

Se você precisa de mais dicas para comandar a sua empresa, acesse o link e conheça 6 passos para a gestão do pequeno negócio: clique aqui.

 

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